Selecione o dia...

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mudança do Código Florestal põe em xeque liderança ambiental do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216396.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em Cancun, Brasil reafirma compromisso com a diminuição das emissões e a proteção das florestas, mas um projeto de lei polêmico lança dúvidas sobre a posição brasileira: o novo Código Florestal. Diante da imprensa internacional, os representantes do governo brasileiro evitam falar sobre o assunto em Cancun. Mas o projeto de lei que altera o Código Florestal brasileiro está na pauta de quem acompanha a discussão ambiental em qualquer parte do mundo.

Missão no Oriente Médio rende negócios para empresas brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216395.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A missão comercial que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) promove ao Oriente Médio rende negócios a empresas do Brasil. É o caso do Grupo JBS/Friboi, multinacional brasileira do ramo de alimentos. "A missão está sendo boa para fechar a estratégia para 2011", disse Glauber Pires Ferreira, da divisão de carnes da companhia, durante encontro empresarial realizado no dia 4 de dezembro de 2010, em Riad, capital da Arábia Saudita.

Câmara dos Deputados rejeita projeto sobre delegação de inspeção sanitária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216393.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados rejeitou no dia 1º de dezembro de 2010 o Projeto de Lei 3051/08, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que autoriza os secretários de Agricultura dos estados e do Distrito Federal a liberar o comércio interestadual em estabelecimentos pré-inspecionados.

Estudo promove o melhoramento genético de espécies agrícolas fluminenses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216369.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cada vez mais, os estudos mostram como as hortaliças, popularmente conhecidas como legumes e verduras, são indispensáveis à alimentação. Atualmente, os nutricionistas recomendam de quatro a cinco porções por dia, para que o organismo funcione bem e se mantenha saudável. Para Rosana Rodrigues, pesquisadora do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal (LMGV), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), mais do que um papel importante para a saúde da população, as hortaliças representam uma grande fatia do agronegócio no estado do Rio de Janeiro, sobretudo como uma boa opção para pequenos e médios produtores.

Tratores flex para países de clima quente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216394.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A AGCO Sisu Power, fabricante de motores para equipamentos agrícolas, está desenvolvendo um motor flex, que funciona com diesel e etanol, pensado especialmente para o mercado brasileiro. O novo motor deve estar disponível a partir de 2012 e será utilizado em tratores e colheitadeiras das marcas Valtra e Massey Ferguson ? pertencentes ao grupo americano AGCO.

Comissão da Câmara aprova política de conservação do cacau "cabruca"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216392.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou no dia 1º de dezembro de 2010 proposta que institui a política de conservação das áreas de cultivo tradicional de cacau no sistema "cabruca". De baixo impacto ambiental, esse sistema se fundamenta na implantação da cultura do cacau sob a proteção de árvores da Mata Atlântica. Ele é caracterizado por uma densidade igual ou maior a 40 árvores de espécies nativas por hectare.

Brasil terá inventário florestal atualizado a cada cinco anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216391.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Para produzir informações sobre os recursos florestais do Brasil, tanto os naturais como os plantados, uma iniciativa do governo brasileiro com apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) pretende atualizar o Inventário Florestal Nacional, produzido em 1980. Na nova versão, a metodologia de levantamento das florestas foi adaptada à realidade brasileira, que detém grande diversidade florestal distribuída por cinco biomas.

Seminário Frutas Nativas do Rio Grande do Sul acontece hoje

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216389.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Acontece hoje, dia 6 de dezembro de 2010, o Seminário Frutas Nativas do RS: coleta, beneficiamento e comercialização, na Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Será discutida a questão do uso e da conservação de espécies de plantas frutíferas, a partir de uma demanda prioritária dos agricultores e de técnicos preocupados em aperfeiçoar a legislação que fazem parte do DEFAP- SEMA e de pesquisadores que vislumbram o papel estratégico deste tema.

Site disponibiliza nova edição da Revista PUCRS Informação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216387.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Já está disponível na internet a nova versão on-line da Revista PUCRS Informação, número 152, referente aos meses de novembro e dezembro de 2010. O site www.pucrs.br/revista veicula na íntegra o conteúdo da versão impressa, que já circula no Campus e está sendo enviada aos alunos. Veja alguns destaques desta edição: A energia que vem da mandioca; Os novos caminhos da Educação Continuada; e, Conservação de baleias jubarte pela genética.

Inscrições abertas para Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal na UFRJ

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216368.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas as inscrições do processo seletivo para pós-graduação e mestrado no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os candidatos serão avaliados através de prova escrita com tópicos de Genética, Fisiologia Vegetal e Microbiologia, além de prova de inglês, entrevista e análise de documentação.

Pesquisar este blog