Selecione o dia...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Efeitos climáticos do La Niña persistem até meados de 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216925.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Fenômeno meteorológico é responsável pelas chuvas intensas na Austrália e na Indonésia. No Brasil, causa secas severas no sul do país e chuvas intensas no sudeste. Situação deve prosseguir até abril de 2011, diz Organização Mundial de Meteorologia (OMM).

Embrapa e Pesagro irão recuperar de solos agrícolas do Rio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216921.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Parceria firmada ontem (26/01/11) entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro Rio) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai permitir a recuperação de culturas agrícolas dos solos devastados pelas chuvas na região serrana fluminense.

Analise revela atributos que definem preço do gado nelore

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216918.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba, uma pesquisa avaliou o impacto dos atributos de qualidade em tourinhos de elite da raça nelore comercializados em leilão. O estudo procurou estabelecer quais os principais atributos de qualidade relevantes para a formação do preço da venda de tourinhos, determinar os prêmios ou descontos gerados por cada atributo de qualidade no preço de venda e apontar os mais relevantes na composição do preço.

Nordeste exporta tecnologia de convivência com seca para o Sul do País

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216916.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A tecnologia de cisternas, desenvolvida no nordeste brasileiro para conviver com o clima do semiárido, começa a ser repassada para o Sul do País. Perto da fronteira com o Uruguai as estiagens estão cada vez mais freqüentes: oito secas em 11 anos. Nessa região, os períodos sem chuvas também tendem a ser cada vez mais longos, a atual já chega a seis meses. "Os moradores estão assustados com a mudança climática, que é bastante recente", diz o coordenador-geral de Acesso à Água do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Igor Arsky.

Plano de governo de Dilma Rousseff é uma das grandes expectativas do Congresso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216924.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma mensagem com um plano de governo expondo a situação do país e solicitando o apoio do Congresso para as providências que julgar necessárias. É o que a presidente Dilma Rousseff deverá enviar ao Parlamento, no dia 2 de fevereiro de 2011, quando o Congresso Nacional inaugura a sessão legislativa de 2011. O encaminhamento dessa mensagem atende a uma determinação da Constituição Federal.

CUT espera que novo governo continue política de valorização do mínimo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216923.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Quintino Severo, disse ontem (26/01/11) esperar que seja implementada uma política de valorização do salário mínimo na atual gestão, assim como foi feito durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Aproveitamento de biomassa será discutido durante o II Sigera

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216920.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O aproveitamento de biomassa para geração de energia será tema de uma reunião técnica durante a segunda edição do Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (II Sigera), previsto para os dias 15, 16 e 17 de março de 2011 em Foz do Iguaçu (PR). A discussão, coordenada pelo professor doutor Thomas Amon, da Universidade de Boku, na Áustria, terá como principal objetivo articular projetos sobre o tema no Brasil.

Primeira fábrica de aerogeradores da Bahia será inaugurada em maio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216919.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A empresa espanhola Gamesa inaugura, em maio deste ano de 2011, a primeira fábrica de aerogeradores da Bahia, que está sendo implantada no Polo Industrial de Camaçari. Com investimento inicial de R$ 50 milhões, a empresa vai gerar, nesta primeira fase, 60 empregos diretos, com mão de obra 100% baiana. "Os trabalhadores serão baianos e 40% dos componentes dos aerogeradores fabricados em 2011 serão nacionais. Para 2013 podemos garantir aos nossos clientes um mínimo de 60% de nacionalização de nossos equipamentos", afirma o diretor da Gamesa, Álvaro Carrascosa.

Estudo da Abic mostra que consumo per capita de café no Brasil é recorde em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216917.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O consumo per capita de café torrado no Brasil atingiu marca histórica e quebrou o grande recorde registrado há 45 anos. Em 2010, o consumo foi de 4,81 kg por habitante, volume que supera os 4,72 kg registrados em 1965 pelo Instituto Brasileiro do Café (IBC), até então o maior índice. Esse resultado parte da avaliação anual realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), com o estudo Indicadores da Indústria de Café no Brasil/2010 ? Desempenho da Produção e Consumo Interno, elaborado pela Área de Pesquisas da entidade e que analisa dados do setor no período compreendido entre Novembro de 2009 a Outubro de 2010.

RS fecha acordo com o Japão para transformar desertos em áreas verdes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216915.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Termo de cooperação entre a Universidade de Tottori, no Japão, e a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) para a transformação de regiões desertificadas em áreas verdes no Rio Grande do Sul deverá ser firmado dentro dos próximos meses. Esse é o resultado de reunião de trabalho realizada ontem (26/01/11), no Palácio Piratini, entre o governador Tarso Genro e o cônsul do Japão em Porto Alegre, Shigehiro Takeuchi, com a participação de secretários, técnicos da Fepagro e representantes da universidade japonesa.

Pesquisar este blog