Selecione o dia...

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cultivares de soja da Embrapa são destaque na safra 2010/2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215985.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O plantio da soja começa em quase todo o País. Este ano, foram comercializadas sementes de mais de 40 cultivares desenvolvidas pela Embrapa ? a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ?, tanto de variedades convencionais como de transgênicas. Veja ao final da matéria a relação dos escritórios da Embrapa Transferência de Tecnologia.

CNA e Embrapa iniciam ações do Projeto Biomas no Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215982.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) começaram no dia 25 de outubro de 2010 a pôr em prática a implementação do Projeto Biomas no Cerrado. A iniciativa, lançada em fevereiro deste ano pelas duas entidades, é inédita e tem por objetivo garantir a proteção dos biomas brasileiros sem comprometer a atividade agropecuária, mostrando que o produtor rural prioriza a conciliação entre a produção de alimentos e a preservação do meio ambiente nos seis biomas existentes no País: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Caatinga e Pantanal.

Acav: "Só as ferrovias manterão as indústrias da carne em SC"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215980.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A permanência das agroindústrias no oeste catarinense dependerá da construção da ferrovia intraterritorial leste-oeste (ligando a região produtora aos portos catarinenses) e ferrovia interestadual norte-sul (ligando Chapecó ao Mato Grosso do Sul). Esse é o consenso existente na cadeia produtiva da avicultura industrial, de acordo com o presidente da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), Clever Pirola Ávila.

Livro trata das possibilidades de utilização do lodo de esgoto na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215979.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) está lançando o livro Uso agrícola de lodo de esgoto ? avaliação após a resolução n°375 do Conama, que traz dezesseis capítulos contendo abordagens de pesquisadores e técnicos capacitados envolvidos com a questão do uso agrícola do lodo de esgoto no Brasil.

Desenvolvimento Agrário autoriza pagamento de benefícios a agricultores que aderiram ao Garantia-Safra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215984.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) autorizou o pagamento dos benefícios relativos à safra 2009-2010 aos agricultores que aderiram ao Garantia-Safra. A portaria, publicada ontem (26/10/10) no Diário Oficial da União (DOU) traz a relação dos municípios que tiveram as lavouras prejudicadas pela seca. Clique aqui para acessar a Portaria nº 28 de 21/10/10.

Ministério da Agricultura publica regras para plantio de coco na safra 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215983.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As orientações para o cultivo do coco na safra 2011 em Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no dia 21 de outubro de 2010, e publicadas nas Portarias Nº 380 a 386 do Diário Oficial da União. O estudo denominado zoneamento agrícola, identifica os municípios aptos e os períodos adequados para o plantio em cada Estado.

Produtores de algodão esperam colher bem mais na próxima safra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215981.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O setor do algodão prevê produção de 1,7 milhão de toneladas na safra que começa a ser plantada em novembro deste ano, um aumento significativo em relação à safra colhida este ano, que rendeu 1,05 milhão de toneladas. Em reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e Derivados mostrou expectativas de aumento de produção e de área plantada em relação à safra colhida na metade deste ano. A safra anterior foi pior do que o esperado devido à falta de chuvas, principalmente em Mato Grosso, maior produtor de algodão do país.

Método integra pequeno produtor a grande cadeia produtiva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215978.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pesquisadores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Getulio Vargas (FGV) de São Paulo criaram um modelo de Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis (Pins) para a consolidação e viabilização do agronegócio brasileiro, em especial do desenvolvido pelos pequenos produtores rurais.

USP e Siadeb oferecem curso sobre caracterização de biomassa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215969.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP) sediará o curso avançado A Transformação da Biomassa na Plataforma Bioquímica da Biorrefinaria, de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2010.

Plantio direto tem relação com melhoria da qualidade da água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215977.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisa realizada pela écologa Jane Siqueira Lino, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), aplicou um modelo espacial de predição de erosão em grandes bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul. O estudo observou a dinâmica espaço-temporal da produção de sedimentos em função das mudanças de uso e manejo do solo no estado e verificou que a evolução em área do Sistema de Plantio Direto (SPD) reduziu a carga de sedimentos nas bacias.

Pesquisar este blog