Selecione o dia...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lula inaugura em São Paulo oito usinas térmicas movidas a bagaço de cana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215695.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As usinas térmicas a biomassa representam hoje 6,6% da matriz energética do país. No sentido de priorizar essa fonte de energia, oito usinas termelétricas movidas a biomassa de cana-de-açúcar foram inauguradas ontem (27/09/10) em municípios paulistas com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Juntas, as oito usinas têm 543 megawatts (MW) de potência instalada e 194,6 MW médios de energia assegurada ao sistema elétrico. A Termelétrica Barra Bioenergia, em Barra Bonita, por exemplo, tem potencial para produzir energia elétrica para as residências de uma cidade com cerca de 1,2 milhão de habitantes.

Embrapa lança nove cultivares de milho para a safra 2010/2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215694.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Embrapa Milho e Sorgo, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu nove variedades de milho para a safra 2010/2011. Entre as vantagens das novas cultivares estão alta produtividade, resistência a doenças e ciclo precoce com opções para agricultura de baixo, médio e alto investimento.

Senado analisa criação de estatuto para usuários de crédito rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215691.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Direitos e garantias dos agricultores que usam financiamento estão estabelecidos em projeto do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), que cria o Estatuto dos Mutuários do Crédito Rural. Em exame na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, a proposição estabelece condições mínimas de proteção aos usuários dessa modalidade de empréstimos.

Pó de rocha é alternativa na cultura de eucalipto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215688.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A experiência de manejo alternativo na cultura de eucalipto, com uso de pó de rocha em substituição aos adubos químicos convencionais, tem sido positiva na bacia do Rio Pardo, no norte de Minas Gerais. A Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada em Planaltina (DF), coordena desde 2003 a Rede AgriRocha, formada por cerca de 100 pesquisadores que avaliam o potencial das diferentes rochas brasileiras como fontes de nutrientes para a agricultura.

FAO: países devem evitar que alta dos preços afete populações pobres

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215693.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ameaça de que mais pessoas passem fome no mundo em decorrência da alta dos preços dos alimentos fez o Organização das Nações Unidas para Agricultura e a Alimentação (FAO) reagir. A ordem para os 75 países membros da organização é buscar alternativas que driblem a carência provocada pela elevação dos preços dos alimentos principalmente dos grãos ? trigo, milho e arroz. A decisão foi tomada no dia 24 de setembro de 2010, em Roma, Itália.

Mantega quer retomar reforma tributária este ano com acordo contra guerra fiscal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215692.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que é possível retomar as discussões em torno da reforma tributária e pactuar com os estados, ainda este ano, mecanismos para acabar com a chamada guerra fiscal. Mantega lembrou que o governo já tem pronta uma proposta de reforma tributária que só não foi encaminhada ao Congresso Nacional por causa do processo eleitoral. De acordo com o ministro, mesmo que a iniciativa da reforma tributária fique para o próximo governo, é viável negociar até o fim do ano um acordo para acabar com a guerra fiscal.

Alta no preço do boi revela abate excessivo de fêmas em anos anteriores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215690.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A valorização dos preços do boi gordo no mercado interno é reflexo do expressivo aumento na taxa de abate de matrizes nos últimos anos. "Sem conseguir renda suficiente para se manter na atividade, os pecuaristas não tiveram opção e foram obrigados a abater boa parte do rebanho, a maioria de fêmeas", afirma o presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira. Para ele, as conseqüências dessa decisão podem ser dimensionadas agora.

Embrapa promove dia de campo para apresentar BRS Seriema

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215689.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma nova variedade de pimenta será apresentada durante o Dia de Campo promovido pela Embrapa Hortaliças (Brasília/DF), com início previsto para as nove horas do dia 30 de setembro de 2010. A pimenta picante BRS Seriema é uma variedade pertencente ao grupo varietal popularmente conhecido como "bode", e é indicada para processamento em forma de conservas e para consumo in natura, uma vez que seus frutos são aromáticos, pequenos e saborosos.

Pesquisadores da Embrapa buscam linhagens de búfalos mais produtivas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215687.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Animais com menor tempo de engorda, com carne de melhor qualidade e com maior produção de leite. É isso que buscam pesquisadores da Embrapa que avaliam diferentes rebanhos de búfalo de Norte a Sul do país. Por meio de avaliações em campo e análises de DNA em laboratório, os cientistas esperam identificar ao menos duas linhagens de búfalos com características produtivas desejáveis.

Justificativa eleitoral pode ser preenchida pela internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215686.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou mais uma ferramenta que vai facilitar a vida dos eleitores que estarão fora do domicílio eleitoral no dia das eleições no primeiro e segundo turnos. É o preenchimento on-line e a impressão do Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Pesquisar este blog