Selecione o dia...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Decreto regulamenta áreas da União na Amazônia Legal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215976.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Diário Oficial da União (DOU) publicou ontem (25/10/10) decreto sobre a regularização fundiária das ocupações de terras em áreas da União na Amazônia Legal - clique aqui para acessar o decreto Nº 7.341. O decreto é mais um passo na execução do programa Terra Legal, que propõe a implantação de modelos de produção sustentável em 400 municípios da Amazônia Legal.

Brasil anuncia novas ações para combate à mudança do clima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215974.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil, a partir da implementação do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM), reduziu em mais de 70% a taxa de desmatamento na Amazônia nos últimos sete anos. Isto contribuiu com a redução da emissão de 2,9 bilhões de tCO2eq (toneladas de carbono equivalente) até 2009. Esses dados revelam o avanço no compromisso voluntário apresentado pelo País na 15ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP15), realizada em Copenhague, no ano passado.

Pássaro ajuda a produzir café especial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215973.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Quando a plantação de café da Fazenda Camocim, no município de Domingos Martins, no Espírito Santo, foi invadida por um bando de jacus famintos, em 2008, o proprietário Henrique Sloper Araújo transformou o 'invasor' em aliado e criou a versão brasileira do Kopi Luwak, café com fama de mais caro do mundo.

Frutas Comestíveis na Amazônia são tema de livro do Museu Emílio Goeldi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215968.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] No dia 6 de outubro de 2010, o Museu Paraense Emílio Goeldi comemorou mais de 14 décadas de existência. Um dos presentes para o público foi o lançamento da sétima edição do livro Frutas Comestíveis da Amazônia. A publicação apresenta 163 espécies e, deste total, 50% são representadas por frutas nativas da região amazônica. Após 37 anos da publicação do primeiro volume, o livro apresenta as frutas em ordem alfabética, mostrando os nomes populares, a família botânica, o nome científico das plantas e os eventuais sinônimos.

Produtores de frango da Rússia pedem o fim das importações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215975.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Após as recentes afirmações do primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, de que o país irá fechar as portas para a entrada da carne de frango a partir de 2011, os produtores russos de frango também se manifestaram contra as importações, pedindo a suspensão imediata do produto estrangeiro.

Brasil vai virar referência em produção orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215972.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Do mesmo modo que o Brasil passou a ser modelo de desenvolvimento para agricultura tropical, em breve vai passar a ser referência mundial no sistema de produção orgânica para países tropicais. A afirmação é do coordenador de agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Rogério Dias.

ASA já identificou 75% das escolas rurais que terão cisternas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215971.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As organizações que fazem parte da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) e estão responsáveis pela execução do Projeto Cisternas nas Escolas selecionaram 630 escolas rurais de 130 municípios para receber os reservatórios de 52 mil litros. Este número equivale a 75% das cisternas previstas. As 213 escolas restantes serão identificadas até o final deste mês.

Pesquisador do Incaper conhece cultivo sombreado do café na Costa Rica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215970.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em busca da melhoria da qualidade da cafeicultura capixaba, o pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca do Espírito Santo (Seag), Romário Ferrão, estará, no final do mês de outubro de 2010, na Costa Rica, País que é considerado produtor de um dos melhores cafés do mundo.

Pós em nutrição e produção animal está com inscrições abertas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215961.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São paulo (USP), no campus de Pirassununga, está com inscrições abertas até o dia 29 de outubro de 2010 para o Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Produção Animal.

Esalq: Método gera avanço no combate à mancha dos citros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215960.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, cientistas estão utilizando técnicas transgênicas para melhor compreender os mecanismos de patogenicidade da Mancha Preta dos Citros (MPC), doença causada pelo fungo Guignardia citricarpa (Gc). Uma pesquisa de doutorado que vem sendo desenvolvida pela engenheira agrônoma Maria Beatriz Calderan Rodrigues, orientada pela professora Aline Aparecida Pizzirani Kleiner, visa obter um maior controle sobre a incidência da doença, caracterizada por causar lesões negras nas cascas dos frutos, e reduzir as perdas do setor.

Pesquisar este blog