Selecione o dia...

sábado, 2 de outubro de 2010

Produtividade agropecuária do Brasil é uma das maiores do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215734.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A produtividade da agropecuária brasileira é uma das mais altas do mundo, com crescimento médio anual de 3,57% de 1975 a 2009. Uma pesquisa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) analisou o comportamento do setor nos últimos 35 anos e aponta que o Brasil está à frente de outros países com tradição na produção e exportação de alimentos.

Livro traça panorama da cultura da bananeira na região Norte do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215733.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com informações precisas que poderão contribuir para a redução dos gargalos tecnológicos da cadeia produtiva da banana, já está sendo comercializado na Livraria Embrapa, o livro A cultura da bananeira na região Norte do Brasil (310 páginas, R$ 24,00). Os editores técnicos são Luadir Gasparotto e José Clério Rezende Pereira, pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) com a participação de demais especialistas. A obra traduz o esforço de pesquisadores da Embrapa e de outras instituições, para levar aos interessados, resultados de pesquisas capazes de contribuir para a sustentabilidade do agronegócio da banana.

CMN aprova medidas para aliviar produtores de maçã, soja, palmito e cana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215728.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores de maçã do Sul do país vão poder reprogramar em até três vezes os pagamentos de parcelas vencidas e vincendas das operações de crédito rural de custeio da safra 2009/10. Depois de pagar essas dívidas, os produtores vão poder se candidatar a novos recursos no próximo ano, de acordo com voto aprovado no dia 30 de setembro de 2010 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

"Só com título o eleitor não vota", alerta presidente do TSE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215726.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que o eleitor que estiver portando apenas o título de eleitor não poderá votar. Ele explicou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou no dia 30 de setembro de 2010 a exigência de dois documentos - título de eleitor e documento com foto ? para o eleitor votar no próximo dia 3 de outubro.

Guia de campo pragas do eucalipto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215735.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu (SP), e da empresa Silvi Control acabam de lançar o Guia de Campo Pragas de Eucalipto. Destinado a estudantes, profissionais, pequenos e grandes produtores florestais, o guia tem o objetivo de facilitar a identificação das principais pragas que atacam a cultura do eucalipto.

Unidades de observação de pinhão-manso foram implantadas em cinco estados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215732.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com instalação simultânea começou, no dia 30 de setembro de 2010, a segunda fase do projeto de implantação das Unidades de Observação (UOs) de pinhão-manso. Cinco unidades foram instaladas em Santa Teresa (ES), Piracuruca (PI), Wanderlândia (TO), Ribas do Rio Pardo (MS) e Jales (SP). Uma Unidade adicional será estabelecida em Patos (PB), quando as chuvas começarem naquela região.

Pastoral da Terra denuncia mortes de 13 trabalhadores em assentamento no Pará

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215731.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) denunciou no dia 30 de setembro de 2010 que, entre os dias 17 e 19 de setembro, 13 trabalhadores do assentamento Rio Cururuí - município de Pacajá, no Pará - foram mortos. A entidade associa as mortes ao interesse de madeireiras da região.

Saiba o que é permitido e proibido no momento da votação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215730.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A lei estabelece algumas regras para o eleitor na votação do dia 3 de outubro de 2010. De acordo com a Lei Eleitoral, não é permitido entrar na cabine de votação com telefones celulares ligados, máquinas fotográficas e filmadoras. Esses equipamentos deverão ser deixados com o mesário antes do início do voto.

Produtores de arroz ganham mais prazo para contratar empréstimo emergencial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215729.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores de arroz do Rio Grande do Sul que sofreram prejuízos pelo excesso de chuvas no em 2009 e nos primeiros meses deste ano têm até 20 de dezembro 2010 para contratar empréstimos da linha de crédito emergencial.

Risco de desastres naturais continua alto na América Latina e no Caribe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215727.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um relatório divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aponta que o risco de desastres naturais em países da América Latina e do Caribe continua alto. Segundo o órgão, os custos econômicos e sociais decorrentes de terremotos, inundações e tempestades são "potencialmente debilitantes" na região.

Pesquisar este blog