Selecione o dia...

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CMN adota medida para tentar conter valorização do real

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215786.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Conselho Monetário Nacional (CMN), em reunião extraordinária realizada no dia 5 de outubro de 2010, aprovou resolução que dá mais poder ao governo para tentar barrar a valorização excessiva do real. A resolução, divulgada ontem (6) pelo Banco Central (BC), diz que a partir de agora as operações de câmbio cujo instrumento de formalização e classificação siga modelo definido pela instituição, podem ser contratadas para liquidação no prazo máximo de 1,5 mil dias, contados da data de sua contratação. Antes, esse prazo era de 750 dias.

Pecuaristas de MT querem ações mais fortes por parte do Estado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215785.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Reeleito no dia 3 de outubro de 2010 para um mandato de mais quatro anos ao Palácio Paiaguás, Silval Barbosa, já está sendo cobrado por produtores e pecuaristas em relação a uma postura mais firme do governo de Mato Grosso sobre a questão ambiental. O setor produtivo reclama perdas nos últimos anos, em função das restrições impostas por órgãos federais e estaduais. Agora, com a definição das atribuições de cada órgão, os pecuaristas esperam ações mais concretas do governo e maior flexibilidade por parte dos órgãos que cuidam do meio ambiente.

Biomassa pode gerar mais de R$ 24 bilhões em energia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215782.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A procura de novas fontes energéticas é uma preocupação da maioria dos países em desenvolvimento. Quando o tema é aproveitamento da biomassa a gaseificação é vista como uma ferramenta para diminuir a emissão de gases de efeito estufa e garantir a produção de energia limpa. Uma das principais fontes de biomassa no Brasil é a cana de açúcar. Em 2009, foram colhidas 650 milhões de toneladas de cana. Cada tonelada gera 210 quilos de biomassa.

Epamig apresenta soja melhorada geneticamente na Inovatec 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215781.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) participa da Feira de Inovação Tecnológica - Inovatec 2010, que começou no dia 5 e vai até o dia 8 de outubro de 2010, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). A Epamig apresentará resultados do programa de melhoramento genético da soja para alimentação humana desenvolvido em parceria com Embrapa e Fundação Triângulo de Pesquisa e Desenvolvimento. Os participantes poderão degustar as sojas BRS MG 790A de tegumento (revestimento externo da semente) amarelo, como salada, e BRS MG 800A de tegumento marrom, como tropeiro.

Publicada norma do Ibama no DOU para controle do pau-rosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215784.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Abelardo Bayma, assinou instrução normativa que determina às pessoas físicas e jurídicas detentoras de qualquer quantidade de madeira em tora, galhos ou lenha bem como de madeira sob qualquer grau de processamento ou de óleo essencial de pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke) protocolar a Declaração de Estoque, documento que informa o nome (ou razão social) do detentor, a origem, o volume e o endereço de armazenamento do produto florestal.

Projeto da Câmara dos Deputados torna obrigatório alerta em publicidade sobre composição de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215783.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A publicidade de alimentos com quantidade elevada de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans e de sódio e de bebidas com baixo teor nutricional poderá ter alerta sobre os perigos do consumo excessivo desses nutrientes. A medida está prevista no Projeto de Lei 7644/10, do deputado Chico Alencar (Psol-RJ).

Europeus elevam pressão para que China valorize o yuan

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215780.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Debate em torno da valorização do yuan dominou a oitava cúpula entre a União Europeia (UE) e a Ásia, que ocorreu em Bruxelas. Durante encontro, Alemanha e França exigiram mecanismos para frear especulação com matérias-primas. Enquanto ainda procura formar um governo para seu país, mesmo depois de meses das eleições parlamentares, o rei belga Alberto 2° recebeu representantes governamentais de 27 países europeus e 19 asiáticos na 8° Asem (Cúpula Europa-Ásia).

Prazo de entrega do ADA é prorrogado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215779.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores rurais com áreas de preservação ambiental em suas propriedades ganharam mais tempo para apresentar o Ato Declaratório Ambiental (ADA). O prazo para a entrega do documento, que havia vencido no final de setembro, foi prorrogado para 30 de dezembro de 2010, segundo decisão do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Revista Agropecuária Catarinense traz dicas para controle do borrachudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215778.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Embora seja pequeno, o borrachudo é capaz de estragar muitos programas ao ar livre, sem falar dos incômodos para quem vive no meio rural. Na criação animal, ele também pode causar perdas, principalmente na produção leiteira.

Parceria entre Brasil e países africanos acelera pesquisas na área agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215777.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) deu início ontem (06/10/10) à formalização das parcerias com pesquisadores africanos para desenvolvimento de estudos voltados ao setor agrícola. A ideia da Plataforma África-Brasil de Inovação Tecnológica (lançado como programa de governo em maio deste ano) é a troca de experiências entre pesquisadores do Brasil e da África, formando núcleos que aqueçam o setor agrícola a partir de estudos.

Pesquisar este blog