Selecione o dia...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

IBGE: Safra nacional de grãos cresce 11,6% em 2010 e bate novo recorde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216724.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas atingiu, em 2010, novo recorde, com 149,5 milhões de toneladas. Esse volume supera em 11,6% o obtido em 2009, que foi de 134 milhões de toneladas, e é 0,4% maior do que o previsto em novembro. O aumento em relação à estimativa do mês anterior se deve às maiores produções de aveia em grão (11,6%), cevada em grão (1,3%), milho em grão total (0,7%), trigo em grão (4,2%) e triticale em grão, cereal obtido a partir do cruzamento do trigo com o centeio, com alta de 5,8%.

BNDES aprova financiamento de R$ 12,9 milhões para desenvolver sistemas de monitoramento agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216723.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Centro de Inovações CSEM Brasil, resultado de negociações com o Centre Suisse d?Electronique et de Microtechnique da Suíça (CSEM Suíça), vai receber R$ 12,9 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o desenvolvimento de sistemas de monitoramento agrícola. O objetivo é reduzir os custos de produção e ampliar a produtividade agrícola. O empréstimo foi aprovado ontem (06/01/11) pelo banco.

Café especial do Norte Pioneiro do Paraná será exportado via cooperativa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216716.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) terá uma cooperativa para cuidar das vendas externas dos 100 produtores associados. De acordo com o presidente da Acenpp, Luiz Fernando de Andrade Leite, hoje as vendas externas para Europa e Estados Unidos são feitas por meio de tradings.

Estudo mostra condições precárias de trabalho nos canaviais paulistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216715.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um estudo feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que as condições de trabalho nas lavouras paulistas de cana-de-açúcar são precárias. A pesquisa tomou como base as inspeções coordenadas pela Vigilância Sanitária Estadual. De acordo com o levantamento, o trabalho de corte na maioria das lavouras de cana-de-açúcar ainda é feito manualmente, repetitivo e exaustivo. O trabalhador é submetido, a cada um minuto trabalhado, a 17 flexões de tronco, e tem de aplicar 54 golpes de facão. Segundo a pesquisa, o joelho do cortador fica todo o tempo semiflexionado, e há extensão da coluna cervical.

Embrapa Café disponibiliza Portfólio de Tecnologias na Internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216722.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma novidade mostra que a Embrapa Café está investindo ainda mais em transferência de tecnologia. A unidade acaba de disponibilizar em sua página na Internet - clique aqui para acessar - seu Portfólio de Tecnologias. O trabalho foi iniciado com a disponibilização de duas tecnologias em biotecnologia (sistemas para expressão dirigida de genes em raízes e folhas) já protegidas e uma em pós-colheita (sistema para purificação e limpeza de águas residuárias). O portfólio traz uma descrição resumida da tecnologia, pontos fortes, oportunidades, estágio de desenvolvimento, instituições responsáveis e contato para negócio.

Planta medicinal é tema de pesquisa na Ilha dos Marinheiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216721.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O uso de plantas que contém substâncias bio-ativas com propriedades terapêuticas, profiláticas ou paliativas acontece em todo o mundo, desde os tempos pré-históricos na medicina popular dos diversos povos. As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia) e suas propriedades são estudadas nos laboratórios das empresas farmacêuticas, a fim de isolar as substâncias que lhes conferem propriedades medicinais (princípio ativo) e, assim, produzir novos fármacos.

São Paulo: Preços ao produtor fecham 2010 com alta de 36,40%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216720.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, encerrou dezembro com alta de 0,73%, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA). Já a variação acumulada em 2010 foi de 36,40% para o índice geral, fruto de aumento de 37,46% no índice de preços dos produtos vegetais e de 32,02% no índice dos produtos animais.

Agricultura de Minas Gerais bate recordes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216719.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Minas Gerais deverá colher uma safra recorde de grãos em 2011. O levantamento divulgado ontem (06/01/11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a produção deste ano deve ser de 10,5 milhões de toneladas. Um crescimento de 3,9% em relação ao ano passado. A produção esperada para 2011 supera o antigo recorde estadual, que foi de 10,4 milhões de toneladas em 2009. O aumento esperado da safra mineira deste ano também supera a média do crescimento nacional que, segundo a Conab, será de 0,1%.

Governo do Rio Grande do Sul forma equipe para monitorar a seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216718.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma força-tarefa vai avaliar as condições dos municípios gaúchos atingidos pela estiagem no Rio Grande do Sul. Medidas que incluem auxílio às localidades mais afetadas foram anunciadas no dia 6 de dezembro de 2011 pelo governo do Estado. Pelo menos três prefeituras já decretaram estado de emergência: Candiota, Pedras Altas e Pinheiro Machado, outras 49 devem seguir o exemplo, caso o clima seco perdure.

Agropecuária precisa se adaptar às novas regras de tratamento de lixo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216717.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O setor agropecuário deverá se adaptar às novas regras de tratamento e destinação do lixo. O Decreto nº 7.404, publicado em 23 de dezembro de 2010, regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos e estabelece as normas para coleta seletiva e restituição dos resíduos sólidos do setor produtivo para reaproveitamento ou outra destinação ambientalmente adequada. A legislação inclui, por exemplo, os procedimentos para fabricação de ração animal a partir de osso bovino e o aproveitamento de biomassa, como o bagaço de cana-de-açúcar, para produção de energia.

Pesquisar este blog