Selecione o dia...

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Superprevisão do tempo? Pergunte ao Tupã

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216636.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) inaugurou no dia 28 de dezembro de 2010, no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em Cachoeira Paulista (SP), o supercomputador Tupã. Com o nome do deus do trovão na mitologia tupi-guarani, o sistema computacional é o terceiro maior do mundo em previsão operacional de tempo e clima sazonal e o oitavo em previsão de mudanças climáticas.

Pesquisador Cleber Oliveira Soares é o novo chefe-geral Embrapa Gado de Corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216635.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O pesquisador Cleber Oliveira Soares foi nomeado pela portaria n° 1.287 de 15/12/2010 como o novo chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Cleber gerenciará o Centro de Pesquisa, em Campo Grande (MS), pelos próximos três anos, prorrogáveis por mais três anos, e a cerimônia oficial de transmissão de cargo ocorrerá em data a confirmar.

CATI e Feap lançam Guia de Boas Práticas Agropecuárias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216630.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, produziram um guia, que tem o objetivo de difundir o conceito e a aplicação de Boas Práticas Agropecuárias aos pequenos e médios produtores do Estado, beneficiários de algum tipo de financiamento ou crédito agrícola pelo governo.

Alguns aspectos fundamentais para a viabilização de uma fruticultura sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216622.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O cultivo de espécies frutíferas pode ser realizada em escala de auto-consumo da família e/ou visando a produção comercial. No caso da produção para o consumo familiar, o pomar deve ser pequeno e diversificado, de preferência com espécies mais rústicas e menos exigentes de tratos culturais. Sempre é interessante verificar na vizinhança, quais as espécies e cultivares que se adaptam melhor às condições locais.

Lula diz que população pobre descobriu que pode chegar ao poder

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216640.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao discursar no Ceará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (29/12/10) que em seus oito anos de governo a parcela pobre da população aprendeu gostar do que é bom e também que é possível chegar ao poder. "Esse negócio de que pobre se contenta com pouco é mentira, isso é coisa daqueles que exploraram a gente a vida inteira."

Eleitor tem até hoje para justificar ausência de voto no segundo turno

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216639.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Eleitores que não votaram no segundo turno têm até hoje (30/12/10) para justificar a ausência na Justiça Eleitoral. Para isso, o eleitor precisa apresentar o formulário na zona eleitoral onde está inscrito. O documento pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor ou nas páginas dos tribunais regionais eleitorais na internet.

Frango: exportação mineira bate recorde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216638.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A receita da exportação mineira de carne de frango atingiu US$ 225,6 milhões, entre janeiro e novembro de 2010, valor 33,7% superior ao registrado em igual período de 2009. O volume exportado somou 148,5 mil toneladas, superior em 15,7% ao apurado nos primeiros onze meses de 2009. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e foram analisados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola (Spea) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

Mapa-múndi atualizado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216637.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou no dia 21 de dezembro de 2010 a nova versão de seu mapa da superfície terrestre. O GlobCover 2009 atualiza o mapa anterior, de 2005, por meio da análise de dados obtidos pelo espectrômetro com resolução de 300 metros a bordo do satélite Envisat.

A Riqueza da Ictiofauna Capturada em Currais de Pesca Artesanal no Litoral do Piauí

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216624.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Os currais de pesca são armadilhas fixas que capturam pescado de forma passiva: os animais adentram as estruturas construídas com estacas enterradas na areia e não conseguem sair, permanecendo até o momento da despesca. Existem currais comerciais de grande porte, fixados em áreas mais distantes da costa e, currais artesanais, construídos em áreas próximas às comunidades de pescadores no litoral das regiões Norte e Nordeste.

Manaus: a capital do tambaqui

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216621.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Até meados da década de 80, a piscicultura era atividade agropecuária pouco atrativa na Amazônia Ocidental devido à abundância de recursos pesqueiros na região. Mas com o crescimento acelerado dos centros urbanos do norte, em especial a cidade de Manaus, a demanda por peixes nobres como o tambaqui aumentou consideravelmente. Hoje a capital amazonense tem quase dois milhões de habitantes e a demanda pela espécie é estimada em 14 mil toneladas por ano. Pode-se afirmar que Manaus é a maior cidade consumidora de tambaqui no mundo.

Pesquisar este blog