Selecione o dia...

terça-feira, 30 de novembro de 2010

MEC entrega 30 escolas de educação profissional e 25 campi de universidades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216328.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, entregaram ontem (29/11/10) 30 escolas federais de educação profissional ? 18 já em funcionamento e 12 com previsão para o início de 2011. Foram inaugurados ainda 25 campi ligados a 15 universidades federais.

Monsanto repassa R$ 5,9 milhões para projetos de pesquisa da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216324.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Nove projetos de pesquisa da Empresa Brasileira de Pequisa Agropecuária (Embrapa), todos voltados para a agricultura nacional, serão beneficiados com recursos, na ordem de R$ 5,9 milhões, destinados pela Monsanto ao Fundo de Pesquisa Embrapa-Monsanto. Os valores são oriundos do compartilhamento dos direitos de propriedade intelectual, a título de royalties, sobre a comercialização de variedades de soja da Embrapa com a tecnologia Roundup Ready® na safra 2009/2010.

Programa Semeando comemora 10 anos de educação ambiental em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216323.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar Minas) e os Sindicatos dos Produtores Rurais realizam hoje, 30 de novembro de 2010, em Belo Horizonte (MG), um multievento para comemorar os 10 anos do Programa Semeando. Está prevista a participação de cerca de 700 pessoas, entre alunos, professores, diretores de escolas e familiares.

Empresas rurais rentáveis fixam no campo famílias que participam do QTRural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216322.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Vai longe o tempo em que viver na área rural era sinônimo de trabalho duro, pouca renda e falta de conforto. Nos últimos anos essa realidade vem sendo substituída gradativamente. Está cada vez mais comum encontrar famílias que declaram sem medo de arrependimento: "não temos nenhum interesse em sair do campo para morar na cidade. Aqui temos mais qualidade de vida".

IBGE: Brasil já tem 190,7 milhões de habitantes, segundo Censo 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216329.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A população brasileira é de 190.732.694 pessoas, segundo o resultado do Censo 2010, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem (29/11/10). Em relação ao Censo 2000, a população brasileira cresceu 12,3% em uma década, o equivalente a 20,9 milhões de brasileiros. Mas ritmo de crescimento, porém, foi inferior aos 15,6% verificado na década anterior (1991 a 2000).

Crescem vendas de maçã brasileira aos países árabes em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216327.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Apesar do câmbio desfavorável, os produtores brasileiros de maçãs aumentaram as suas vendas da fruta ao mercado árabe entre janeiro e outubro de 2010. Foram enviadas à região 5,9 mil toneladas no acumulado do ano até outubro contra 4,9 mil toneladas do mesmo período do ano passado, com crescimento de 20%. O volume é baixo se comparado ao total exportado pelo Brasil - 92 mil toneladas ? e significa 6,5% dos embarques. Mas o mercado árabe apresentou aumento de compras, enquanto as exportações em geral estão em queda.

Presidente diz que Programa de Aquisição de Alimentos será mantido por Dilma

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216326.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou ontem (29/11/10) como revolucionário o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e afirmou que o projeto deverá ser mantido e aperfeiçoado no governo de Dilma Rousseff. Em seu programa semanal Café com o Presidente, Lula explicou que o programa atinge cerca de 2.300 municípios brasileiros, com 3 milhões de toneladas de alimentos de 160 mil pequenos agricultores distribuídos para 15 milhões de pessoas. Ao todo, 25 mil instituições participam do projeto.

IAC inaugura Laboratório de Biotecnologia e Qualidade de Frutas em Jundiaí

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216325.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com a meta de alcançar melhor qualidade de frutas e reduzir o tempo de pesquisa para obtenção de novas variedades, o Instituto Agronômico (IAC) de Campinas (SP) vai inaugurar o Laboratório de Biotecnologia e Qualidade de Frutas, em Jundiaí, hoje (30/11/10), às 14 horas. O IAC é um instituto da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA).

IMA estabelece normas para atendimento a doenças em aves em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216321.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) publicou a portaria nº 1.104, de 25 de novembro de 2010, que estabelece normas para o atendimento a suspeitas ou casos confirmados de doenças em aves no estado de Minas Gerais. A portaria determina a interdição de granjas avícolas ou outros estabelecimentos com suspeita ou caso confirmado de doenças de notificação obrigatória que são as doenças de vigilância epidemiológica que devem ser notificadas à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), tais como Influenza Aviária, Newcastle e Laringotraqueíte infecciosa das aves.

Abrir caminho para o etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216319.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] "A biomassa é, de longe, a mais viável fonte sustentável de combustíveis líquidos que, por sua vez, continuarão a ser necessários por muito tempo, se não indefinidamente." A afirmação é de uma carta publicada na edição atual da revista Science, de autoria de Lee Lynd, professor da Thayer School of Engineering do Dartmouth College, e de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp e professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Pesquisar este blog