Selecione o dia...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

CPO-10: ONU alerta sobre destruição de bases da vida no planeta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215905.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, afirmou ontem (18/10/10) que os seres humanos estão destruindo as bases que sustentam a vida no planeta. As informações são da BBC Brasil. O alerta foi feito na abertura da 10ª edição da Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica - COP-10 - em Nagoya, no Japão. O encontro termina no dia 29 de outubro, período em que representantes de 193 países vão avaliar as metas de preservação ambiental assumidas para este ano e definir quais serão os próximos objetivos até 2020.

Publicação especial da Embrapa resgata o passado e reconta a história

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215906.htm
[ POLITICA # LIVROS ] Uma grande trajetória tendo como fio condutor a linha do tempo com os principais marcos que determinaram o desenvolvimento agrícola brasileiro. Mas, tudo contado de um jeito diferente. Leve, ilustrado, colorido, moderno. Um jeito especial, pensado para jovens alunos de ciências agrárias, já acostumados ao dinamismo e à objetividade da tecnologia digital, sem deixar de atrair a atenção e a curiosidade de todos os demais públicos. Esse foi o recurso escolhido pelos autores e pelas equipes editorial e gráfica responsáveis pela elaboração da recém-lançada obra Novos ângulos da história da agricultura no Brasil.

Programa de Aquisição de Alimentos ganha portal da transparência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215902.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou ontem (18/10/10) o Portal da Transparência do Programa de Aquisição de Alimentos. De acordo com a estatal, a página na internet dará acesso ao número de cooperativas inscritas no programa, o valor que cada uma recebeu por proposta, os agricultores que participam e os consumidores beneficiados.

Escolas Técnicas Estaduais abrem inscrições para processo seletivo 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215897.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As Escolas Técnicas Estaduais (Etec?s) estão com inscrições abertas para o processo seletivo de 2011 até dia 22 de outubro de 2010. A unidade de Cerqueira César, por exemplo, mais conhecida como Escola Agrícola, denominada Prefeito José Esteves, oferece vagas para o ensino técnico nos cursos de Agropecuária (70), Meio Ambiente (35), Agroindústria (35), e Contabilidade (35).

Brasil e EUA repassam agenda bilateral de comércio e cooperação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215907.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As prioridades brasileiras e norte-americanas no comércio agropecuário e a cooperação técnica entre os dois países entram em debate na 4ª Reunião do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil - Estados Unidos. O encontro acontece nos dias 18 e 19 de outubro de 2010, em Washington (EUA), com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).

Importações derrubam em 37% o saldo acumulado da balança comercial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215904.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações brasileiras vêm registrando bom desempenho ao longo do ano, com US$ 154,12 bilhões em vendas e crescimento de 28,9% nos 198 dias úteis contados até o dia 15 de outubro de 2010, comparado a igual período do ano passado. Os números divulgados ontem (18/10/10) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) condizem com expectativas das autoridades brasileiras, que almejam vendas externas de US$ 180 bilhões em 2010. Acontece, porém, que as importações estão superando todas as estimativas.

Petrobras inicia até o fim de outubro exploração comercial do pré-sal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215903.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Petrobras inicia no fim de outubro de 2010 a exploração comercial do petróleo da camada pré-sal. O presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, afirmou ontem (18/10/10) que as operações comerciais no Campo de Tupi devem começar entre os dias 27 e 28 deste mês. O anúncio foi feito após a inauguração de novas unidades da Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP). A cerimônia contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O fogão a lenha no semiárido do Piauí: métodos tradicionais e alternativas tecnológicas eficientes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215900.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O uso da lenha como combustível é uma prática milenar que, aos poucos, vem perdendo espaço frente ao consumo crescente de derivados de petróleo e gás natural. Entretanto, em muitos lugares do mundo, em especial no meio rural de países em desenvolvimento, a lenha ainda continua sendo a principal fonte energética, sendo usada principalmente para a cocção de alimentos.

Colégio Agrícola Vidal de Negreiros da UFPB abre inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215899.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Começou ontem (18/10/10) as inscrições de candidatos ao processo seletivo 2011 para ingresso de alunos nos cursos profissionalizantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de Bananeiras.

Pesquisa mostra como o programa de cisternas vem mudando o semiárido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215898.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Mais uma pesquisa, desta vez realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ratifica a importância do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) como catalisador das transformações sociais, políticas, econômicas e ambientais que vêm mudando a face do semiárido brasileiro - de um lugar inóspito para outro que oferece vida digna aos seus habitantes.

Pesquisar este blog