Selecione o dia...

sábado, 23 de outubro de 2010

STJ decide que multa ambiental só prescreve cinco anos após fim do processo administrativo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215939.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Superior Tribunal de Justiça (STJ) editou no dia 21 de outubro de 2010 uma súmula que determina que as multas aplicadas por crime ambiental só prescrevem cinco anos após o término do processo administrativo. A súmula vai orientar o julgamento de casos desse tipo em tribunais de todo o país. Na prática, a súmula favorece os órgãos de fiscalização ambiental ? principalmente o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ? que terão mais tempo para cobrar dos infratores as multas por via judicial.

Concurso de Qualidade Cafés de Minas divulga lista de classificados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215945.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com a seleção de 104 cafeicultores que tiveram amostras de café classificadas para a final, o 7º Concurso de Qualidade Cafés de Minas entra em sua fase decisiva. Os nomes dos finalistas e seus respectivos municípios e regiões já podem ser conferidos no site da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Foram selecionados, entre os 973 inscritos, 52 concorrentes da categoria café natural e 52 da categoria cereja descascado/desmucilado.

Trabalho escravo no norte fluminense é preocupante, diz ministro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215938.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, denunciou ontem (21/10/10) a persistência de práticas análogas ao trabalho escravo na região norte do estado do Rio de Janeiro, onde se concentra a lavoura canavieira. Ele participou, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da entrega do Prêmio João Canuto, concedido a entidades e personalidades que se destacaram na defesa dos direitos humanos durante o ano.

Empresas brasileiras fecham negócios estimados em US 1,1 bi no Sial 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215937.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Terminou ontem (21/10/10) em Paris o Salão Internacional de Alimentação (Sial 2010), uma das principais mostras mundiais de alimentos, que começou no último dia 17. Mesmo antes de fechar o balanço da participação brasileira na feira, as 134 empresas nacionais que foram lá para apresentar seus produtos já comemoram o grande número de negócios que devem render mais de US$ 1,1 bilhão pelas estimativas iniciais.

Senado promove seminário internacional para debater educação e meio ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215946.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal promove, de 11 a 14 de novembro de 2010, na Estância Ecológica Sesc Pantanal, em Poconé (MT), o Seminário Internacional Educação e Meio Ambiente.

Setecs oferece 60 vagas para curso do projeto Parceria Rural Pecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215944.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Projeto Parceria Rural Pecuária, iniciativa da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social de Mato Grosso (Setecs), já qualificou mais de duas mil e duzentas pessoas desde seu início, em 2003. É com este intuito que mais 60 vagas para qualificação estão sendo disponibilizadas nas cidades de Tabaporã, Matupá e Novo Mundo.

Simpósio promove debate sobre desenvolvimento rural sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215943.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Botucatu, e a Fundação de Estudas e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) vão realizar, nos dias 11 e 12 de novembro de 2010, o I Simpósio Brasileiro sobre Educação, Economia e Ambiente para o Desenvolvimento Rural Sustentável. O evento tem como objetivo reforçar os princípios da sustentabilidade através da discussão sobre a educação no campo, a economia rural e o ambiente.

Associação de ovinocultura de leite prioriza genética e desoneração tributária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215942.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A criação de um vigoroso programa de melhoramento genético e a redução de tributos na comercialização de leite e derivados são as metas definidas pela Associação Brasileira de Ovinocultura de Leite, fundada em Chapecó, em maio de 2010 com o apoio do Sebrae/SC. O presidente Érico Tórmem reuniu a diretoria, nesta semana, na Cabanha Chapecó, situada na linha Tórmem, em Chapecó, e definiu o plano de trabalho para 2011.

Iapar promove oficina para estimular produção de açaí no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215941.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A exploração de frutos da palmeira juçara, como o açaí, é tema de uma oficina interestadual que será realizada nos dias 25 e 26 de novembro de 2010 no Teatro Municipal de Antonina, litoral do Paraná. Legislação, comercialização e desenvolvimento de uma estratégia de marketing para exploração de frutos da palmeira juçara estão entre os temas principais em discussão. Estão disponíveis 150 vagas destinadas a lideranças de agricultores, técnicos da extensão e de meio ambiente.

Governo cria plano de desenvolvimento sustentável para o Xingu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215940.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (22/10/10) o decreto que institui o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu - clique aqui para acessar. O plano reúne ações propostas da sociedade local ? líderes indígenas e religiosos, agricultores, comerciantes, cientistas e organizações não governamentais ligadas ao meio ambiente ? e leva em consideração os impactos causados pela construção da Usina de Belo Monte.

Pesquisar este blog