Selecione o dia...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um em cada três cursos superiores do país é de baixa qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216793.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Quase 34% dos cursos superior avaliados em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC) obtiveram resultado insatisfatório. Ao todo, 1.696 graduações tiveram nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), em uma escala de 1 a 5. O indicador avalia a qualidade do ensino oferecido a partir da nota obtida pelos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a titulação e o regime de trabalho do corpo docente e a infraestrutura oferecida. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios; 3, razoável; e 4 e 5, bons.

Lei sobre habilitação sanitária em estabelecimento rural é sancionada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216791.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Lei 19.476, de 2011, que trata da habilitação sanitária para estabelecimento agroindustrial rural de pequeno porte, foi publicada no Minas Gerais do dia 12 de janeiro de 2011. O Projeto de Lei 4.916/10, do governador do Estado, que deu origem à norma, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em dezembro de 2010.

Exportações do agronegócio de Minas crescem 34% e batem recorde em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216789.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A receita das exportações do agronegócio de Minas Gerais em 2010 foi de US$ 7,6 bilhões. O valor é recorde e representa um crescimento de 34% em relação ao ano de 2009. Os números foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). O secretário de Estado da Agricultura, Elmiro Nascimento, observa que os números divulgados mostram que o crescimento registrado em Minas Gerais supera a média nacional. "Minas cresceu mais que o país. Enquanto o valor dos nossos embarques cresceu 34%, o Brasil apresentou um aumento de 18%", ele explica.

Dia de Campo na TV: manejo de bezerros de búfalos para produtividade leiteira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216785.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O assunto principal do Dia de Campo na TV desta semana é Cuidados com bezerros para produção de búfalos leiteiros. O programa vai ao ar hoje (14/01/11 , pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E no dia 16, às 8h pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise nos dias 19, às 9h10, e 21, às 16 horas.

Serviço florestal quer ampliar concessões e fortalecer manejo comunitário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216794.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com 1 milhão de hectares disponíveis para manejo florestal sustentável na Amazônia, o governo pretende ampliar a concessão de florestas para empresas madeireiras e aumentar o volume de recursos para o manejo feito por pequenas comunidades.

Lableite da Embrapa almeja credenciamento junto ao MAPA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216792.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A pecuária de leite é uma importante e crescente atividade econômica no Rio Grande do Sul, que industrializa cinco milhões de litros/dia e possui forte impacto social. Existem hoje, na Metade Sul do Rio Grande do Sul, cerca de 120 assentamentos da Reforma Agrária que têm na atividade leiteira um de seus pilares de sustentação alimentar e econômica. Além disso, outras 12 mil famílias da região estão envolvidas com a produção leiteira, ampliando a responsabilidade da cadeia produtiva do leite com a geração de empregos e com a formação de renda regional.

Emater-MG estimula criação de tilápias em cativeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216790.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai distribuir, no primeiro semestre de 2011, 37 conjuntos de tanques-rede para criação de tilápias, o que irá beneficiar 175 famílias, com recursos do Programa Minas Sem Fome. Em um ano, a expectativa é de que esses equipamentos resultem na produção de 210 toneladas de peixe. Aproximadamente 60% devem ser consumidos pelas famílias de criadores e o restante será comercializado, o que vai proporcionar renda extra para os produtores.

Preços ao produtor em São Paulo sobem 1,71% neste início de 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216788.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, subiu 1,71% neste início de 2011, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA).

Instituto de Ciências Agrárias da UFMG realiza concurso para professor substituto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216787.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] A Universidade Federal de MInas Gerais (UFMG) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) edital que divulga o processo seletivo para quatro vagas de professor substituto nas seguintes áreas: Apicultura, Suínos e Aves - uma vaga; Bovinocultura de corte e Bubalinocultura - uma vaga; Matemática e Estatística Aplicada à Administração - uma vaga; e Fundamentos de Química, Química Geral, Química Analítica e Bioquímica - uma vaga.

Novas variedades de feijão da Embrapa apresentadas em dia de campo em Goiás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216786.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores e profissionais de Transferência de Tecnologia irão se reunir na Fazenda Gasparetto, município de Cristalina (GO), para avaliação de novas variedades de feijão desenvolvidas nos mais recentes trabalhos dos pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO). Estarão em campo para serem avaliadas duas cultivares do grupo comercial 'Carioca' - BRS Cometa e BRS Estilo - e uma do tipo 'Preto' - BRS Esplendor. O evento, uma parceria com a Cooperativa Agrícola Serra dos Cristais (Coacris), acontecerá no dia 20 de janeiro de 2011, às 9h.

Pesquisar este blog