Selecione o dia...

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Preços dos alimentos atingem maior nível em 20 anos, informa FAO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217004.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os preços mundiais dos alimentos atingiram novo recorde histórico no mês de janeiro, segundo divulgou ontem (03/02/11) a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O índice da FAO para os preços dos alimentos, que analisa mensalmente um conjunto de produtos básicos e suas variações e preços em nível global, apontou um aumento de 3,4% em relação a dezembro de 2010.

Controle biológico em morango orgânico é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217005.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O assunto principal do Dia de Campo na TV é Manejo biológico do mofo-cinzento e ácaro em morango orgânico. O programa vai ao ar hoje (04/02/11), pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E no dia 6, às 8h pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise no dia 10, às 9h10, e no dia 12, às 16h.

Governo do Rio Grande do Sul assegura medidas para produtores de arroz

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217003.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Governo Federal atenderá as reivindicações do setor orizícola gaúcho com a realização de leilões para escoamento e aquisição direta de 1,78 milhão de toneladas de grãos, medida que irá beneficiar diretamente os produtores de arroz do Rio Grande do Sul. A decisão foi da presidente, Dilma Rousseff, em resposta ao pedido encaminhado pelo Governo do Estado e comunicada na tarde de ontem (03/02/11), pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, ao governador Tarso Genro, durante encontro no Palácio Piratini.

Bahia e Sergipe estabelecem cooperação para proteger citricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216999.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) vão estabelecer ações para garantir a qualidade sanitária da cadeia produtiva dos citros. Em uma reunião, que aconteceu no dia 2 de janeiro de 2011 na Emdagro, as duas instituições discutiram ações bilaterais de cooperação entre Bahia e Sergipe. A Adab e a Emdagro definiram a elaboração de um Termo de Cooperação Interestadual para englobar ações que contemplem as culturas em comum dos citros, banana e palma forrageira.

Ministra pede apoio do setor primário contra o trabalho escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217006.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, pediu apoio dos setores ligados à produção primária para o combate ao trabalho escravo. Ela disse que a produção do setor não pode continuar sendo associada ao trabalho em condições indignas.

Livraria Embrapa apresenta novidades editoriais no Show Rural Coopavel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217002.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] De 7 a 11 de fevereiro de 2011, a Livraria Embrapa, responsável pela comercialização de publicações impressas e eletrônicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estará presente no 23º Show Rural Coopavel - evento anual que se realiza em Cascavel (PR) -, para apresentar mais de 180 títulos de publicações, entre os quais 69 lançados em 2010 e as novidades editoriais deste ano.

Acrimat lança cartilha para orientar produtor sobre crédito rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217001.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), elaborou a Cartilha de Crédito Rural com o objetivo de divulgar informações aos produtores rurais sobre as linhas de crédito que estão disponíveis no mercado. A cartilha foi produzida em parceria com o Banco do Brasil (BB) e o Sicredi MT, PA e RO. "Nossa preocupação é de também orientar os criadores a usar o crédito disponível com planejamento seguro, sem riscos, pois todo processo da pecuária é longo e requer boa gestão", salientou o presidente da Acrimat, José João Bernardes.

Código Florestal deverá entrar na pauta de votação em março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217000.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O projeto do novo Código Florestal - PL 1876/99 - deverá ir à votação no mês de março de 2011, conforme anunciou o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) considera fundamental a urgência na discussão e votação do texto do relator do projeto, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Estiagem reduz volume da produção e preços da cana-de-açúcar sobem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216998.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os preços da tonelada de cana-de-açúcar subiram em janeiro de 2011 em conseqüência da redução da estimativa inicial de produção de 565 milhões de toneladas na safra 2010/2011. Na média, os preços da tonelada de cana subiram 2,9% no mês passado. As maiores variações mensais foram verificadas na Paraíba e em Pernambuco, com alta de 4,8%. Na região Centro-Sul, os preços subiram 2%. Os dados constam do boletim mensal Custos e Preços para a cana-de-açúcar, divulgado ontem (03/02/11) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Epamig desenvolve programa microrregional para pesquisa agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216996.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Criado para promover transferência tecnológica e, assim, beneficiar número maior de regiões e municípios mineiros, o Programa Microrregional de Desenvolvimento Tecnológico da Agropecuária (Prodesag), executado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), registrou avanços em 2010, entre eles a implantação da Fazenda Experimental de Araxá, em janeiro do ano passado, totalizando 28 fazendas experimentais em todo o Estado.

Pesquisar este blog