Selecione o dia...

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Produção de carne de frangos brasileira supera 12 milhões de toneladas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216536.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção brasileira de carne de frango deverá crescer 10,9% em 2010, no comparativo com o ano anterior. De acordo com dados preliminares da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), a perspectiva é de que a produção atinja um total de 12,180 milhões de toneladas, superando em mais de 1,2 milhão de toneladas o volume total de 2009, um recorde histórico para o setor.

Pesquisas na área de sustentabilidade agropecuária receberão financiamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216535.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Sete projetos de pesquisa de Minas Gerais receberão, juntos, R$ 3,6 milhões para o desenvolvimento de trabalhos em redes que visem contribuir significativamente para o avanço da sustentabilidade da agropecuária nacional. Eles foram aprovados no Edital 22/2010 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Programa Repensa.

Comissão da Câmara aprova medicamento genérico de uso veterinário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216528.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou no dia 15 de dezembro de 2010 proposta que institui o medicamento genérico de uso veterinário e regulamenta seu uso. Foi aprovado o substitutivo do Senado Federal ao Projeto de Lei 1089/03, do deputado Benedito de Lira (PP-AL).

Safra baiana de grãos cresce 51,4% em quatro anos: 23,5 milhões de toneladas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216527.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Dados da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri) mostram que nos últimos quatro anos (2007/2010) a produção de grãos baiana cresceu 51,4%, atingindo a marca de 23,5 milhões de toneladas. Em 2010, o estado alcançou recorde histórico de produção, com 6,73 milhões de toneladas. A força do agronegócio baiano pode ser medida pelos números que apresenta: 24% do PIB, 30% dos empregos gerados e 37% das exportações. A produção de grãos na safra 2009/2010 representou crescimento de 16,5%, em comparação à safra 2008/2009.

Pesquisadores mineiros desenvolvem veículo misto para agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216534.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão desenvolvendo um veículo misto, que reúne as funções de trator e caminhão em um só equipamento. O projeto foi iniciado em 2004, com recursos do Sebrae-MG. Posteriormente, obteve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio do Projeto Inventiva, que financia a construção de protótipos.

Encontro em São Luiz, no Maranhão, aborda a cadeia produtiva do babaçu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216533.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O estado do Maranhão tem ocorrência natural de 2/3 do babaçu do Brasil, e em conjunto com outros 9 estados, detêm cerca de 14,5 milhões de hectares de babaçuais nativos. O extrativismo tradicional é a principal forma de exploração, e há uma grande oportunidade para a inserção organizada de "espécie vegetal" e "território" no programa de produção de matérias-primas e resíduos de qualidade para a agroenergia do Brasil.

Paraná pede medidas de liquidez para a comercialização do trigo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216532.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores de trigo paranaenses pedem uma nova política de comercialização que eleve o preço mínimo para R$ 537,42 por tonelada e amplie a cobertura do seguro para perdas nas lavouras e na produção em caso de queda da qualidade causada por condições climáticas. Uma pauta de reivindicações foi discutida em reunião realizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no dia 15 de dezembro de 2010. "O que o setor produtivo quer é uma política que dê sustentabilidade aos produtores", disse o secretário da Agricultura, Erikson Camargo Chandoha.

Produtividade agropecuária brasileira cresce 5,8% de 2003 a 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216531.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em 2003, a área plantada com grãos era de 40 milhões de hectares. Oito anos depois, essas culturas ocupam 47 milhões de hectares, crescimento de 17,5%. O Brasil produz mais alimentos numa área que se mantém constante, ou seja, o crescimento das safras se deve ao aumento da produtividade.

Comissão aprova exigência de padronização para produtos vegetais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216530.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou no dia 15 de dezembro de 2010 o Projeto de Lei 5482/09, do deputado Marcos Montes (DEM-MG), que institui a exigência de padronização, fiscalização e classificação de produtos vegetais.

Comissão da Câmara aprova política de integração lavoura-pecuária-floresta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216529.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou no dia 15 de dezembro de 2010 proposta que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Conforme o texto, a ILPF é a estratégia de produção que integra as atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, visando à recuperação de áreas degradadas e à sustentabilidade ambiental.

Pesquisar este blog