Selecione o dia...

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Câmara setorial discute restrições da Europa à importação de lácteos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216985.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O protecionismo dos países europeus contra as importações de leite e derivados foi tema de debate ontem (01/02/11) em reunião extraordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Setor Lácteo. O presidente do colegiado, Rodrigo Sant'anna Alvim, representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), afirmou que o objetivo é encontrar saídas para estabelecer um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE). "O mercado de lácteos é muito imperfeito e os produtos brasileiros e do Mercosul como um todo precisam vencer dificuldades como os subsídios, as barreiras sanitárias e tributárias, que criam um verdadeiro monopólio por parte dos europeus".

Anvisa recebe até março sugestões para aperfeiçoar registro de agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216984.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu ontem (01/02/11)uma consulta pública para discutir novas exigências para o registro de agrotóxicos. Entre as propostas, a agência pede a apresentação de estudo sobre a avaliação de risco à saúde do trabalhador rural que utiliza o produto.

Cadeia produtiva da bubalinocultura discute situação e perspectivas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216977.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Estão abertas as inscrições para o II Simpósio da Cadeia Produtiva da Bubalinocultura, realizado de 7 a 9 de abril de 2011, na Fazenda Experimental Lageado em Botucatu (SP), promovido pelo Grupo de Pesquisa Unesp-Botucatu-Búfalos. O objetivo do evento é promover a discussão e a integração entre pesquisadores, produtores e indústria sobre a situação, as dificuldades e as perspectivas do setor.

Especialistas de 10 países discutem genômica e biotecnologia de amendoim

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216976.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vai sediar a Quinta Conferência Internacional da Comunidade Científica de Amendoim no período de 13 a 16 de junho de 2011. Essa é a primeira vez que este evento é realizado no Brasil e na América do Sul e vai reunir cerca de 100 especialistas de mais de 10 países, como Brasil, Argentina, China, Nigéria, Senegal, Estados Unidos, Índia e Mali, entre outros, para discutir a importância de ferramentas modernas como biotecnologia e genômica para aumentar a produtividade, a qualidade e a segurança das pesquisas com amendoim.

Chega a 869 o número de mortos na tragédia da região serrana do Rio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216983.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] ubiu para 869 o número de mortos na região serrana do estado do Rio de Janeiro, em consequência das fortes chuvas e avalanches de terra ocorridas no dia 12 de janeiro de 2011.

Sarney é eleito presidente do Senado pela quarta vez com 70 votos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216982.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O senador José Sarney (PMDB-AP) foi reeleito ontem (1º/02/11) para mais dois anos de mandato na presidência da Casa. Sarney obteve 70 dos 81 votos válidos e Randolfe Rodrigues (P-SOL-AP), oito. De manhã, assim que chegou ao Senado Federal, Sarney concedeu rápida entrevista na qual defendeu a reforma administrativa e a modernização do Senado Federal, além da votação, ainda neste ano, da reforma política.

OMC abre vagas para cursos on line sobre Comércio Internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216981.htm
[ ECONOMIA # CURSOS ] O Centro de Análises Estratégicas para a Agricultura (Caespa) do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) anunciou que a Organização Mundial do Comércio (OMC) oferecerá uma série de cursos on line sobre assuntos relativos ao comércio internacional e aos Acordos da Organização. Podem participar funcionários dos governos dos seus 153 países membros. Estarão disponíveis, em inglês, francês e espanhol, os seguintes cursos:

Barreiras sanitárias: entrevista aponta a relação com a defesa agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216980.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária publicou na manhã de ontem (01/02/11) entrevista com o professor Orlando Monteiro da Silva, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em vídeo, é feita uma abordagem sobre a relação das Notificações aos Acordos de Barreiras Técnicas (TBT) e Sanitárias (SPS) da Organização do Mundial do Comércio (OMC), com a Defesa Agropecuária.

Exportações brasileiras para os países árabes batem recorde em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216979.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações brasileiras para os países árabes totalizaram US$ 12,57 bilhões em 2010, o que representou um crescimento de 34% em relação ao ano anterior. As importações brasileiras provenientes dos países árabes também registraram desempenho expressivo, fechando 2010 com US$ 6,96 bilhões, uma alta de 33% em relação ao ano anterior.

Curso credencia profissionais para serviço de ultrassom em bovinos de corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216978.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) sediará entre os dias 1º a 4 de março de 2011, em seu campus localizado na Av. do Tutuna, 720, em Uberaba (MG), o Curso de Certificação de técnicos de campo e laboratório para a prática de ultrassonografia de carcaça bovina e programa de educação continuada, destinado a profissionais interessados em prestar serviços de ultrassonografia em bovinos de corte. O objetivo do evento é padronizar a metodologia para a avaliação de carcaça e credenciamento dos técnicos.

Romã será alvo de pesquisa para produção de ingredientes antioxidantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216965.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com a crescente produção nacional da romã, principalmente no semiárido, a Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com a Embrapa Semiárido e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está dando início a pesquisas com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para agregar valor à produção de romã. A proposta é buscar outras formas de inserir a romã no mercado sobretudo com o aproveitamento das frutas de aparência não comercial para elaboração de ingredientes antioxidantes.

Pesquisar este blog