Selecione o dia...

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Conab prevê queda na safra agrícola 2010/2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215795.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que o país colherá entre 145,72 milhões e 147,93 milhões de toneladas na safra referente ao ciclo 2010-2011. O primeiro levantamento para o período estima uma redução de 667,6 mil a 3,1 milhões de toneladas, na comparação com a safra anterior ? quando o recorde foi batido com uma colheita de 148,82 milhões de toneladas.

Selo brasileiro vai facilitar acesso do produto orgânico ao mercado estrangeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215794.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A certificação obrigatória dos agricultores orgânicos, prevista para 2011, vai facilitar o acesso desses produtos brasileiros ao mercado exterior, avaliou ontem (07/10/10), o chefe da Divisão de Mecanismos de Garantia da Qualidade Orgânica da Coordenação de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Roberto Guimarães Habib Mattar.

Sebrae busca reduzir desperdício de 75% na produção de caju

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215789.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A imagem virou ícone do Rio Grande do Norte. O sabor tem a cara do Nordeste brasileiro. Quando usado um melhoramento genético, o fruto é extremamente doce, sem o ranço característico, e o suco é muito apreciado. O caju reúne todos esses atributos e ainda possui um enorme potencial econômico. Somente no Rio Grande Norte, são cerca de 150 mil pessoas envolvidas na cadeia produtiva, o equivalente a uma pessoa por hectare produzido.

Dia de Campo na TV mostra o uso do pó de rocha na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215787.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é o Uso de pó de rochas na adubação de eucalipto no cerrado. O programa vai ao ar dia 8 de outubro de 2010, pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30, com reprise às 15h. E no dia 10, às 8h pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet). A experiência de manejo alternativo na cultura de eucalipto, com uso de pó de rocha em substituição aos adubos químicos convencionais, tem sido positiva na bacia do Rio Pardo, no norte de Minas Gerais.

Sauditas buscam terras no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215793.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os empresários da Arábia Saudita estão interessados na aquisição de terras no Brasil e na formação de joint-ventures com empresas nacionais para a produção de alimentos. A afirmação é do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Gerardo Fontelles, que participou no dia 6 de outubro de 2010 de encontro com o ministro da Agricultura saudita, Fahad Abdulrahman Bal Ghunaim, em São Paulo.

Exportações brasileiras de frango crescem 20% em setembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215792.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações brasileiras de carne de frango somaram US$ 591,7 milhões em setembro de 2010, um aumento de 20,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em volume, foram embarcadas 337,8 mil toneladas, o que representou um crescimento de 16,5%. Os dados foram divulgados no dia 6 pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef).

Projeto Casa Escola beneficia alunos das áreas rurais de Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215791.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Populações rurais que vivem em regiões distantes dos centros regionais, em municípios com grandes extensões territoriais e baixa densidade populacional, estão sendo contempladas com a construção e reforma de 367 escolas da rede estadual de ensino. Lançado no final de 2009 pela Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE), o projeto Casa Escola dever concluir todas as obras até o início de 2011. Com investimento total de R$ 40 milhões, essa ação vai assegurar que 100% das escolas estaduais de áreas rurais estejam em boas condições de funcionamento.

Trabalhador rural que aderir à Previdência poderá se livrar de multa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215790.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O trabalhador rural que resolver contribuir para a Previdência Social poderá ficar livre do pagamento de multa. Pelo menos em relação ao período anterior à exigência de adesão a esse regime previdenciário. Essa flexibilidade está sendo aberta por projeto de lei - PLS 302/06 - do senador Paulo Paim (PT-RS), pronto para ser votado, em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal.

Triticultura brasileira conta com apoio da pesquisa para reduzir déficit

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215788.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Elevado potencial produtivo, excelente sanidade e adaptação a diversos Estados. Essas são algumas das características que fizeram da cultivar de trigo da classe pão BRS 220, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a mais plantada no Paraná na atual safra. O Brasil ainda não tem autosuficiência na produção do cereal, mas a pesquisa agropecuária oferece produtos de qualidade crescente para ajudar a diminuir o déficit interno, de mais de cinco milhões de toneladas, ou seja, metade da demanda.

Pesquisar este blog