Selecione o dia...

sábado, 29 de janeiro de 2011

Falta de informação e cultura atrasada impedem o fim do trabalho escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216944.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Trabalhadores mais esclarecidos sobre os próprios direitos trabalhistas têm menos chances de ser aliciados para trabalhar em condições análogas à escravidão. De acordo com o pesquisador da organização não governamental (ONG) Observatório Social Marco Magri, "as pessoas acham que trabalho escravo remete à época colonial, onde o escravo vivia em senzala, não tinha direito algum. Hoje, o trabalho escravo tem uma caracterização bem definida". O trabalhador, sabendo disso, tem muito mais condições de manter uma relação saudável de trabalho com o empregador, explicou o pesquisador.

Anvisa quer obrigar fabricante a apresentar estudos sobre risco de agrotóxico a trabalhador rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216943.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer tornar obrigatória a apresentação de estudos sobre o risco da exposição de trabalhadores rurais a agrotóxicos para o registro dos produtos no país. A proposta faz parte da consulta pública aberta no dia 25 de janeiro de 2011 pela Anvisa sobre critérios e exigências para avaliação toxicológica de agrotóxicos.

Receitas agrícolas e emprego na AL devem declinar com proibição do desmatamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216938.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Agricultores da América Latina e Caribe (AL) terão perdas de bilhões de dólares em suas receitas nas duas próximas décadas se for instituída uma proibição total do desmatamento, o que destaca a necessidade de ações compensatórias para aliviar a pobreza nas áreas rurais afetadas, de acordo com novo estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), divulgado no final de janeiro de 2011. O estudo também diz que uma proibição do desmatamento teria um impacto insignificante sobre os preços dos alimentos.

Inscrições para cursos técnicos em agropecuária da Epamig terminam dia 31

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216936.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] No próximo dia 31 de janeiro de 2011 terminam as inscrições para os Cursos Técnicos em Agropecuária da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), no Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC), em Pitangui. Os cursos visam à formação de profissionais que poderão atuar na gestão do agronegócio, nas áreas do cooperativismo e na pesquisa agropecuária.

Mantega critica relatório do FMI que prevê piora nas contas do governo brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216942.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou ontem (28/01/11) relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) que prevê uma piora nas contas do governo brasileiro, com déficit nominal de 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011, quando o governo trabalha com a expectativa de 1,8% do PIB.

Fim do DDD para regiões metropolitanas beneficiará 68 milhões de usuários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216941.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Moradores de 39 regiões metropolitanas e três regiões economicamente integradas deixarão de pagar tarifas de ligações interurbanas para se comunicar com municípios vizinhos de mesmo DDD (discagem direta à distância). A medida beneficiará direta ou indiretamente até 68 milhões de pessoas em cerca de 560 municípios.

Diretriz técnica orienta produtor no cultivo da pupunha em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216940.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Para orientar os produtores rurais no cultivo comercial do palmito da pupunheira (Bactris gasipaes Kunth) foi lançado em 2008, o manual de diretrizes técnicas com recomendações desde o cultivo até a colheita no Estado de Mato Grosso. A publicação contribui para a expansão da cultura, além de abrir linhas de créditos para os produtores financiarem a cultura. Para esclarecer dúvidas sobre o manejo da pupunha, acontece hoje (28/01/11), no município de Araputanga (345 km a Oeste de Cuiabá), uma palestra com o engenheiro florestal especializado em Palmeiras Tropicais, Jorge Miguel Perez Vela, direcionada para técnicos, produtores, acadêmicos e gestores públicos, às 14 horas.

Exportações de suco de laranja renderam mais em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216939.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil exportou menos suco de laranja em 2010 na comparação com 2009, mas as vendas ao mercado externo renderam mais no ano passado. Foram US$ 2,042 bilhões, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), um aumento de 11,48% em relação a 2009.

Cafeicultura irrigada será discutida em abril na cidade mineira de Araguari

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216937.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Um dos grandes eventos de pesquisa sobre cafeicultura irrigada do Brasil está com data marcada: dia 7 abril de 2011, em Araguari (MG). É o XIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada, realizado pelo Consórcio Pesquisa Café com apoio da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e da Embrapa Café (Brasília/DF). "É o momento para especialistas em cafeicultura irrigada exporem as mais recentes pesquisas para tornar nossa cafeicultura ainda mais competitiva no cenário nacional", explica André Fernandes, coordenador do evento e pesquisador da Universidade de Uberaba (Uniube), instituição participante do Consórcio, cuja programação de pesquisa é coordenada pela Embrapa Café.

Queijo fresco: charme e bom negócio nas montanhas da Zona da Mata mineira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216935.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No alto da Serra do Ronca, no município de Descoberto, em Minas Gerais (338 km de Belo Horizonte), o pequeno produtor Gilson José de Paula acorda cedo diariamente para ordenhar suas quatro vaquinhas no Sítio Bela Vista e iniciar uma rotina que lhe dá um rendimento bruto de até R$ 56,00 ao final do dia. Com uma média de 28 litros de leite ele prepara até oito queijos de aproximadamente 700 gramas cada um, que são vendidos por ele na área urbana da pequena cidade mineira, distante cinco quilômetros dali. Em muitas das vezes ele nem precisa sair do sítio. "Vem gente de São Paulo, Rio de Janeiro, Petrópolis e de Juiz de Fora para comprar comigo", revela.

Pesquisar este blog