Selecione o dia...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Sauditas apostam no Brasil para garantir segurança alimentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215760.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Arábia Saudita quer garantir a segurança alimentar de sua população. E para isso vai investir na produção e compra de alimentos no exterior. Neste contexto, o Brasil é um dos principais aliados. Tanto que o país árabe pretende aumentar o comércio de produtos do agronegócio com o Brasil e ainda investir no setor dentro do país.

Produção sustentável de carne será cada vez mais exigida pelos consumidores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215763.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A produção sustentável de carne, que gere menos danos ao meio ambiente, terá uma cobrança cada vez maior dos consumidores, tanto no mercado externo quanto no ambiente doméstico dos principais países produtores. Este foi o tema central das discussões que marcaram o XVIII Congresso Mundial da Carne, realizado de 26 a 29 de setembro de 2010 em Buenos Aires, na Argentina.

Brasil e França se unem para capacitar cientistas e estudantes em bioinformática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215762.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estão abertas até o dia 13 de outubro de 2010 as inscrições para o Encontro Brasil-França de Bioinformática, que acontece no período de 8 a 12 de novembro, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, na Bahia. O Encontro é uma realização conjunta da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; do Centro Francês de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento (Cirad); do Pólo de Pesquisa em Agronomia Tropical e Mediterrânea (Agropolis) e da UESC e tem como objetivo capacitar estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais que atuam na área de bioinformática, além de promover o intercâmbio e a formação de redes temáticas entre pesquisadores franceses e brasileiros.

Saudi Agro-Food 2010 terá a participação de 13 empresas do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215761.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O estande brasileiro na feira de alimentos Saudi Agro-Food 2010, que começa ontem (04/10/10), na Arábia Saudita, terá a presença de 13 empresas e entidades de certificação halal. A organização do espaço de 135 metros quadrados é da companhia Conceito Brazil em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Clima beneficia produção de cevada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215765.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O inverno relativamente seco e a primavera com baixa umidade e boa luminosidade estão favorecendo as lavouras de cevada no Brasil. No total, o país conta com cerca de 80 mil hectares semeados, com a expectativa de altos rendimentos na cultura. A colheita já começou em São Paulo e deve iniciar em meados de outubro na Região Sul, onde está 97% da área.

Embrapa Suínos e Aves, Sadia S/A e Aincadesc assinam contrato de parceria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215764.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com o objetivo de determinar o consumo de água, o volume de dejetos e a emissão dos gases de efeito estufa em todas as fases da cadeia de produção de suínos, a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), a Sadia e a Associação das Indústrias de Carnes e Derivados de Santa Catarina (Aincadesc) assinaram um contrato de parceria técnica.

Projeto incentiva cultivo de plantas medicinais no norte de Santa Catarina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215759.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O assentamento Domingos Carvalho, localizado a 30 quilômetros do município de Rio Negrinho, no norte de Santa Catarina, foi criado em 1999 e abriga oficialmente 30 famílias, de acordo com dados de 2008 do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Outras 12 vivem nas instalações como parentes e agregados. Das 30 famílias assentadas, 25 dependem de trabalhos externos, como diaristas em roças de fumo, para completar a renda, que varia de R$ 200,00 a R$ 1.600,00. O acesso precário à cultura, lazer, educação e saúde e dificuldades com o trabalho fazem parte da população jovem deixar o local.

PMDB, PT e PSDB saem mais fortes das urnas elegendo quatro governadores cada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215758.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O PMDB, PT e PSDB foram os partidos que saíram mais fortes das urnas elegendo, em primeiro turno, quatro governadores cada. Os três podem aumentar o número de governadores em 31 de outubro de 2010, quando, juntos, disputarão vários governos em segundo turno.

Projeto Genoma Café será disponibilizado em biblioteca internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215757.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Projeto Genoma Café, iniciado em 2002 por pesquisadores da Embrapa Café, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e de instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café, já desvendou mais de 200 mil sequências de cDNA e identificou cerca de 30 mil genes da planta. Agora, grande parte das sequências obtidas serão depositadas em um banco de dados internacional de informações biotecnológicas, o National Center for Biotechnology Information (NCBI), que permitirá o acesso a elas.

Safra de alho catarinense de 2010/11 promete qualidade e preços

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215756.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "A safra de alho catarinense de 2010/11 promete qualidade e preços", afirma, animado, o engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Curitibanos, Marco Antonio Lucini. De fato. O inverno rigoroso e seco, como ocorreu nessa safra, é o ideal para a cultura do alho.

Pesquisar este blog