Selecione o dia...

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bancos ganham 60 dias para incluir investimentos agrícolas no Proagro Mais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216005.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os agricultores familiares que contrataram empréstimos do Proagro Mais ganharam mais prazo para incluir as operações de investimentos no financiamento. As instituições financeiras ganharam 60 dias para fazer o reenquadramento das operações. O Proagro Mais é um seguro que cobre perdas nas lavouras da agricultura familiar. Por meio da linha de crédito, o produtor pode financiar o pagamento das prestações dos empréstimos adquiridos para produzir a safra.

Política de venda à vista chega a mais um elo da cadeia da carne

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216003.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] É comum que os pecuaristas realizem a venda à vista do boi, mas essa prática está trazendo reflexos para outro ela da cadeia da carne bovina no Mato Grosso do Sul. Para garantir o fluxo de caixa, os frigoríficos decidiram baixar para uma semana o prazo de pagamento na venda para redes de supermercados, que antes variava de 15 a 28 dias.

Projeto da Câmara dispensa licitação para produto usado em pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215998.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7043/10, do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que dispensa a licitação na compra de produtos, reagentes químicos, maquinário e instrumentos destinados à pesquisa científica e tecnológica. O projeto altera a Lei de Licitações (8.666/93), que hoje já dispensa a licitação em uma série de casos, como situação de guerra ou de intervenção da União na economia para regular preços ou normalizar o abastecimento.

Serviço Florestal disponibiliza software sobre madeiras para download

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215997.htm
[ TECNOLOGIA # SOFTWARES ] Está disponível gratuitamente para download no site do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) o software Madeiras comerciais do Brasil, que traz informações sobre 157 espécies, das quais 57 estão entre as cem mais comercializadas em 2009. O sistema reúne 60 tipos de caracteres de cada espécie, como nome científico e popular, família, coloração, textura, cheiro, peso, poros, distribuição geográfica e status de conservação, ou seja, se estão em listas brasileiras ou estrangeiras da flora ameaçada de extinção.

Governo lança edital para concessão de mais 210 mil hectares de floresta no Pará

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216004.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou no dia 27 de outubro de 2010 o edital de concessão de mais 210 mil hectares de florestas públicas. Na licitação, serão oferecidos cinco lotes na Floresta Nacional (Flona) do Anama, no Pará. A Flona fica na região da BR-163, no chamado Arco do Desmatamento da Amazônia Legal, uma das áreas mais atingidas por derrubadas ilegais nos últimos anos.

Faeg promove hoje webconferência sobre preços dos insumos agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216002.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Hoje (29/10/10), às 14h30, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) realiza uma webconferência sobre insumos agrícolas. A transmissão será pelo site da Faeg - www.faeg.com.br, no link TV FAEG.

Projeto Dengoso no Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216001.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Projeto Dengoso ? controle de larvas de mosquitos transmissores de doenças. Este é o tema principal do Dia de Campo na TV desta semana. O programa vai ao ar hoje (29/10/10), pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E no dia 31 de outubro, às 8h pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet).

Embrapa Pecuária Sul lança edital para seleção de chefe-geral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216000.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estão abertas até o dia 13 de novembro de 2010 as inscrições para o processo de recrutamento e avaliação de candidatos ao cargo de chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS), uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Pedro Machado é o novo chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215999.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O engenheiro agrônomo e pesquisador, Pedro Luiz Oliveira de Almeida Machado, 48 anos, assumiu o cargo de chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão em solenidade realizada no dia 25 de outubro de 2010 na sede do centro de pesquisa, em Santo Antônio de Goiás (GO). Em seu discurso de posse, ele ressaltou a importância da geração e da transferência de tecnologias que auxiliem o segmento produtivo e a sociedade a lidarem com os desafios sociais e ambientais que se delineiam para as próximas décadas.

Nutrição de precisão reduz impacto ambiental na pecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215991.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A nutrição de precisão pode diminuir o impacto ambiental na pecuária. Este será o tema da palestra de Antônio Ferriani Branco, professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no IV Congresso Latino Americano de Nutrição Animal (CLANA). Ferriani vai mostrar que a utilização de tecnologia não é apenas o caminho viável para minimizar os problemas de impacto ambiental, como emissão de gases (responsáveis pelo efeito estufa), mas também uma maneira para produção economicamente e socialmente sustentável.

Pesquisar este blog