Selecione o dia...

sábado, 22 de janeiro de 2011

Quebra da safra de laranja 2009/2010 é bem menor do que a estimada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216873.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção de laranja na safra 2009/2010 foi de 297,5 milhões de caixas de 40,8 quilos, no estado de São Paulo, responsável por aproximadamente 80% da produção distribuídos entre 17 mil citricultores. O último levantamento da safra do fruto foi divulgada ontem (21/01/11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e surpreendeu produtores por representar uma quebra de menos de 1% em relação à safra passada, quando o estimado era de até 25%.

Região Noroeste de Minas Gerais continua líder na produção de grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216874.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Noroeste de Minas Gerais teve, em 2010, uma safra de grãos da ordem de 2,4 milhões de toneladas, volume equivalente a 23,7% do total produzido no Estado. Os dados, que confirmam a região como líder do ranking mineiro nesse segmento, constam do último levantamento realizado no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Logo atrás do Noroeste está o Triângulo Mineiro, com uma safra de 2,3 milhões de toneladas de grãos. Já o Alto Paranaíba ocupa a terceira posição, com 2,1 milhões de toneladas.

Nova edição do Senar Rondon será lançada hoje em Brasília

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216869.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estudantes, professores e monitores participam da abertura oficial do projeto Senar Rondon 2011, hoje, dia 22 de janeiro de 2011, às 9 horas, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília (DF), pela presidente da CNA, senadora Kátia Abreu. Durante todo o dia, assistem a palestras sobre os assentamentos rurais onde atuarão por duas semanas, preparando-se para acompanhar o dia-a-dia das famílias que vivem nestas áreas, localizadas nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins.

Pesquisas avaliam manejo sustentável de produtos florestais não madeireiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216866.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O manejo sustentável e a valorização de produtos florestais não-madeireiros, tais como óleos e frutos de espécies florestais, é uma alternativa para que as populações tradicionais possam permanecer em suas áreas tendo geração de renda a partir de produtos da floresta, sem derrubá-la. Para recomendar técnicas de manejo sustentável há necessidade de conhecimentos básicos sobre ecologia das espécies florestais e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), através do projeto Kamukaia, vem realizando estudos nesse sentido nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará.

Fim da tarifa interurbana em regiões metropolitanas beneficia 68 milhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216872.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em breve, os moradores de 39 regiões metropolitanas e de três regiões economicamente integradas deixarão de pagar tarifas de ligações interurbanas para se comunicar com municípios vizinhos identificados pelo mesmo código nacional de área (DDD). Essas ligações passarão a ter tratamento tarifário de chamada local.

Solos Brasileiros têm calendário inédito

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216871.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ) elaborou o calendário de parede Solos do Brasil 2011. Essa iniciativa inédita começou a ser elaborada em 2010, quando o centro de pesquisa iniciou a organização do seu vasto arquivo de fotos ? mais de trinta anos de história do estudo do solo ? com a intenção de organizar um banco de imagens. Como exemplo utilizou-se o calendário dos solos africanos, elaborado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Prêmio para ruralista que preserva é destaque no Meio Ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216870.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, ao longo do ano de 2010, analisou 40 proposições, das quais aprovou 30 e rejeitou dez. Entre as propostas aprovadas, uma das mais importantes foi o Projeto de Lei 5586/09, do deputado Lupércio Ramos (PMDB-AP), que cria o Sistema Nacional de Redução Certificada de Emissões por Desmatamento e Degradação (RCEDD).

Rota do arroz é a próxima aventura do "Expedições da Produção", no Canal Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216868.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O programa Expedições da Produção exibe amanhã, dia 23 de janeiro de 2011, a segunda etapa do projeto. A equipe teve o desafio de retratar a cultura do arroz no maior polo produtor do Brasil: o Rio Grande do Sul. O programa das 8h30 às 9h vai mostrar em sua rota as principais cidades produtoras de arroz como Camaquã, Pelotas, Eldorado do Sul, Pedro Osório, São Borja e Mostardas.

Dia de campo sobre abacaxi reúne mais de 100 pessoas na Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216867.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em uma linguagem simples e direta, Aristoteles Matos e Davi Junghans, pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), apresentaram no dia 18 de janeiro de 2011 um dia de campo sobre abacaxi para mais de 100 pessoas na área experimental da Casa Familiar Rural (CFR) de Presidente Tancredo Neves, município do Baixo Sul da Bahia.

Rastreabilidade e Certificação do Processo Produtivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216865.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] O Brasil hoje produz carne suína com razoável produtividade, com uma sanidade muito próxima do que se espera e é possível, com granjas altamente tecnificadas, com aceitação razoável ou boa pelo público consumidor, com baixo colesterol, baixo teor de gordura, saudabilidade comprovada, bons teores de proteína, ótimos e necessários teores de Potássio e de Ferro.

Pesquisar este blog