Selecione o dia...

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Estados Unidos reconhecem Santa Catarina como área livre de aftosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216199.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O estado de Santa Catarina foi oficialmente reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação pelo governo dos Estados Unidos. "Não foi bondade dos Estados Unidos abrir o mercado para a gente, foi mérito nosso", disse ontem (17/11/10) o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Livro sobre pesca e piscicultura responde dúvidas de profissionais e consumidores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216205.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pescar, ao contrário do que pode pensar um leigo no assunto, é uma atividade que envolve, além de muita paciência, uma série de cuidados e atenção a detalhes que fazem a diferença. Não basta o resultado, ou seja, levar um bom peixe para casa ou para vender. É preciso entender o ambiente, respeitar a época mais favorável, usar os equipamentos adequados, conhecer os métodos de conservação e manejo dos pescados, as características das espécies da região e, claro, saber que existem leis específicas sobre a concessão de registro de pesca, sobre o estabelecimento de locais onde a atividade é proibida e várias outras exigências que o pescador artesanal e o profissional não estão dispensados de cumprir.

Proposta do Senado Federal quer tornar os Pampas patrimônio nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216204.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Entendendo que os Pampas integram um conjunto de espécies vegetais e animais com características próprias, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou, na manhã de ontem (17/11/10), iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS) incluindo essa formação na lista dos biomas brasileiros.

FAO alerta para alta de preços dos alimentos em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216202.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) advertiu ontem (17/11/10) que a tendência é que, em 2011, ocorra uma alta generalizada nos preços dos alimentos devido à baixa produção agrícola mundial. No relatório Perspectivas de Alimentação, estima-se que o cenário é sombrio em decorrência da queda na produção de cereais e de alguns tipos de grãos. A estimativa é que os projetos globais de importação de alimentos fiquem em torno de US$ 1 trilhão em 2010.

Facebook lança serviço integrado de mensagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216207.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A rede social anunciou um sistema que reúne, numa única caixa de entrada, mensagens vindas de diferentes fontes, como e-mails, sms e chats. Logo, usuários poderão ter o endereço eletrônico @facebook.com. O e-mail, quem diria, já é uma ferramenta considerada "velha" pelos jovens internautas. É essa uma das motivações que levou o Facebook a lançar um novo serviço de troca de mensagens online, batizado de Project Titan.

Pastejo rotacionado triplica produção de leite em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216206.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Experiência desenvolvida em uma unidade demonstrativa de Recreio, na Zona da Mata de Minas, está provando que, com a utilização de técnicas adequadas, é possível até triplicar a produção de leite nas propriedades rurais do município. A unidade, implantada em uma propriedade particular, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), na comunidade rural de Agaturama, conseguiu saltar de uma produção inicial de 60 litros diários de leite, em média, para 180 litros/dia, conforme informações do extensionista local, Rodrigo Junqueira.

Sisal da Bahia é o primeiro do mundo a receber certificação ISO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216203.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb), instalada na cidade de Valente, Região do Sisal na Bahia, recebeu no dia 10 de novembro de 2010 do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) a certificação ISO (International Organization for Standardization), uma norma internacional de gestão da qualidade. A certificação garante que a Apaeb está em conformidade com os requisitos contidos na Portaria do Inmetro nº 196, de 21 de agosto de 2006, e garante a venda do sisal baiano para o mercado internacional e a indústria automobilística.

Presidente Lula assina decretos na área da economia solidária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216201.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao discursar ontem (17/11/10) na reunião plenária do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da economia solidária no país. "Não apenas consolidamos políticas para a economia solidária como conseguimos motivar estados e municípios a criar e ampliar suas políticas para a atividade. Em 2003, apenas quatro governos estaduais e algumas dezenas de prefeituras tinham políticas de economia solidária. Hoje já são 18 estados e centenas de municípios", afirmou.

Composição do novo governo será anunciada até 15 de dezembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216200.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Até o dia 15 de dezembro de 2010, serão anunciados os nomes que farão parte do novo governo. A informação é do vice-presidente eleito, Michel Temer, que discutiu o assunto em café da manhã ontem (17/11/10) com a presidenta eleita, Dilma Rousseff. "Conversamos sobre a formação de governo, mas é a longo prazo. Até dia 15 estará tudo acertado", disse Temer.

Adubação verde: uma prática eficiente e econômica para recuperar, manter e melhorar a capacidade produtiva de solos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216181.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A adubação verde é uma prática agrícola milenar que tem o objetivo de melhorar a capacidade produtiva dos solos através da oferta de material orgânico vegetal não decomposto, o qual é produzido por plantas cultivadas exclusivamente para este fim manejadas no início do ciclo reprodutivo.

Pesquisar este blog