Selecione o dia...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Alemanha interdita quase mil criadouros em escândalo da dioxina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216824.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O escândalo da contaminação por dioxina ganhou mais um capítulo. Um fabricante de rações do estado da Baixa Saxônia está sendo acusado de ter ocultado informações das autoridades sobre a venda de rações possivelmente contaminadas com altos teores da substância, considerada cancerígena. Com isso, exatos 934 estabelecimentos agrícolas foram interditados pelo governo da Alemanha.

Indicação Geográfica valoriza produtos da agricultura e pecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216821.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) investiu mais de R$ 1,5 milhão, nos últimos cinco anos, em convênios com associações de produtores, empresas de pesquisa e cooperativas para tornar viável a elaboração dos documentos necessários ao registro de Indicação Geográfica (IG) de produtos agropecuários. O registro de IG é conferido a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, que se distinguem dos similares disponíveis no mercado. Apresentam qualidade única em função das condições geográficas naturais como solo, vegetação, clima e modo de produção.

Cartilha traz passo a passo da produção agroecológica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216820.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em formato de história em quadrinhos, a nova Cartilha do Produtor Rural, lançada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB), traz o passo a passo de como construir uma unidade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais). O Pais é um projeto apoiado pelo Sebrae que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade às populações atendidas.

Universitários ajudam a mudar realidade de assentamentos rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216818.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Faltam poucos dias para que 170 universitários, selecionados para a segunda edição do projeto Senar Rondon, comecem a viagem rumo a dez assentamentos rurais, de quatro Estados do país. Na bagagem, levam conhecimento para ajudar a mudar a realidade dessas comunidades. Ao final dos trabalhos, os alunos devem entregar um relatório com um diagnóstico e o potencial de desenvolvimento do assentamento. A partir disso, o Senar Nacional e as Administrações Regionais vão definir novas ações, de acordo com a necessidade de cada comunidade.

Cooxupé abrirá filial no Espírito Santo e muda exportação para o porto de Vitória

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216823.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Espírito Santo terá, AINDA EM 2011, uma subsidiária da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), que é a maior do mundo no setor cafeeiro. A subsidiária da cooperativa mineira ficará no município de Serra, onde foi alugado um armazém com capacidade para 100 mil sacas de café.

ONU alerta para falta de informação sobre o clima e as mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216822.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) envolvendo empresas seguradoras afirma que o conhecimento sobre as mudanças climáticas ainda não está disseminado o suficiente para facilitar a adaptação e mitigação aos fenômenos extremos. Tragédias como as que assolam o Rio de Janeiro e a Austrália são causadas por diversos fatores, como ocupação irregular, conjunção de fenômenos climáticos e despreparo das autoridades.

Comunicação nas zonas rurais possibilita inclusão digital do homem do campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216819.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Não existe medida para mensurar a educação, a troca de experiências e as informações que são passadas de computador para computador. Comunicar significa transmitir uma mensagem por meio de um canal, mediante código comum às duas partes, o emissor e o receptor. E no meio rural não é diferente.

Estado de Mato Grosso comemora 15 anos sem aftosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216817.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ontem (16/01/11), o setor produtivo rural de Mato Grosso teve uma ótima razão para comemorar. O estado de Mato Grosso completou 15 anos sem nenhum caso de febre aftosa em seu rebanho bovino e bubalino, o maior do país. O último registro de ocorrência da doença no estado foi no dia 16 de janeiro de 1996 no município de Colíder.

Tragédia no Rio: área rural de Teresópolis enfrenta o abandono

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216816.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O sofrimento dos moradores de bairros mais afastados do centro de Teresópolis, como Vieira e Bonsucesso, passa praticamente despercebido das autoridades até o momento. Enquanto a área urbana da cidade recebe um grande volume de recursos ? pessoal, veículos de apoio e até helicópteros -, a zona rural sofre com abandono.

Trabalho sobre Queijo Minas Artesanal fica em primeiro lugar em prêmio do IICA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216815.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Programa de Agronegócios e Comercialização do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), por meio do Programa de Desenvolvimento da Agricultura Rural para a America Latina e Caribe (PRODAR), realizou, em novembro de 2010, o Concurso Sistematização de Experiências Exitosas de Agroindústria Rural e Agroturismo. O trabalho da brasileira e professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sônia de Souza Mendonça Menezes, intitulado Queijo Minas artesanal: o saber-fazer reconhecido como patrimônio cultural e imaterial, ficou em primeiro lugar.

Pesquisar este blog