Selecione o dia...

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Novo Código Florestal acirra disputa entre ruralistas e ambientalistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216315.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A atualização do Código Florestal brasileiro, que completou 45 anos este ano, é vista como necessária para que o Brasil disponha de base legal capaz de compatibilizar a proteção da vegetação com o ordenamento de atividades agrícolas e do avanço das cidades. Em tese, os diferentes segmentos envolvidos concordam que o país precisa desse novo marco legal. Mas quando a discussão entra no campo das novas regras a serem previstas na lei florestal, ruralistas e ambientalistas assumem posições opostas.

Código Florestal divide opiniões antes mesmo de chegar ao Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216316.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Enquanto a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) defende a votação, ainda em 2010, do novo Código Florestal que tramita na Câmara dos Deputados, com uma rápida aprovação no Senado Federal, a senadora Marina Silva (PV-AC) considera o texto um grande retrocesso na proteção dos recursos florestais e quer ampliar a discussão com a sociedade.

C2Rural transmite ao vivo leilão da CowParade Porto Alegre 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216313.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O C2Rural ? nova ferramenta de transmissões via web do Canal Rural ? vai transmitir com ineditismo no dia 1º de dezembro de 2010, direto de Porto Alegre (RS), o leilão das 79 obras de arte da CowParade, exposição que percorre o mundo e que esteve em 2010 pela primeira na capital gaúcha, proporcionado pelo patrocínio exclusivo da Mu-Mu. O evento ocorre no Teatro Bourbon Country, a partir das 19 horas, com limite de público.

A importância nutricional do feijão e a queda do consumo foram temas de palestras em Castro, no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216309.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Transformar o feijão escuro e sem uso em farinhas de proteínas. Melhorar a produção, otimizar as propriedades. Retardar o envelhecimento. Estes e outros temas foram abordados durante a palestra do Engenheiro de Alimentos e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ivo Mottin Dermiate. A palestra de tema A importância nutricional do feijão e processos industriais que visam simplificar o preparo, foi feita na manhã do dia 27 de novembro de 2010, durante o II Fórum e II Encontro do Feijão, em Castro no Paraná.

Lula terá direito a oito funcionários quando deixar a Presidência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216318.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Quando entrar para o grupo dos ex-presidentes da República, a partir de janeiro de 2011, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda poderá contar com oito funcionários públicos a seu dispor. A lista de itens aos quais os ex-presidentes têm direito inclui quatro seguranças e dois motoristas treinados pelo Gabinete de Segurança Institucional, além de dois carros oficiais.

Perfil agrícola do município determina tamanho do módulo fiscal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216317.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma propriedade rural pode ser classificada em pequena, média ou grande de acordo com o tamanho da área do imóvel, expresso em módulos fiscais. Por sua vez, o tamanho de um módulo fiscal, unidade de medida expressa em hectares, é fixado para cada município, considerando os seguintes fatores:

Novas variedades de milho GM representam avanço para mercado agrícola brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216314.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Colocar à disposição do produtor brasileiro novas possibilidades de produzir mais e com melhor qualidade é um grande avanço para o mercado agrícola brasileiro, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) Narciso Barison, que falou sobre as aprovações de duas novas variedades de milho geneticamente modificado, no dia 22 de novembro de 2010, pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) - uma resistente a insetos e tolerante ao glifosato e outra também é resistente a insetos e tolerante a herbicidas.

Aprosmat alerta sobre a época ideal de coleta de amostra para a identificação de nematóides

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216312.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) faz o alerta aos agricultores para importância sobre o diagnóstico exato sobre a população de nematóides existentes nas propriedades. O período ideal para coleta de amostras de análises nematológicas para identificação de gênero, espécie e raça compreende entre o florescimento até antes da colheita, no caso da soja.

Fenagro 2010 marca a união da agropecuária baiana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216311.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro) foi aberta oficialmente ontem (28/11/10), no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, pelo governador Jaques Wagner. A Fenagro é um dos maiores eventos do setor no país e, de acordo com os organizadores, deverá atrair cerca de 200 mil pessoas e gerar negócios da ordem de R$ 100 milhões, dos quais R$ 20 milhões da venda direta de animais.

11 marcas de feijão foram reprovadas em teste de qualidade, aponta Ibrafe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216310.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Apenas 23% das marcas de feijão vendidas em Curitiba empacotam o feijão tipo I, como descrito na embalagem. Este foi o resultado da pesquisa encomenda pelo Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe), divulgado no dia 26 de novembro de 2010, durante o II Fórum Nacional e II Encontro Paranaense do Feijão. Das treze marcas pesquisadas, 11 estavam em desacordo com a legislação e apresentavam dados incorretos em suas embalagens.

Pesquisar este blog