Selecione o dia...

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

USDA libera alfafa transgênica para plantio e comercialização nos Estados Unidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216955.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou, no dia 27 de janeiro de 2011, a liberação da variedade GM de alfafa tolerante ao herbicida glifosato para plantio e comercialização Leia aqui a matéria - em inglês. A decisão foi tomada pelo Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do USDA, depois que o estudo de potenciais impactos ambientais e econômicos conduzido pelo departamento concluiu que a planta transgênica é tão segura quanto a convencional.

Epamig republica o livro "101 Culturas - Manual de Tecnologias Agrícolas"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216964.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Recomendações práticas para o manejo de diversas espécies agrícolas são o destaque do livro 101 Culturas - Manual de Tecnologias Agrícolas lançado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em 2007. A publicação, coordenada pelos pesquisadores da Unidade Regional Zona da Mata Trazilbo José de Paula e Madelaine Venzon, estava esgotada e foi reimpressa no final de 2010.

Feijão: surge uma nova ameaça

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216960.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Já não bastasse todas as dificuldades inerentes da produção, a cadeia produtiva do feijão ganhou mais um rival. É o cartão alimentação que tem o nobre objetivo de ser um benefício social para o empregado e para sua família, vinculado ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), instituído pelo Governo Federal. Até recentemente era indiferente para a cadeia produtiva do feijão se o benefício era cesta básica física ou vale ou cartão alimentação.

Sebrae/SC investe no campo com o programa Negócio Certo Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216956.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A composição de 100 turmas para a formação de 1.500 empreendedores catarinenses pelo Sebrae, em 2011, através do programa Negócio Certo Rural (NCR), é um dos resultados da visita do diretor técnico nacional, Carlos Alberto dos Santos, ao oeste catarinense. Protocolo assinado no dia 27 de janeiro de 2011, em Pinhalzinho, na feira de difusão tecnológica Itaipu Rural Show, estabelece que o Sebrae nacional e o Sebrae/SC envidarão esforços e recursos financeiros para a viabilização dessa meta. Trata-se de um crescimento de 50% em relação aos resultados do ano passado. Representaram o Sebrae catarinense os diretores Anacleto Ângelo Ortigara e Sérgio Fernandes Cardoso.

Embrapa Cocais focará agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216963.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O desenvolvimento de pequenas máquinas para a agricultura familiar será uma das prioridades da Embrapa Cocais (São Luís/MA). O vice-governador maranhense Washington Luiz de Oliveira, o diretor-presidente da Embrapa Pedro Arraes, parlamentares, produtores rurais e representantes dos governos estadual e federal lançaram a pedra fundamental do centro de pesquisa ecorregional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no dia 27 de janeiro de 2011, em solenidade no Parque Itapiracó, área onde serão construídas as instalações.

Não correção da tabela do Imposto de Renda é "ato de confisco", diz especialista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216962.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A discussão sobre o novo valor da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IR) ganhou força com a primeira reunião entre o governo e as centrais sindicais para negociar o reajuste do salário mínimo e uma correção na tabela do IR. Não houve acordo e uma nova reunião foi marcada para o dia 2 de fevereiro de 2011.

Preços agrícolas sobem 1,73% na terceira quadrissemana de janeiro em SP

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216961.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, subiu 1,73% na terceira quadrissemana de 2011, de acordo comdo Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA). Foi puxado pelo índice de preços dos produtos de origem vegetal (alta de 3,31%), já que o índice de preços dos produtos de origem animal teve retração (-2,21%).

IICA abre inscrições para curso virtual sobre agroecoturismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216959.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Quem deseja montar sua própria empresa agroecoturística ou tem projetos de desenvolvimento rural poderá contar com ferramentas para a execução de tais iniciativas, por meio do curso on line Agroecoturismo: elementos básicos para implementar um projeto de turismo inovador (em espanhol). O curso virtual, em sua sexta edição, é uma iniciativa da Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

IICA e Nead estreitam laços para o enfrentamento da pobreza rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216958.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em reunião realizada no último dia 21, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), decidiram ampliar as relações institucionais e técnicas para o ano de 2011, principalmente na temática relacionada ao enfrentamento da pobreza rural no Brasil. "Este tema é o foco estratégico na atual agenda do governo brasileiro e será prioridade na parceria entre as duas instituições", afirmou Manuel Otero, que responde pela Representação do IICA no Brasil (RIB).

Combate a desertificação no RS terá apoio de especialistas japoneses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216957.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O diretor técnico da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Luciano Kayser Vargas, e a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ana Paula Rovedder, doutores em Ciência do Solo, acompanharam, no dia 27 de janeiro de 2011, a visita de representantes do governo japonês ao município de São Francisco de Assis (RS) e entorno. Os especialistas estão no Rio Grande do Sul para tratar de cooperação entre a Universidade de Tottori, no Japão, e o Governo do Estado, por meio da fundação, para a transformação de regiões arenizadas em áreas verdes.

Pesquisar este blog