Selecione o dia...

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Estudo inovador irá impulsionar as pesquisas com etanol de 2ª geração

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216582.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisador da Embrapa Agroenergia, Hugo Molinari, participa do primeiro estudo na validação da família de genes na espécie da gramínea Brachypodium distachyon. A planta modelo que foi usada no estudo é de porte reduzido, fácil manejo, tem ciclo curto, protocolo eficiente de transformação genética e outras características que a tornam de interesse para estudos genéticos de plantas com valor econômico como trigo, arroz e centeio, milho e cana-de-açúcar.

Técnica Rural Especial destaca o manejo de pragas na fase reprodutiva da soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216577.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Canal Rural exibe no dia 28 de dezembro de 2010, às 7h e às 18h o Técnica Rural: Especial Lavouras do Brasil. No terceiro programa da série especial o manejo de pragas na fase reprodutiva da soja é destaque. Esse estádio de desenvolvimento é considerado um dos mais críticos, pois os danos provocados por insetos podem se tornar irreversíveis, afetando diretamente a produtividade. O programa também pode ser assistido em tempo real pela Internet no link www.canalrural.com.br.

Pesquisadora é perseguida por denunciar impactos ambientais de empreendimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216569.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os participantes do I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental, realizado em Belém (PA) entre os dias 6 e 10 de dezembro de 2010, aprovaram uma moção de solidariedade à pesquisadora Débora Fernandes Calheiros, da Embrapa Pantanal (MS). De acordo com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Débora é vítima de uma campanha difamatória na mídia local por denunciar, ainda em 2006, junto com outros pesquisadores de outras organizações, os impactos ambientais provenientes da construção do pólo siderúrgico de Corumbá. Além dos ataques externos, a pesquisadora não teria recebido nenhum apoio da Embrapa e ainda estaria sofrendo assédio moral dentro da empresa, dizem os dirigentes do Sinpaf.

Porque preocupar-se com a Brucelose Bovina?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216553.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Quem nunca apreciou aquele leite cremoso tirado logo cedo, no curral, diretamente da vaca? E uma deliciosa fatia de queijo fresco artesanal? Irresistível, não? Porém, nosso paladar poderá nos envolver, atraindo-nos a um caminho perigoso: a brucelose. Compondo o grupo das zoonoses, doenças transmitidas dos animais ao homem, a brucelose é causada por uma bactéria, que pode alojar-se dentro das células de defesa, o que dificulta seu controle. Devido à inespecificidade de sintomas, torna-se difícil o diagnóstico no homem, sendo conhecida como "Doença das mil faces". Na fase inicial, o indivíduo enfermo pode apresentar sintomas como fraqueza, mal-estar, dores musculares e articulares, cefaléia e febre intermitente. O quadro pode evoluir e, geralmente, o tratamento é prolongado.

"Canal Rural Na Estrada" destaca produção de castanhas no Pará e Ceará

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216580.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No próximo domingo (26/12/10), o programa Canal Rural Na Estrada vai destacar a produção de castanhas de cajú e da castanha-do-pará. O programa vai ao ar ao meio-dia com apresentação do jornalista Gustavo Bonato. O Na Estrada é patrocinado pela MAN Latin America, fabricante dos Caminhões e Ônibus Volkswagen, e é uma produção do Canal Rural. O programa também pode ser assistido em tempo real pela Internet no link www.canalrural.com.br.

Epagri lança a campanha "Use chapéu e tenha mais saúde" neste verão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216579.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pelo quinto ano consecutivo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Bandeirante com o apoio de várias entidades lançou no início do mês de dezembro de 2010 campanha Use Chapéu e Tenha Mais Saúde, que já virou tradição no município e tem como objetivo principal sensibilizar e conscientizar as pessoas para evitarem a exposição excessiva ao sol, principalmente no verão.

Emater/RS-Ascar inova em concurso de cordeiros de Butiá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216578.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Neste ano o 5º Concurso de Cordeiros ganha uma inovação. Pela primeira vez os lotes de três cordeiros de cinco meses de cada produtor concorrente, estão sendo filmados em suas propriedades. Segundo o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, João Luiz Carvalho Ferreira, a modificação está ocorrendo em razão dos custos de transporte de animais até o local de realização da exposição e avaliação, da agilização do processo e porque exige menos deslocamento e envolvimento dos produtores.

Resolução fará eliminação gradativa da queima da cana-de-açúcar no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216568.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso ? juntamente com o presidente da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar), Miguel Rubens Tranin, assinou no dia 21 de dezembro de 2010 a resolução n° 076/2010-SEMA que prevê a eliminação gradativa da despalha da cana-de-açúcar através da queima controlada em todo o Paraná.

Com transgênico ou sem transgênico? Eis a questão!

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216555.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O crescimento global do cultivo e do comércio de variedades geneticamente modificadas aumentou também a complexidade do gerenciamento e da preservação da identidade de algumas commodities agrícolas na cadeia produtiva. A análise de produtos alimentícios e rações para animais contendo organismos geneticamente modificados (OGM) são necessárias tanto para verificar a adequação da legislação de rotulagem em vigor tanto no comércio nacional como no internacional de grãos e matérias-primas, como também para o controle de OGM não autorizados no mercado.

Vantagens da ordenha com higiene

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216554.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O leite de vaca é considerado um dos alimentos mais completos. Em sua composição encontramos proteínas, gordura, lactose, cálcio e fósforo, entre outros, que compõem os sólidos totais (ST=13%, água=87%). Na ocorrência de mastite bovina (inflamação da glândula mamária), observamos alteração nesta composição, com redução dos sólidos totais, tornando o leite mais fluido e comprometendo a qualidade da matéria-prima.

Pesquisar este blog