Selecione o dia...

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Safra de grãos em 2011 deve ser 2,8% menor que a de 2010, diz IBGE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216135.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir 144,5 milhões de toneladas em 2011. A estimativa faz parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado ontem (10/11/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O primeiro prognóstico para o próximo ano aponta que o volume esperado é 2,8% inferior à safra de 2010, que deve alcançar 148,8 milhões de toneladas.

Abate de matrizes há cinco anos é a causa do alto preço da carne

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216134.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, disse ontem (10/11/10) que o preço da carne bovina, "considerado alto pelo mercado", não se deve a aumento dos percentuais de exportação ou ao custo de rações.

Comissão do Senado aprova projeto que cria Conselho Federal de Zootecnia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216132.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou ontem (10/11/10) projeto de lei que cria o Conselho Federal de Zootecnia bem como os conselhos regionais. O objetivo das instituições será fiscalizar o exercício da profissão regulamentada por lei federal. Por conter ?um vício de inconstitucionalidade? uma vez que não cabe ao Congresso e sim ao Executivo criar autarquias e conselhos, o relator Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou emenda de redação que autoriza o presidente a criar esses conselhos.

Instituto de Laticínios Cândidos Tostes abre inscrições para processo seletivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216119.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] O Instituto de Laticínios Cândidos Tostes (ILCT), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), abrirá no dia 22 de novembro de 2010, as inscrições para processo seletivo para o Curso Técnico em Leite e Derivados. Serão oferecidas 30 vagas para o primeiro semestre de 2011. As inscrições terminam no dia 3 de dezembro. A taxa de inscrição é de R$ 70.

PEC 25/06 abre oportunidade de trabalho para jovens do meio rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216136.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Jovens de 16 a 24 anos residentes há mais de cinco anos em comunidades rurais poderão ser recrutados para executar ações e serviços de assistência técnica e extensão rural. Essa possibilidade se abre com a aprovação de proposta de emenda à Constituição - PEC 25/06 - do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), ontem (10/11/10), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal.

MST se prepara para reocupar fazendas em Pernambuco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216133.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 120 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), despejadas no dia 9 de novembro de 2010 de duas fazendas no município de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, se preparam para reocupar a área. De acordo com um dos coordenadores do MST no estado, Edilson Barbosa, as famílias estão acampadas à beira de uma estrada próxima às fazendas e devem voltar para o antigo assentamento. "O pessoal só está aguardando a recomposição da estrutura, já que os barracos foram destruídos no despejo."

Latinoware 2010 apresenta softwares que estarão disponíveis gratuitamente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216131.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Três produtos que serão lançados na Conferência Latino-Americana de Software Livre, a Latinoware 2010, estarão disponíveis gratuitamente no Portal do Software Público Brasileiro, endereço eletrônico onde o governo brasileiro divulga programas de computador gratuitos, prontos para uso e compartilhamento com a sociedade e outros órgãos governamentais.

Pesquisadora da Embrapa recebe Prêmio Scopus Brasil 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216130.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Maria Fátima Grossi de Sá (foto ao lado), recebeu ontem (10/11/10) o Prêmio Scopus Brasil 2010. A premiação, promovida pela Editora Elsevier, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), está em sua quinta edição e vai consagrar dez pesquisadoras brasileiras com significativa produção científica. A chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Taciana Cavalcanti, esteve presente à solenidade de entrega do prêmio.

Viroses da bananeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216129.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A cultura da bananeira pode ser infectada por diversas viroses, como o vírus do topo em leque da bananeira, o vírus das estrias da bananeira, o vírus do mosaico do pepino, o vírus do mosaico das brácteas da bananeira, o Banana mild mosaic virus, o Banana virus X, o Abaca bunchy top virus e o Sugarcane mosaic virus. No Brasil, até o momento foram relatados o vírus do mosaico do pepino e o vírus das estrias da bananeira.

Cisticercose bovina: Um mal silencioso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216108.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As mesmas fontes fundamentais para a vida do bovino podem transmitir uma doença seríssima. Água, pastagem e alimentos contaminados são portas de entrada para o animal contrair a cisticercose, uma doença silenciosa com a qual o bovino não tem nenhum sintoma e que só é percebida após o abate. Além de prejuízo ao produtor, o problema causa danos à saúde humana.

Pesquisar este blog