Selecione o dia...

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CRA aprova redução do ITR a partir do momento em que ocorrer calamidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216484.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os produtores rurais que tiverem perda de safras e pastagens devido a calamidades públicas poderão passar a pagar menos Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) a partir da data da verificação do prejuízo. É o que prevê proposta aprovada ontem (14/12/10) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal e que segue agora para análise, em decisão terminativa , da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Queijo Artesanal Serrano conquista certificação no Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216482.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Hoje (15/12/10) será um dia histórico para o queijo artesanal serrano. Ao meio-dia, o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Gilmar Tietböhl, assinará o Termo de Regulamentação do Queijo Artesanal Serrano, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Bom Jesus (RS). Estarão presentes lideranças de 11 municípios da região, produtores e representantes das entidades envolvidas no Projeto de Qualificação e Certificação do Queijo Artesanal Serrano, que deu origem à Portaria.

Quarto levantamento indica safra de 48,1 milhões de sacas na safra 2009/2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216476.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção de café beneficiado no Brasil, chega, na safra 2009/2010, a 48,1 milhões de sacas de 60 quilos, com um aumento de 21,9% sobre as 39,5 milhões de sacas do ciclo anterior. Em relação à última pesquisa, realizada em setembro, houve crescimento de 1,9%. O resultado é o quarto e último levantamento da safra atual, divulgado ontem (14/12/10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Comissão aprova limites para área de preservação às margens de lagos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216485.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou no dia 8 de dezembro de 2010 proposta que estabelece os limites das Áreas de Preservação Permanente (APPs) localizadas às margens de lagos e lagoas naturais e artificiais, nos meios urbano e rural. A proposta, que altera o Código Florestal (Lei 4.771/65), também prevê as condições de ocupação dessas áreas.

Canal Rural neutraliza 442 toneladas de CO2 em ação inédita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216483.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Dirigida aos profissionais do mercado publicitário, a ação Baixe Uma Semente, promovida pelo Canal Rural para neutralizar emissões de dióxido de carbono (CO2), chegou ao final. Foram plantadas 1.105 sementes virtuais nas oito semanas de campanha - o que significa que 2.210 árvores reais serão plantadas no município de Prado Ferreira, no interior do Paraná. Cerca de 600 profissionais do mercado publicitário e de marketing baixaram suas sementes e neutralizaram suas emissões semanais de CO2.

Planejamento é essencial para uma lavoura saudável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216481.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O agricultor chega ao laboratório trazendo algumas plantas meio murchas, mal desenvolvidas, em busca de uma resposta para a pergunta: que doença é essa na minha lavoura? E em busca de uma solução: o que posso fazer pra resolver esse problema? Subitamente o agricultor é rodeado por pesquisador, técnico, estagiário e quem mais estiver por perto, e então começa o interrogatório: Que cultivar é essa? Quando semeou? O sintoma é em manchas ou generalizado? E por aí vai. Muitas vezes a resposta à primeira pergunta é: as plantas não estão doentes. Pelo menos não como num caso clássico de um patógeno causando doença numa planta.

Café: campeão do Concurso Nacional é João Antônio Garrote, de Itaí, S.Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216478.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] João Antônio Garrote, da Estância São Francisco, de Itaí, município paulista da região de Piraju, é o grande vencedor do 7º Concurso Nacional de Qualidade dos Cafés do Brasil, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). A cafeteria paulista Santo Grão arrematou por R$ 5.110,00 a saca de café arábica variedade catuaí, cereja descascado, produzida por Garrote, maior valor pago no leilão dos lotes finalistas deste certame. Com isso, o Santo Grão conquistou o título de empresa Campeã do concurso, na categoria Ouro.

UENP e Tecpar ampliam certificação de produtos orgânicos no Norte do Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216477.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, assinou convênio de parceria entre a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Prefeitura Municipal de Jacarezinho para disseminar a cultura orgânica com o projeto piloto Sistema de Cerificação de Produtos Orgânicos, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Cocal Alimentos completa 40 anos e planeja expansão para Goiás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216475.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Cocal Alimentos, um dos principais fornecedores de arroz de Minas Gerais, Bahia e Piauí, completa quatro décadas. A empresa que tem sede em Uberlândia (MG) planeja uma fase de expansão já para 2011: implantar uma filial de beneficiamento de arroz na região Centro-Oeste do país, focando inicialmente o sul de Goiás.

Pesquisar este blog