Selecione o dia...

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Próximo presidente terá que comprovar liderança internacional do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215715.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Quem vencer as eleições no Brasil encontrará caminho pavimentado deixado por Lula no cenário internacional, avaliam especialistas. Conquistas deixaram o Brasil em mais evidência e criaram grandes expectativas. Ao fim da primeira década do século 21, as maiores instituições do globo acompanham com atenção o fim da era Lula e a chegada de um novo líder político brasileiro. Mas, há 20 anos, o mundo não esperava ver o Brasil atuando com influência no cenário internacional.

Barreira ao frango dos Estados Unidos pode ajudar Brasil na China

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215720.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Francisco Turra, presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), disse ontem que o Brasil pode ganhar mercado na China após o país decidir sobretaxar o frango produzido nos Estados Unidos. Em Buenos Aires, onde se reuniu com representantes do setor do Mercosul, Turra disse que o Brasil deve ser beneficiado pela decisão do governo Chinês de adotar tarifas antidumping de 50,3% a 105,4% na importação de frango dos Estados Unidos.

Sociedade brasileira evoluiu mais que partidos, diz Cepal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215716.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Mesmo com um dos menores índices de participação parlamentar feminina na América Latina, Brasil tem duas candidatas à presidência. Para especialista da Organização das Nações Unidas (ONU), a sociedade brasileira evoluiu mais que partidos políticos. Em seu recente artigo Para salvar as vidas: as mulheres no poder, o teólogo brasileiro Leonardo Boff explica que "há uma feliz singularidade na atual disputa presidencial no Brasil: a presença de duas mulheres, Marina Silva e Dilma Rousseff".

Painel inédito debate a rastreabilidade da carne suína no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215708.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A rastreabilidade é hoje uma das maiores exigências dos consumidores e mercados mais sofisticados do mundo. Por isso, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizou um painel exclusivo e inédito marcando o início da elaboração de um modelo de Rastreabilidade da carne suína produzida no Brasil.

Assinatura do projeto SC Rural acontece hoje em Brasília

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215721.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O projeto SC Rural (microbacias 3) será assinado hoje, 30 de setembro de 2010, às 14h30 na sede do Banco Mundial em Brasília. O valor total do SC Rural é de US$ 189 milhões, sendo metade do valor contrapartida do governo de Santa Catarina e o restante financiado pelo Banco Mundial. O Projeto Microbacias 1 promoveu a recuperação e conservação do solo e da água e controle da poluição ambiental e o Microbacias 2, a organização das comunidades rurais buscando a geração de renda e a preservação ambiental.

Produtores estão satisfeitos com a canola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215719.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A safra de canola começou neste mês de setembro de 2010 na Região Sul, trazendo bons resultados aos produtores que contam com a colaboração do clima para as operações de colheita. O gradativo domínio das técnicas de colheita pelo produtor tem sido o principal fator de sucesso na produção.

Edital apoia projetos de assistência técnica para agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215717.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Apesar do aporte significativo de investimentos e do fato de representar um setor estratégico para o desenvolvimento do País, cerca de 50% dos agricultores familiares ainda não dispõem de qualquer assistência técnica e extensão rural. Torna-se fundamental incentivar a inovação tecnológica em consonância com os desafios atuais da agricultura familiar, fomentando a produção de alimentos, a diversificação da produção, a adequação ambiental e a organização da produção para a inserção em novos mercados.

Método inovador para aplicação de herbicida é apresentado em congresso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215714.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Entre as novidades que a Embrapa Instrumentação Agropecuária, São Carlos (SP) está apresentando no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão - ConBAP 2010, em Ribeirão Preto (SP), também localizada no interior paulista, está um método inovador, baseado em visão computacional para a construção de mapas de aplicação de herbicida em taxa variável, dedicado às plantas invasoras de folhas largas da cultura do milho. O trabalho é desenvolvido pelo pesquisador Paulo Cruvinel da Embrapa de São Carlos em parceria com Decio Karam da Embrapa Milho e Sorgo.

Desmatada área do tamanho de 20 mil campos de futebol em agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215712.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Amazônia perdeu 210 quilômetros quadrados (km²) de floresta em agosto, área equivalente a mais de 20 mil campos de futebol. Na comparação com agosto de 2009, houve queda de 23% no ritmo da devastação. Os números são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgados ontem (29/09/10) pela organização não governamental Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Produção orgânica de banana em Santa Catarina é avaliada por pesquisadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215707.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Criciúma, por meio da Estação Experimental de Urussanga e em parceria com a Associação de Bananicultores, promoveu um Dia de Campo, no dia 15 de setembro de 2010, tendo como principal tema a apresentação dos resultados da pesquisa participativa que analisou a influência de diferentes formas de nutrição, na produtividade e resistência às doenças na cultura da banana em sistema agroecológico.

Pesquisar este blog