Selecione o dia...

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Para investir mais, produtores de algodão pedem garantia de preço mínimo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216406.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores de algodão defenderam ontem (06/12/10) em Brasília uma nova política governamental de garantia de preço mínimo. A justificativa apresentada pelo novo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Sérgio De Marco, é que o setor é o segundo maior gerador de empregos do país, depois da construção civil, e "pode garantir, em muitos momentos, na flutuação de mercado, mais rentabilidade que a própria soja".

Regulamentação de pesquisa e comércio de clones de animais na pauta do Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216403.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal se reunirá amanhã (08/12/10), a partir das 8h30, para apreciar e votar uma pauta com 27 matérias. Dentre elas, destaca-se projeto de lei - PLS 73/07 -, de autoria da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que regulamenta as atividades de pesquisa, produção, importação, liberação no ambiente e comercialização de clones de mamíferos, exceto humanos, peixes, anfíbios, répteis e aves. O projeto tem parecer favorável com emenda substitutiva do senador Gilberto Goellner (DEM-MT).

Mais uma safra de soja está no campo ou ?a sorte está lançada?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216399.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] Aparentemente não deve existir relação entre a frase proferida por César ("alea jacta est"- a sorte está lançada) em um momento decisivo da história do antigo Império Romano (49 A.C.) e a conclusão da semeadura de uma nova safra de soja. Mas, diante da variabilidade da produtividade que se verifica de uma safra para outra, parece que cada ano é uma nova aposta, visto a grande incerteza de como será a colheita e o resultado final da safra.

Assentamentos em Sergipe querem ser pólo de alimentos biofortificados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216350.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] José Alves dos Santos Filho vive em Carira, a 160km de Aracaju (SE), e preside a Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Edmilson Oliveira. Emocionado e sob aplausos recebeu o Prêmio de Boas Práticas de Transferência de Tecnologia, concedido pelo Governo de Sergipe, em função da influência que a Associação exerce na região no que tange a busca e a adoção de tecnologias ligadas às culturas do milho, feijão, abóbora e algodão. Mesmo com todas as restrições de solo e água, nos últimos cinco anos, a Associação tem sido um modelo de desenvolvimento no agreste sergipano.

Pagamento por serviços ambientais aproxima ambientalistas e ruralistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216405.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Proposta que determina compensação financeira por preservação e recuperação do meio ambiente, aprovada no dia 1º de dezembro de 2010 pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, é considerada fundamental por parlamentares dos dois grupos.

Contrato entre indústria e produtores rurais é tema de mesa-redonda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216404.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A subcomissão para avaliar as relações de integração e propor medidas para melhorar a relação entre indústrias e produtores rurais realiza hoje (07/12/10) uma mesa redonda para discutir o anteprojeto do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

Arroba do cordeiro segue valorizada no mercado interno

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216402.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os criadores de ovinos em geral estão bastante satisfeitos com a atividade, que atravessa um momento promissor no Brasil. O preço em alta da carne e a tendência de aumento do consumo per capita (impulsionado pelas comemorações de final de ano) são fatores que contribuem para aumentar esse grau otimismo. Impulsionado pela elevação dos preços da arroba bovina, bem acima do patamar histórico esperado para esta época do ano, o cordeiro também tem registrado preços crescentes no mercado nacional.

Lavouras de soja no Brasil são beneficiadas pelas chuvas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216401.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O início de dezembro de 2010 começou bem diferente de como foi novembro. Isso porque, foram registradas chuvas no Paraná, Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e também no sul de Mato Grosso do Sul. Essas precipitações são muito importantes, não só pela época do ano, mas por que revertem um padrão de pouca chuva já observado em novembro e beneficiam diretamente a lavoura de soja.

I Ciclo de Palestras da Comissão de Sementes e Mudas do Tocantins

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216390.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Faculdade Católica do Tocantins vai sediar no dia 9 de dezembro no Campus de Ciências Agrárias e Ambientais o I Ciclo de Palestras da Comissão de Sementes e Mudas do Estado do Tocantins.

Pesquisa revela que hipergravidade aumenta crescimento de plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216388.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma descoberta que pode modificar a indústria farmacêutica. Esse é o foco do grupo de pesquisa coordenado pela professora da Faculdade de Farmácia da PUCRS Marlise dos Santos, que estuda uma forma de obter crescimento mais rápido das plantas - utilizadas na produção de medicamentos e cosméticos - em menos tempo. O estudo Cultivo de plantas sob condições de hipergravidade inaugurou o Espaço Inovapuc no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, local que apresenta os resultados das pesquisas da Universidade em exposições temporárias.

Pesquisar este blog