Selecione o dia...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Políticas públicas para agricultura familiar precisam avançar, diz ministro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216416.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao fazer um balanço da pasta nos oito anos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, afirmou ontem (07/12/10) que a renda na agricultura familiar melhorou, mas que as políticas públicas no setor ainda precisam avançar.

Combate à desertificação terá sistema de alerta em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216412.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), pretende colocar em operação, a partir de 2011, o Sistema de Alerta Precoce de Secas e Desertificação (SAP). Além de gerar informações imprescindíveis para a orientação das políticas públicas de mitigação e adaptação, o sistema está sendo pensado para atuar também no enfrentamento de fenômenos climáticos extremos, como enchentes.

Obras da ferrovia Centro-Oeste começam ainda em 2010, segundo Ministro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216410.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério dos Transportes (MT) iniciou o projeto executivo da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), construção que integrará a produção da região aos portos brasileiros por meio de ligações com a Ferrovia Norte-Sul. Em audiência pública no Senado Federal no dia 2 de dezembro, o ministro Paulo Sérgio Passos declarou que as obras devem ser iniciadas até o fim de 2010.

Brasil alcança mais visibilidade mundial na produção científica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216408.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Brasil ocupa a 14ª posição entre os países de maior produtividade científica, segundo os dados mais recentes do ranking SCImago, índice que leva em conta o número de publicações (o país registrou 34.145 em 2008), documentos citáveis (32.829) e citações (38.237).

Embrapa coordena processo para protocolar registro de agrotóxicos para a cultura da mandioca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216415.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O pesquisador Rudiney Ringenberg, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é o coordenador da Comissão Técnica de Registro de Agrotóxicos para Mandioca que vai protocolar, em janeiro de 2011, o pedido de extensão do Limite Máximo de Resíduo (LMR) para agrotóxicos já registrados no agrupamento referência (batata e cenoura).

Fontes alternativas de energia no Paraná equivalem a uma turbina de Itaipu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216413.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Geradores descentralizados de até 30 MW (megawatts) que utilizam fontes alternativas para produzir energia elétrica ? como as pequenas centrais e as centrais geradoras hidrelétricas, a energia eólica, gás natural e bagaço de cana ? já representam um avanço importante na diversificação da matriz energética no Paraná. Neste ano, a soma das potências instaladas nessas pequenas centrais produtoras chegou a 743 MW, o equivalente a uma turbina da Usina de Itaipu.

Com eclusas, Tucuruí triplica capacidade de transporte de carga

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216411.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Após 30 anos do início das obras, o presidente Lula inaugurou, no dia 30 de novembro de 2010, as duas eclusas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. A construção permite a navegação sem interrupções entre os rios Tocantins e Araguaia, na região Norte do país. A partir de agora, comboios de até 19 mil toneladas poderão trafegar em 445 km entre o Porto de Vila do Conde (PA) e a cidade de Marabá (PA), onde está prevista uma plataforma multimodal que integrará hidrovia, ferrovia e rodovia.

ANTT abre audiência pública até 31 de dezembro para discutir cartão-frete

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216409.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Muito debatida no setor desde a extinção da carta-frete, a regulamentação de uma nova forma de pagamento para os serviços de transporte de carga começa a ser discutida pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Por meio de audiência pública, a instituição abriu a proposta da resolução para sugestões e contestações.

Caracterização do quadro atual e principais ameaças à produção de coco seco no Nordeste do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216398.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A cultura do coqueiro da variedade gigante do Brasil, notabilizou-se ao longo dos anos, como cultura geradora de renda, responsável pela sobrevivência principalmente de pequenos produtores ao longo da faixa litorânea do Nordeste. Em função do seu ciclo contínuo de produção, e da sua capacidade de adaptação aos solos arenosos e aos déficits hídricos estacionais característicos desta região, a cultura do coqueiro da variedade gigante, destacou-se pela sua capacidade de produção em condições adversas onde nenhuma outra cultura consegue lhe fazer concorrência.

Fealq promove Oficina sobre Aplicação de GPS de Navegação na Agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216407.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A 22ª Oficina sobre Aplicação de GPS de Navegação na Agricultura será realizada no dia 19 de março de 2011, em Piracicaba (SP). A oficina é organizada pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e pretende orientar os participantes sobre o funcionamento do sistema de navegação e posicionamento global por satélite e suas utilizações na área agrícola.

Pesquisar este blog