Selecione o dia...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Senadora diz que Projeto Biomas democratizará pesquisa na propriedade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216549.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, disse ontem (20/12/10) que o Projeto Biomas vai "democratizar a pesquisa dentro da propriedade", permitindo com que todos os produtores rurais do País sejam inseridos no processo de combate ao aquecimento global aumentando a produção de alimentos sem prejudicar o meio ambiente.

Mudança de papel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216547.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Por ser um dos países que mais pode sofrer as consequências do aquecimento global ? que coloca em risco a Floresta Amazônica, entre outros pontos ?, o Brasil deveria assumir um papel de liderança nas negociações climáticas internacionais e o compromisso de diminuir suas emissões de gases de efeito estufa antes de outros países entrarem em acordo.

A Raça Pé-duro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216546.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A investigação sobre a filogenia e estrutura das raças tem sido em termos históricos uma área de trabalho bastante ativa em virtude da sua relevância em termos culturais e sócio-econômicos. Os marcadores moleculares são apropriados para estimar esses parâmetros, pois, geralmente, não sofrem influência direta da seleção para características de interesse econômico e, muito menos, do meio ambiente.

Criação de búfalos no Brasil: investimento lucrativo e duradouro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216542.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil é o um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo, e apesar da fatia representativa, ainda há espaço no mercado da pecuária de corte e leite, que se mostra promissor principalmente quando se refere à bubalinocultura. Nos últimos 40 anos, o rebanho bubalino no mundo aumentou 91% - cifra pouco conhecida, que indica crescimento cinco vezes maior que o bovino.

Ministério da Agricultura lança nova campanha do "Incrível Café"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216550.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O mascote Incrível Café (foto ao lado) volta às televisões brasileiras, desta vez com uma campanha publicitária que estimula o consumo do produto, misturado ao leite, entre crianças e adolescentes. A primeira etapa começou a ser veiculada em canais de TV aberta ontem, 20 de dezembro de 2010. A propaganda mostra as qualidades do produto, considerado um excelente estimulante, dando às pessoas ânimo e energia.

Agropecuária baiana ganha planejamento estratégico para os próximos 20 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216548.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em evento que acontece às 9 horas de hoje, 21 de dezembro de 2010, no Hotel Pestana, a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), entrega ao governador Jaques Wagner o Planejamento Estratégico Para a Agropecuária nos Próximos 20 anos, traçando o futuro para este importante setor da economia baiana. "Há dois anos, quando chegamos à Secretaria da Agricultura, consideramos que faltava à agropecuária do Estado um planejamento, com ações pensadas para médio e longo prazos", explica o secretário Eduardo Salles.

Coleções de micro-organismos: experiência global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216545.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Um acontecimento marcante para a comunidade científica mundial é a realização da XII Conferência Internacional sobre Coleções de Culturas (ICCC12), Florianópolis, SC, de 26 de setembro a 1° de outubro de 2010. A infraestrutura das coleções para o avanço da ciência e tecnologia; o impacto da informação e comunicação; desafios para a preservação de recursos biológicos; certificação e acreditação e formação de redes de atividades e cooperação internacional são alguns dos temas a serem debatidos como requisitos para a melhoria da qualidade das coleções.

27º Treinamento Sistema Rotacionado Intensivo de Produção de Pastagem para Bovinos de Corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216544.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O 27º Treinamento Sistema Rotacionado Intensivo de Produção de Pastagem para Bovinos de Corte será realizado de 22 a 25 de fevereiro de 2011, em Piracicaba (SP). O curso, organizado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), é destinado a profissionais relacionados à produção de bovinos de corte e estudantes das ciências agrárias.

Sul da Bahia inaugura 1ª fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216543.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O município de Ibicaraí, no sul da Bahia, inaugurou no dia 18 de dezembro de 2010, a 1ª fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil que funcionará em regime de cooperativa beneficiando 300 famílias de pequenos produtores de cacau da sede e cidades do entorno, como Coaraci, Buerarema, Itajuípe, Uruçuca e Floresta Azul.

Primeira termelétrica a gás natural do país é inaugurada dia 23 no Espírito Santo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216541.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No dia 23 de dezembro de 2010, será inaugurada no município de Linhares, norte do Espírito Santo, a primeira usina termelétrica acionada por motores movidos exclusivamente a gás no ambiente regulado da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A Usina Termelétrica Linhares (UTE Linhares), que começa a operar comercialmente em dezembro de 2010, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), terá capacidade de geração de 204 MW e vai abastecer o sistema elétrico brasileiro.

Pesquisar este blog