Selecione o dia...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Paraná sedia evento internacional sobre cafés especiais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216188.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Comercialização, associativismo e gestão. Esse são os temas da terceira edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná ? Ficafé 2010, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro de 2010 no município de Jacarezinho. Neste ano, o evento deve atrair cerca de 4 mil visitantes, entre cafeicultores, pequenas indústrias, corretores, fabricantes de insumos e equipamentos, entidades do agronegócio, compradores de cafés especiais e outros interessados.

Comissão aprova acordo comercial entre Mercosul e países africanos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216186.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 9 de novembro de 2010, o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 2601/10. O texto prevê acordo de comércio preferencial entre os países do Mercosul e da União Aduaneira da África Austral (Sacu), que é integrada por África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia e Suazilândia.

Ibrafe e Sindicato promovem II Fórum Brasileiro de Comercialização de Feijão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216182.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Como funciona a cadeia produtiva do feijão e quais são as perspectivas fora do campo? Será que o feijão pronto é solução para o consumo voltar a crescer? Indústrias, Ministérios, produtores e pesquisadores irão apontar o que pode ser feito em conjunto durante o II Fórum Brasileiro de Comercialização de Feijão. O evento ocorrerá na cidade de Castro (PR), nos dias 26 e 27 de novembro de 2010. A realização é do Instituto Brasileiro de Feijão e Legumes Secos (Ibrafe) em parceria com o Sindicato Rural de Castro e Cooperativas.

Embrapa apresenta novas cultivares e seleções de pêssego

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216178.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da rede nacional de adaptação e validação para fruteiras apresentou frutos de cinco cultivares de pessegueiro e seleções experimentais da cultura ao XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura. O evento promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) aconteceu de 17 a 22 de outubro de 2010 em Natal (RN).

Comitiva do Sistema CNA/Senar visita Moçambique

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216187.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Interação tecnológica e troca de informações na área social levaram uma comitiva do Sistema CNA/Senar a Moçambique, na África, para uma visita que se iniciou ontem (15/11/10), sob a liderança da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), senadora Kátia Abreu.

Situação econômica da Irlanda, Grécia e Portugal preocupa europeus

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216185.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A situação econômica de Irlanda, Grécia, Portugal continua a ocupar espaço na mídia europeia. No caso da Irlanda, estão cada vez mais evidentes os sinais de que ela receberá ajuda europeia. Isso apesar de tanto Dublin quanto a União Europeia (UE) terem negado que estariam em negociações para um pacote de resgate financeiro devido à crise de endividamento irlandesa.

Feiras Agropecuárias e Economias Regionais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216184.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] Um dos maiores movimentadores das economias regionais em São Paulo são as exposições e Feiras agropecuárias, além dos rodeios. Temos 645 municípios, com quase 40 milhões de habitantes. Ou seja, cerca de 20 milhões de pessoas com potencial para comparecer às grandes feiras agropecuárias do interior. A maioria desses eventos se volta a leilões e a grandes shows, que atraem um público enorme oriundo de diversas cidades. Na região de Bauru, por exemplo, temos eventos, como a Facilpa, de Lençóis Paulista, a Agrifam, de Agudos, e a Expo Bauru, que, só no ano passado atraíram, juntas, cerca de 200 mil pessoas, segundo estimativas oficiais.

Estudo jurídico defende a segurança alimentar como direito fundamental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216183.htm
[ POLITICA # LIVROS ] Tendo como fundamento a crença no direito agrário como instrumento de efetivação dos direitos humanos, Elisabete Maniglia mergulha na ciência jurídica como forma de promover a justiça social e romper com a desigualdade social. Em sua obra As interfaces do direito agrário, dos direitos humanos e a segurança alimentar - clique aqui para baixar o livro, lançamento do selo Cultura Acadêmica, ela situa a necessária relação entre o direito à alimentação adequada, conhecido também por segurança alimentar, o direito agrário e os direitos humanos. Aqui, parte-se do conceito e do princípio de justiça social do direito agrário, pensando-se na função social da propriedade e no exercício da atividade agrária sustentável como pilar para a diminuição da fome e da miséria.

Importância na escolha de cultivares de soja ? por que diversificá-las

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216180.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Na safra 2009/2010, a soja apresentou as maiores médias de produção e produtividade desde o início do cultivo desta leguminosa no Brasil. Conforme levantamento de agosto de 2010, feito pela Conab, em Mato Grosso do Sul, a produtividade média na última safra foi superior a 3.000 kg ha, abaixo somente da média do Paraná. Muitos foram os fatores de sucesso para esse incremento de produção, entre eles, preponderou o das condições climáticas favoráveis ao pleno desenvolvimento da cultura, principalmente na região centro-sul do País. Além disso, o crescente avanço anual na produtividade é devido à incorporação de várias tecnologias ao sistema produtivo. Uma delas é o uso de novas cultivares, mais modernas e adaptadas aos diversos ambientes de cultivo no Brasil.

Umbuzeiro (Spondia tuberosa, Arr. Câm) de frutos gigantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216179.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O umbuzeiro é originado dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro (Piauí, Paraíba, Pernambuco e Bahia) e do Norte de Minas Gerais. Até o momento, essa planta não foi difundida para nenhum outro país, sendo possível sua adaptação para outras regiões secas fora do país de origem. Árvore de pequeno porte (6 m de altura), de tronco curto, copa em forma de guarda-chuva (10 a 15 m de diâmetro), xerófita e de vida longa (mais de 100 anos), possui raiz túbera ou batata (xilopódio), onde armazena água, mucilagem, glicose, taninos, entre outras).

Pesquisar este blog