Selecione o dia...

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Relatório mostra que recursos naturais diminuem em ritmo alarmante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215856.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As últimas análises demonstram que as populações de espécies tropicais estão em queda livre e a demanda humana por recursos naturais sobe vertiginosamente e chega a 50% a mais do que o planeta pode suportar. Isto é o que revela a edição de 2010 do Relatório do Planeta Vivo, da Rede WWF, publicação que apresenta a principal pesquisa sobre a saúde do planeta.

Solos do Hemisfério Sul estão mais secos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215851.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os solos em grandes áreas do Hemisfério Sul, incluindo partes da Austrália, África e América do Sul, secaram consideravelmente na última década, o que pode ser atribuído ao aquecimento do planeta. A conclusão é da primeira pesquisa já realizada no mundo a examinar o fenômeno da evapotranspiração ? o movimento da água da Terra para a atmosfera ? em base global.

Pesquisa mostra que cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215850.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um estudo do Instituto Internacional de Investigação sobre Políticas Alimentares (IFPRI, na sigla em inglês) mostra que pelo menos 1 bilhão de pessoas sofrem de desnutrição no planeta. A situação é considerada grave na América Latina, especialmente na Bolívia, na Guatemala e no Haiti. As informações são da BBC Brasil. A pesquisa, intitulada Índice Global da Fome 2010, mostra que quase metade dos afetados pela desnutrição são crianças. Os níveis mais altos se encontram na África Subsaariana e no sul da Ásia.

PecForum discute a nova pecuária, mais produtiva, eficiente e com rentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215847.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Tendências, desafios, oportunidades e novas formas de gestão da pecuária brasileira para a próxima década são os temas principais do PecForum ? Fórum Internacional de Pecuaristas, evento internacional voltado para rentabilidade do pecuarista e o futuro da pecuária brasileira, atividade responsável por ter conduzido o País à condição de maior exportador mundial de carne bovina.

Ministério da Agricultura vai desenvolver um projeto inédito no Porto de Paranaguá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215855.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Porto de Paranaguá foi escolhido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para participar de um projeto piloto de classificação de grãos. O terminal paranaense é o primeiro do Brasil a receber a ação de supervisão e acompanhamento das técnicas usadas pelas empresas e armazéns portuários que exportam milho, soja e farelo. Um grupo de fiscais, formado por servidores de diferentes portos do país, esteve em Paranaguá no dia 8 de outubro de 2010 para conhecer os processos utilizados.

Projeto da Câmara autoriza desconto no IR de gastos com reflorestamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215854.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7224/10 do deputado Homero Pereira (PR-MT), que autoriza pessoas físicas e jurídicas a deduzirem, do imposto de renda, gastos com projetos de reflorestamento e de preservação do meio ambiente. De acordo com a proposta, a dedução será de até 10% do imposto devido.

Pesquisa tem propostas sustentáveis para municípios mais desmatados da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215853.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A recuperação de áreas degradadas e desflorestadas na Amazônia por meio de Sistemas Agroflorestais é uma das alternativas propostas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para as ações da Operação Arco Verde, cujo objetivo é prevenir e controlar o desmatamento ilegal na Amazônia.

Programa de georreferenciamento vai mapear produção nacional de mel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215852.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Saber a origem dos produtos consumidos, identificando onde e por quem são fabricados. Seguindo tendência mundial, cada vez mais o consumidor brasileiro busca respostas para esses questionamentos, fazendo crescer as exigências de controle e segurança sobre os produtos e os apiários. Preocupada com isso, a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), órgão maior do setor no País, tem trabalhado para implantação do Programa Nacional de Georreferenciamento e Cadastro de Apicultores (PNGEO).

Interconf fortalece presença da Assocon junto ao setor produtivo da pecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215846.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A cada nova edição da Conferência Internacional de Confinadores (Interconf) cresce a confiança do pecuarista em torno do trabalho desenvolvido pela Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) em defesa dos interesses da classe produtiva da carne bovina no país. Este ano, mais uma vez a Interconf comprovou esse interesse do setor produtivo em se tornar membro da entidade que registrou aumento de 20% na carteira de associados clientes.

Nutrição animal representa 2/3 dos custos dos bovinos em confinamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215845.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Dois em cada três reais gastos em confinamento são investidos na alimentação. Assim, para obter resultado econômico positivo nos 90 a 120 dias em que os animais ficam em regime intensivo, nada melhor do que utilizar dieta adequadamente formulada, que efetivamente contribua para proteger os animais de desordens metabólicas e dar-lhes condições de ganhar 1,5 kg por dia ou mais.

Pesquisar este blog