Selecione o dia...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Brasil apresenta em reunião da FAO iniciativas para recuperar pastagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216213.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As iniciativas do governo brasileiro no setor pecuário para reduzir os efeitos do chamado efeito estufa sobre a camada de ozônio ? faixa de gás responsável por evitar excesso de radiação ultravioleta sobre o planeta ? estão entre os assuntos discutidos em Buenos Aires durante encontro coordenado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Comissão Nacional de Café discute importância de identificação geográfica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216217.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) começou a discutir ontem (18/11/10), em Brasília, a importância de adotar critérios de identificação geográfica para o café, metodologia que permite a diferenciação do produto e abre a possibilidade de o cafeicultor receber mais pelo produto no momento de comercialização da safra.

Mercosul terá fundo para apoiar projetos de fortalecimento da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216212.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os governos dos países que integram o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) vão constituir fundo de R$ 100 milhões para apoiar as iniciativas de fortalecimento da agricultura familiar. A medida foi aprovada ontem (18/11/10), durante a instalação da 4ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), com a assinatura de protocolo pelos países-membros.

Secadora de frutas é lider de pedidos na Embrapa Informação Tecnológica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216210.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cartas, cartas e mais cartas. Desde o final do mês de outubro de 2010, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília (DF), tem atendido pedidos que chegam dos quatro cantos do Brasil, vindos de pessoas que assistiram ao programa de TV Globo Rural, veiculado dia 24 de outubro, em que foi exibida reportagem sobre o secador de frutas artesanal, desenvolvido pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Guaratiba/RJ).

Banco do Brasil vai financiar máquinas para agricultores africanos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216216.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A partir de 2011, os agricultores da África poderão comprar máquinas, tratores e equipamentos do Brasil, com assistência técnica, financiados pelo Banco do Brasil (BB). A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou no dia 17 de novembro de 2010 a concessão de empréstimos para o Programa Mais Alimentos.

Entrada do Operador Virtual na telefonia celular deve reduzir os preços

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216215.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Após o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovar ontem (18/11/10) a criação do Operador Virtual de Telefonia Móvel, o presidente da agência, Ronaldo Sardenberg, disse que o objetivo é aumentar a competição no setor e sua abrangência. Na Anatal há, também, a expectativa de redução de preços na telefonia celular.

Publicado o decreto sobre o Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216214.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Diário Oficial da União (DOU) publica ontem (18/11/10) o decreto que institui o Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário (SCJS) - clique aqui para acessar, com sua estrutura e funcionamento, além de criar uma comissão gestora nacional. O decreto foi assinado no dia 17 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, junto com outro decreto que disciplina o funcionamento do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Pronic).

Agricultura familiar tem potencial para fornecer alimentos para todo mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216211.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura e Pesca da Argentina, Julián Dominguez, disse ontem (18/11/10) que a agricultura familiar tem grande potencial para fornecer alimentos ao mundo e sua prática "consolida em cada país a característica de verdadeira república quando apoia os entes que protagonizam a produção".

Há formas de reduzir emissão de gases de efeito estufa pela pecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216209.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O pesquisador Alexandre Berndt, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), encerrou o 5º Simpan (Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal) em Corumbá (MS) afirmando que existem formas eficientes de reduzir os gases de efeito estufa emitidos pela pecuária. Segundo ele, parte desses estudos é recente e ainda não foi publicada. Mas em breve serão informações de acesso público.

Dia de Campo na TV mostra como produzir mudas uniformes e de alta qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216208.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O assunto principal do Dia de Campo na TV desta semana é a Micropropagação in vitro: plantas uniformes e de alta qualidade. O programa vai ao ar hoje (19/11/10), pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E no dia 21, às 8h pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise no dia 24, às 9h10, e no dia 26, às 16h.

Pesquisar este blog