Selecione o dia...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Triplicaram as relações comerciais e políticas entre Brasil e países africanos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216246.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em oito anos, o Brasil e a África ficaram mais próximos. Foram intensificadas as relações políticas, econômicas, comerciais e de ajuda humanitária, além da cooperação na agricultura, saúde e educação. O comércio bilateral saltou de US$ 6 bilhões, em 2002, para US$ 19 bilhões, em 2009. O mesmo ocorreu com o número de embaixadas de países africanos no Brasil que, no mesmo período, aumentou de 18 para 30.

CNA aposta em Moçambique como grande produdor de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216249.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Para a presidenta da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu, Moçambique tem condições de ser um dos grandes fornecedores de alimentos da África. "A pesquisa agropecuária foi o instrumento mais poderoso que fez do Brasil a potência que é hoje. E disso o Brasil está abrindo mão e cedendo à África", disse ela, que também é senadora pelo DEM do Tocantins. A comitiva de técnicos brasileiros veio ao país conhecer oportunidades no setor agroindustrial e trocar experiências.

Países do Mercosul adotarão programas de agricultura familiar do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216248.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os acordos para levar a outros países do Mercosul experiências brasileiras bem-sucedidas foram um dos principais avanços da 14ª Reunião Especializada sobre a Agricultura Familiar no Mercosul, que terminou no dia 19 de novembro de 2010 em Brasília. Um protocolo assinado por Argentina, Paraguai e Uruguai permitirá que eles implantem o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que contribuiu para a expansão da produção familiar no Brasil.

Pós-emergência da soja: hora de controlar plantas daninhas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216238.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Quando se pensa em controlar plantas daninhas na cultura da soja, o ideal é que este procedimento seja iniciado antes da semeadura, para que esta ocorra em lavoura "limpa". Após a emergência da soja, o momento de controle de plantas daninhas dependerá das características da infestação da área, normalmente devendo ser realizado de 15 a 20 dias depois da emergência e, se necessário, cerca de 20 dias após a primeira aplicação.

Vinícola brasileira quer exportar suco de uva para países árabes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216250.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma bebida não alcoólica e 100% natural. Assim é o suco de uva produzido pela vinícola Galiotto, no município de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. E são justamente essas duas características que levaram a empresa apostar no mercado árabe para iniciar as exportações do produto.

Lula foi o presidente que mais visitou o continente africano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216247.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com 12 viagens durante os oito anos de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o governante brasileiro que mais visitou o Continente Africano, segundo o subsecretário-geral de Assuntos Políticos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Piragibe Terragô. Essa intensa relação também fez com que líderes africanos viessem ao Brasil. Em oito anos de governo Lula, segundo Terragô, praticamente todo mês há uma autoridade que visita o Brasil. Em novembro de 2010, o presidente da Zâmbia, Rupiah Bwezani Banda, passou por Brasília.

Fundação Palmares quer certificar 1.578 comunidades quilombolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216245.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Certificar 1.578 comunidades que se autodefiniram quilombolas é a meta da Fundação Cultural Palmares (ligada ao Ministério da Cultura) nos oito anos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A maioria dessas comunidades está localizada nos estados da Bahia, do Maranhão, do Pará, de Minas Gerais e Pernambuco.

Tabela com reajuste do IR de pessoas físicas vale para declaração de 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216244.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os contribuintes pessoas físicas que preencherão a declaração do Imposto de Renda em 2011 continuarão com os benefícios fiscais da correção da tabela progressiva mensal estabelecida pela Medida Provisória (MP) 340. Editada em 2006, o objetivo da medida foi corrigir parte das perdas da renda dos trabalhadores com a inflação.

Vírus da murcha do abacaxi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216243.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] As murchas em abacaxizeiro podem ser causadas principalmente por encharcamento, deficiência hídrica, fungos e vírus. Aqui será abordada a murcha causada por vírus. O vírus da murcha do abacaxi causa prejuízos de dois modos: levando a planta à morte, antes mesmo da frutificação, ou impedindo a frutificação normal pelo elevado número de frutos refugos.

O melhor fungicida contra a ferrugem asiática da soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216239.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A ferrugem asiática da soja (FAS) é uma doença causada por um fungo biotrófico (que só sobrevive e se reproduz em plantas vivas), e que causa desfolha das plantas de soja e, consequentemente, perda de produtividade. O fungo causador da doença, Phakopsora pachyrhizi, está amplamente disseminado no Brasil onde ocorre desde o ano de 2001. De lá para cá, a ferrugem tem sido a principal doença da soja, exigindo muita atenção por parte dos produtores e da assistência técnica.

Pesquisar este blog