Selecione o dia...

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Estudo da CNA avalia que lavouras de soja causam preocupação no sul do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216968.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As condições gerais das lavouras de soja da safra 2010/2011 são muito satisfatórias, com exceção do Rio Grande do Sul, onde o clima seco é motivo de preocupação para os produtores rurais. A seca também pode comprometer o desempenho da pecuária de corte e de leite no Estado. Segundo análise divulgada ontem (31/01/11), na edição de janeiro do boletim Custos e Preços, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), "o resultado final da safra do Rio Grande do Sul e também na Argentina pode ser comprometido pelo clima adverso."

Especulação não é única causa de alta no preço de alimentos, diz economista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216975.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Faz meses que o preço dos alimentos sobe. Será culpa dos especuladores financeiros? A Deutsche Welle perguntou ao economista agrícola Joachim von Braun, do Centro Alemão de Pesquisa para o Desenvolvimento.

Lançado instrumento de gestão pública sobre comercialização de agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216972.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A publicação Produtos agrotóxicos e afins comercializados em 2009 no Brasil é um novo instrumento de gestão pública e de informação para a sociedade sobre quais são os produtos mais usados, onde estão sendo comercializados e os índices de toxicidade ao meio ambiente dos princípios ativos autorizados. O relatório, publicado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), vai auxiliar nas decisões regulatórias, na fiscalização e na autorização de estudos para o registro de alternativas menos impactantes. Também vai permitir uma melhor definição de prioridades na escolha das substâncias para avaliação de impactos ambientais, como contaminação das águas e efeitos adversos na fauna.

Curso a distância em "energias do biogás" com inscrições abertas até 7 de fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216966.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Itaipu Binacional e a Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com sede em Concórdia (SC), oferecem um curso a distância que tem como tema o biogás. Com 90 horas de duração, o Curso de Atualização em Energias do Biogás abordará temas como o cenário das energias renováveis no país, a economia do biogás, o marco regulatório para produção de biogás e conversão energética, fundamentos biológicos para produção de biogás e bioconversão. As inscrições podem ser feitas até 7 de fevereiro de 2011.

Brasil e Argentina assinam acordo para massificar o acesso à internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216974.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os governos do Brasil e da Argentina assinaram ontem (31/01/11), em Buenos Aires, um plano de ação conjunta para cooperação bilateral com objetivo de massificar o acesso à internet em banda larga até 2015 nos dois países, por meio da melhoria na qualidade de conexão e ampliação da disponibilidade do serviço.

Governo federal proíbe uso de robôs em leilões eletrônicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216973.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O portal ComprasNet, do governo federal, passou a rejeitar, desde ontem (31/01/11) o uso de robôs em compras de produtos e serviços para a administração pública por meio de pregões eletrônicos. O sistema implementado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) impedirá que lances eletrônicos sejam feitos por programas que substituam pessoas durante a negociação.

Integração de lavoura, pecuária e floresta ganha espaço em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216971.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Minas Gerais já conta com 442 Unidades Demonstrativas (UDs) de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). O sistema consiste em consorciar diferentes sistemas produtivos de grãos numa mesma área onde também se explora a pecuária e o cultivo de arbóreos, principalmente eucalipto. As UDs foram implantadas entre 2008 e 2010 e fazem parte de um programa coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Vacas leiteiras mestiças podem ser criadas sem produtos químicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216970.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] É possível criar vacas leiteiras mestiças (europeu x zebu) sem uso de produtos químicos, somente com um bom manejo alimentar e sanitário e o uso de produtos homeopáticos. É o que mostra trabalho realizado no setor de bovinocultura leiteira da Estação Experimental do Polo Alta Mogiana da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), que fica em Colina.

Parcos e portos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216969.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] Em 28 de janeiro foi comemorado o Dia da Abertura dos Portos. A data faz menção a 1808, quando assinado o chamado Decreto de Abertura dos portos às Nações Amigas, promulgado pelo então Príncipe Regente, D. João. É um marco representativo para o livre comércio no Brasil, já que navios de outras nacionalidades passaram a aportar por aqui, trazendo e levando produtos.

Embrapa Gado de Corte consolida parceria com elos da cadeia produtiva de MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216967.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), por meio do seu chefe-geral, Cleber Oliveira Soares, deu início a uma série de visitas a instituições parceiras do Centro de Pesquisa em Gado de Corte, com o intuito de fortalecer e aproximar a Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), dos produtores e suas entidades. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) foi a primeira delas.

Pesquisar este blog