Selecione o dia...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Produtos orgânicos sem certificação podem ser excluídos de canais de venda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216774.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A exigência da certificação para os produtos orgânicos, em vigor desde o começo deste ano, pode significar a exclusão de uma grande parcela de produtores que ainda não conseguiram regularizar sua situação. O alerta é do gerente da Unidade de Atendimento Coletivo - Agroindústria (UAGRO) do Sebrae, Paulo Alvim.

Comissão Pastoral da Terra pede a Dilma que avance na reforma agrária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216770.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão Pastoral da Terra (CPT), ligada à Igreja Católica, concluiu que houve em 2010 uma redução de 44% no número de famílias assentadas em todo o Brasil em comparação a 2009. A entidade também informou que caiu 72% a quantidade de terras destinadas à reforma agrária no país. A CPT critica ainda a falta de apoio à agricultura familiar.

Produção de camarão de água doce no ES pode dobrar em um ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216768.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pouco conhecido no Brasil ou até confundido com lagosta, o camarão de água doce ou camarão gigante da Malásia tem grandes chances de expandir sua produção no Espírito Santo. Mesmo o Estado já sendo o maior produtor do País, a produção pode dobrar após a conclusão da construção de um laboratório, em Governador Lindenberg. O local vai reproduzir a pós-larva da espécie para fornecer aos produtores capixabas de camarão da Malásia. As obras começam neste mês de janeiro de 2011 e a previsão da entrega é de seis meses, possibilitando um salto na produção anual que é de 60 toneladas para 120 toneladas, em aproximadamente um ano.

Grupo estuda pós-colheita e processamento de variedades de abacate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216767.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade de São Paulo (Unesp), câmpus de Botucatu, em parceria com colegas de instituições como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Universidade Federal de Roraima (UFRR) e outras unidades da Unesp, criaram o Grupo de Pesquisa em Pós-Colheita e Processamento do Abacate, já cadastrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Erradicação do trabalho escravo mobiliza senadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216773.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em sua primeira reunião do ano, a Frente Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo definiu ontem (11/01/11) uma agenda de ações destinadas a impulsionar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição - PEC 57/99 -, que prevê o confisco de terras onde for explorado trabalho escravo. No encontro no Senado Federal foi definida uma programação de atos, seminários e mobilizações a serem realizadas de 28 de janeiro a 3 de fevereiro, ao longo da 2ª Semana Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.

Centrais cogitam ir à Justiça por correção de 6,4% na tabela do Imposto de Renda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216772.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As seis centrais sindicais do país vão pedir à presidenta Dilma Rousseff uma correção de 6,43% na tabela de cobrança do Imposto de Renda (IR). Caso o governo federal não aceite a proposta, as entidades pretendem ir à Justiça para reivindicar o reajuste. A decisão foi tomada ontem (11/01/11), em encontro que reuniu representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Previsão do Inmet é de mais chuva para Sudeste e Centro-Oeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216771.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As regiões Centro-Oeste e Sudeste do país continuam sendo castigadas pela chuva. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que permaneça chovendo durante a semana nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e do Espírito Santo.

Acrimat avalia que o ano de 2010 trouxe de volta a rentabilidade da pecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216769.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), apresentou durante coletiva com a imprensa ontem (11/01/11) em Cuiabá (MT), o balanço do setor pecuário de 2010 do estado de Mato Grosso. O levantamento dos dados solicitados pela Acrimat ao Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) demonstra que 2010 foi um ano positivo para a pecuária, bem melhor que 2009 onde a crise mundial ditou o ritmo do setor. "Houve no segundo semestre uma recuperação extremamente positiva nos preços da arroba e a manutenção nos preços dos custos de produção", disse o presidente da Acrimat, José João Bernardes.

Campinas sedia o 3º Simpósio Brasileiro de Acarologia de 25 a 27 de maio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216760.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 3º Simpósio Brasileiro de Acarologia será realizado de 25 a 27 de maio de 2011 em Campinas (SP). Criado em 2006, o evento bienal tem como objetivo divulgar resultados de estudos e projetos na área de acarologia, além de estimular o conhecimento científico sobre ácaros neotropicais e, ainda, promover a integração de grupos de pesquisa em acarologia.

Andiroba na Amazônia: potencial para a produção de sementes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216759.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Os produtos não madeireiros apresentam excelentes perspectivas para o uso sustentável das florestas, por meio do manejo. A extração e comercialização desses produtos têm o potencial de contribuir para melhoria da renda familiar em comunidades extrativistas. Além do aspecto econômico, a atividade extrativista provoca menor destruição ecológica do que a extração de madeira e outros usos da terra, os quais implicam em conversão da floresta. Inúmeros são os produtos florestais que podem ser manejados de forma a manter a floresta em pé e gerar renda. A andiroba está entre os produtos que apresentam potencial de exploração comercial e, por isso, os estudos sobre seu manejo sustentável têm se tornado cada vez mais comuns.

Pesquisar este blog