Selecione o dia...

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Relator da ONU alerta para degradação das terras na China

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216652.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Direito à Comida, Olivier De Schutter, diz que a degradação das terras e a disparidade de renda entre as áreas rurais e urbanas na China ameaçam o fornecimento de alimentos no país. O estudo destaca que o governo chinês deve se preocupar "não só em atender as necessidades de alimento atuais, mas também futuras."

Lula fecha governo com aprovação recorde de 83,4%, avalia CNT/Sensus

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216649.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Luiz Inácio Lula da Silva fechou o governo com o recorde de avaliação positiva nos oito anos em que chefiou o Executivo. O índice de aprovação é 83,4%, segundo mostra a 110ª Pesquisa CNT/Sensus, divulgada no dia 29 de dezembro de 2010. Houve um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao índice de setembro, que era de 79,4%.

Ampliar a produtividade do setor leiteiro é meta do governo federal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216648.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil vai fechar 2010 com um consumo de 29 bilhões de litros de leite. Cada brasileiro consome, por ano, 148 litros - 24 a mais que há dez anos. Mas há margem para aumentar essa média, como destaca o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Arnoldo de Campos. "O consumo potencial ainda é muito grande, a média per capita coloca o Brasil abaixo do nível de outros países, como os europeus", afirma.

Mestrado em Ciências Agrárias da UFMG abre inscrições a partir de 3 de janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216625.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A partir do próximo dia 3 de janeiro de 2011 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo das vagas remanescentes para o curso de Mestrado em Ciências Agrárias do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de janeiro pelos Correios ou na Secretária do Mestrado, no campus do Instituto (Avenida Universitária, 1000 ? Bairro Universitário - Montes Claros/MG). O valor é de R$ 87,50.

Pesquisa revela que 69,2% dos brasileiros esperam governo positivo de Dilma

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216650.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidenta eleita Dilma Rousseff assumirá a chefia do Executivo com boa expectativa entre os brasileiros: 27,7% acreditam que ela fará ótimo governo e 41,5% esperam uma boa administração. É o que mostra a 110ª Pesquisa CNT/Sensus, que foi divulgada no dia 29 de dezembro de 2010. Um governo regular é aguardado por 17,6% dos entrevistados, 3,7% acreditam que será ruim e 2,7%, péssimo.

Arroz do Litoral Norte Gaúcho conquista Denominação de Origem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216647.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O arroz do Litoral Norte Gaúcho ganhou selo que atesta que o produto da região é diferente dos demais produzidos no Brasil. O reconhecimento, concedido em 2010 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), é o primeiro registro de Denominação de Origem de um produto brasileiro e o oitavo de Indicação Geográfica do País. O produto ganhou o direito porque o órgão federal confirmou que ele se diferencia em função do local em que é produzido. A área de cultivo, localizada numa faixa de terra entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, influi na qualidade do arroz.

Útero é Vida e Inclusão Digital ganham caminhões e ônibus especiais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216646.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) encerram o ano de 2010 com ótimas notícias. As unidades móveis do Programa Útero é Vida e Inclusão Digital Rural estão prontas para começar a rodar pelo interior do país em 2011.

Resgate da produção de alimentos para consumo próprio vira livro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216645.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As Associações de Microbacias Rio Flores e Lajeado Ouro Verde de Guaraciaba lançaram, no mês de novembro de 2010, o livro Kit Diversidade: estratégias para a segurança alimentar e valorização das sementes locais. A obra relata uma experiência inédita no Brasil realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em parceria com o Microbacias 2 para resgatar a produção de alimentos para consumo próprio entre os agricultores.

Goibeira: alternativa de cultivo para a Metade Sul do Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216634.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A goiabeira (Psidium guajava L.) pertence à família Myrtaceae, que é composta por mais de 70 gêneros e cerca de 2.800 espécies, distribuídas nas regiões tropicais e subtropicais do mundo. A origem da goiabeira não é bem definida, mas acredita-se que seja a região compreendida entre o México e o Brasil, de onde muitas espécies do gênero Psidium são nativas.

As universidades, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216631.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Falar sobre universidades em nosso país requer que revisitemos a época da chegada da família real ao Brasil que, com toda a sua galhardia, implantando o ensino superior nos moldes portugueses ratificava modelos que pouco evoluíram da Idade Clássica, passando pela Idade Média e que, neste momento, Idade Moderna, transparece uma perfeita propagação do pensar alheio à realidade, sendo meramente um órgão de repetição e difusão do saber.

Pesquisar este blog