Selecione o dia...

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Governo quer antecipar o anúncio do plano safra 2011/2012 para maio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216862.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo federal pretende antecipar o anúncio do Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012 para maio. Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Edilson Guimarães, o adiantamento da data é importante porque entre o anúncio dos recursos disponíveis até sua chegada na mão dos produtores levam-se de dois a três meses, e o plantio se inicia em agosto.

Zonas rurais podem ficar no escuro novamente, afirma estudo do IEE/USP

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216858.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estudo desenvolvido no Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da Universidade de São Paulo (USP) indica que a situação de exclusão deve retornar às regiões rurais com o fim do Programa Luz para Todos. Segundo o pesquisador Ednaldo José Silva de Camargo, que foi coordenador adjunto do programa até janeiro de 2011, "não houve alteração nas normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ou seja, quando o programa acabar a situação de exclusão retornará".

Governo de Santa Catarina anuncia isenção de ICMS a produtores suínos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216856.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governador de Santa Catarina Raimundo Colombo vai reeditar o decreto que isenta de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) as operações com carne suína "in natura" dentro de Santa Catarina e com suíno vivo nas saídas interestaduais. A medida foi anunciada em São Miguel d"Oeste, ontem (20/01/11), na companhia do secretário da Agricultura, João Rodrigues. O decreto será formalizado ainda este mês pela Secretaria da Fazenda.

Pesquisa desenvolve sementes mais resistentes à seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216846.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em tempos de preocupação com o superaquecimento do planeta e o abastecimento de água para os próximos anos, surge enfim uma alternativa à agricultura a partir de uma planta bem conhecida pelo brasileiro: o café. O estudo é resultado de um trabalho de seis anos em laboratório, realizado pela aluna de doutorado no Instituto de Biologia da UFRJ, Fernanda Cruz.

Órgão das Nações Unidas classifica 2010 como o ano mais quente desde 1998

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216864.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O ano de 2010 foi classificado como o mais quente, considerando a média registrada de temperatura, desde 1998. Também foi um ano marcado por desastres naturais ? vulcões, terremotos e enchentes, assim como variações de alta e baixa temperaturas. A conclusão é da Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada às Nações Unidas. Pelos dados da organização, no ranking de anos com temperaturas mais elevadas estão 2010, 2005 e 1998.

Proposta criação de comissão para tratar de problemas climáticos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216863.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão Permanente do Congresso Nacional reuniu-se, ontem (20/01/11), para debater propostas para evitar que novas catástrofes como as que ocorreram na região serrana do Rio de Janeiro, em Minas Gerais e São Paulo. Os deputados e senadores aprovaram um voto de solidariedade aos familiares das vítimas das chuvas na região serrana, além da recomendação ao Executivo que elabore um plano nacional de prevenção e enfrentamento das catástrofes ambientais.

IV Fórum Abisolo discutirá produção de alimentos com sustentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216861.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] "Desafios e Inovações para uma Agricultura Sustentável" é o tema central do IV Fórum Abisolo, a ser realizado entre 11 e 13 de abril de 2011, no auditório do Departamento de Engenharia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP).

Relatórios apontam redução na incidência de greening em São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216860.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O dado é animador. Os relatórios apresentados neste mês pelos citricultores paulistas, referentes às inspeções e eliminações de plantas com greening no segundo semestre do ano passado, apontam uma redução de 50% no número de plantas eliminadas, totalizando 1,6 milhão de árvores comparados aos 3,1 milhões do primeiro semestre de 2010. O número é reflexo da diminuição na incidência da doença por planta inspecionada, que caiu de 0,65% para 0,36%, e também na presença do greening por talhão, que reduziu de 42% para 35%.

Agência do BNDES para financiar exportação tem apoio na Câmara

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216859.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A proposta do ministro do Desenvolvimento Econômico, Fernando Pimentel, de criar uma subsidiária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltada especificamente para fomentar as exportações encontra apoio em parlamentares tanto do governo quanto da oposição.

Ovinocultura na mira de investidores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216857.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil concentra um rebanho de 16 milhões de ovinos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quantidade insuficiente para atender o consumo interno. Até pouco tempo, os produtores enfrentavam amarga concorrência externa, principalmente do Uruguai, de onde era importada mais de 80% da carne de cordeiro consumida no Brasil. Depois que conquistou mercados de melhor remuneração, o país vizinho redirecionou grande parte de sua produção, abrindo uma enorme lacuna no mercado brasileiro.

Pesquisar este blog