Selecione o dia...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Programa Soja Livre irá desenvolver novas variedades de soja tradicional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216114.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embapa) vai lançar hoje (09/11/10) o programa Soja Livre, que pretende aumentar a variedade de sementes convencionais de soja. Os produtores temem que as sementes geneticamente modificadas ocupem muito espaço no mercado internacional, afetando a oferta da soja tradicional.

Brasil e China fazem parceria para ampliar pesquisa de alimentos OGM

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216120.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os governos do Brasil e da China firmaram parceria ontem (08/11/10) para desenvolver pesquisas em organismos geneticamente modificados (OGM), de modo a possibilitar ganhos de produtividade agrícola nos dois países. A informação foi dada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, depois de se reunir com o ministro chinês da Agricultura, Han Changfu.

Produtora de frutas do Nordeste quer parceria com países árabes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216116.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Agrícola Famosa, uma das maiores produtoras de melão do Brasil, está interessada em formar parcerias no mercado árabe para exportar suas frutas. Os melões e melancias da empresa já são embarcados para o Marrocos e Líbia. Agora, a companhia busca uma parceria com a Empresa Internacional de Investimento Agrícola e Alimentar (Agroinvest), da Arábia Saudita.

VANTs chegaram para ficar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216112.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTs) já fizeram parte do debate entre os presidenciáveis e estão cada vez mais presentes no cotidiano das cidades brasileiras. Empresas e governos encontraram nessas aeronaves um importante instrumento com múltiplas aplicações em áreas como agricultura, vigilância e controle ambiental.

Presidente da Embrapa assina em Maputo projeto de transferência de tecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216115.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes Pereira, assina hoje (09/11/10), na capital de Moçambique, Maputo, o projeto Pró-Savana Japão-Brasil-Moçambique, orçado em US$ 13,4 milhões, do qual a Embrapa é uma das parceiras. A assinatura está prevista na agenda da visita do presidente Lula ao país africano, onde outros compromissos estão agendados com instituições moçambicanas.

Simpósio promove debate sobre desenvolvimento rural sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216113.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Botucatu, e a Fundação de Estudas e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) vão realizar, nos dias 11 e 12 de novembro de 2010, o I Simpósio Brasileiro sobre Educação, Economia e Ambiente para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Simbrasus). O evento tem como objetivo reforçar os princípios da sustentabilidade através da discussão sobre a educação no campo, a economia rural e o ambiente.

A alimentação energética para abelhas na entressafra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216111.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A apicultura é uma atividade rentável que exige manejo diferenciado entre o período produtivo e a entressafra. Se na época de produção de mel e pólen o apicultor precisa ter cuidado para evitar que suas abelhas coletem alimentos industriais, como o açúcar, a rapadura e os refrigerantes; durante a entressafra falta alimento no campo e o fornecimento de alimentação é necessário para garantir a manutenção das colônias.

Ministro da Agricultura da China busca parceria com a Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216110.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministro da Agricultura da China, Han Shangfu (foto ao lado), esteve ontem (08/11/10) pela manhã na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), acompanhado de uma comitiva da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS, sigla em inglês) e do Ministério composta por cerca de 20 pessoas.

Curso aborda técnicas de cultivo de café em Rondônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216109.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Profissionais de assistência técnica e extensão rural que atuam nos quatro municípios com maior índice de desmatamento no Estado de Rondônia participam de 9 a 12 de novembro de 2010 de curso sobre cultivo de café. O objetivo é capacitar os técnicos para prestar apoio aos produtores e qualificar a cafeicultura praticada no Estado. O curso é organizado pela Embrapa Rondônia e acontece no município de Ouro Preto do Oeste.

Mosca-dos-chifres causa prejuízo na pecuária brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216107.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Presente em todo o território nacional, a mosca-dos-chifres é um inseto pequeno, mas que causa grandes danos à saúde animal. Em determinadas épocas do ano, as mais chuvosas, a infestação aumenta e a erradicação é considerada praticamente impossível. Para um controle eficaz, os pecuaristas devem conhecer o ciclo de vida do inseto e adotar o tratamento mais adequado.

Pesquisar este blog