Selecione o dia...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Brasil não é responsável por pressão sobre preços de alimentos, diz ministro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217039.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A pressão internacional sobre o preço dos alimentos é resultado de vários fatores sobre os quais o Brasil não tem culpa, segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi. Ontem (07/02/11), ele participou de reunião do Conselho Superior de Agronegócio (Cosag) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). De acordo com Rossi, o país não levou a especulação financeira para o mercado de commodities agrícolas nem aumentou os preços dos alimentos.

Nova medida fortalece combate à brucelose e tuberculose em bovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217044.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em vigor desde janeiro de 2011, a Instrução Normativa nº 2 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) aprimora as regras sobre certificação de propriedades no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). Esta normatização prevê novas regras para o ingresso de bezerras com até 24 meses em propriedades certificadas como livres de brucelose e tuberculose.

Cepea confirma perda da atratividade das exportações do agronegócio em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217038.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] De 2009 para 2010, o preço médio em Real das exportações (Índice de Atratividade-Agro/Cepea) do agronegócio caiu 7%, mesmo com a valorização média de 11,7% em dólar dos produtos no mercado internacional. O problema esteve com a taxa de câmbio efetiva real do agronegócio, que valorizou 16%. Em volume, o aumento foi de 7,23% na comparação de 2010 com 2009, conforme os Índices de Exportação do Agronegócio calculados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq.

Embrapa lança três novas Árvores do Conhecimento neste mês de fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217035.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Mangaba, centeio e ovinos de corte. Esses são os temas das novas Árvores do Conhecimento, que, a partir da segunda semana de fevereiro de 2011, estarão disponíveis para consulta de produtores, pesquisadores, estudantes e público interessado em saber mais sobre esses tipos de cultivo e criação. Os conteúdos das árvores, desenvolvidos por Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), serão disponibilizados na Agência de Informação Embrapa, um sistema web destinado a facilitar o acesso e a divulgação da informação tecnológica, coordenado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), disponível no endereço www.embrapa.br/agencia.

Governo vai encaminhar ao Congresso política de valorização do mínimo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217043.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo deverá encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de valorização do salário mínimo até 2014. Segundo o ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, essa política de valorização do mínimo seguirá os moldes da atual, de reajustá-lo com base na variação da inflação do ano anterior mais a do Produto Interno Bruto (PIB), registrada nos dois últimos anos.

Lula critica ONU e Estados Unidos e diz que o mundo está "mal representado"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217042.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Depois de participar de um debate sobre fome e o papel geopolítico da África com o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, Lula disse aos jornalistas que cobrem o Fórum Social Mundial que o mundo carece de lideranças. E criticou a Organização das Nações Unidas (ONU). "A governança mundial está enfraquecida. O mundo está mal representado. Não tem ninguém pra resolver conflitos. A ONU poderia resolver, se fosse representativa".

Embrapa participa de estudo britânico que prevê futuro da alimentação no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217041.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O trabalho de 14 pesquisadores da Embrapa contribuiu para as conclusões do Relatório Foresight - O Futuro da Alimentação e agricultura: desafios e opções para a sustentabilidade global, coordenado pelo Governo Britânico. O convite foi feito pelo chefe do Gabinete do Governo Britânico para a Ciência, professor Jonh Beddington, em fevereiro de 2009.

Secretário americano defende sistema econômico global mais equilibrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217040.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil e os Estados podem trabalhar juntos para a construção de um sistema econômico global mais equilibrado e estável, disse ontem (07/02/11) o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, após encontro com a presidenta Dilma Rousseff. Geithner classificou a relação entre os dois países como forte e com interesses comuns.

Dia de Campo destaca controle alternativo de pragas da pimenta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217037.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Epamig Zona da Mata, em parceria com a Emater-MG e a Prefeitura de Piranga, realizam no dia 11 de fevereiro de 2011, o Dia de Campo sobre Controle Alternativo de Pragas da Pimenta. O evento pretende reunir produtores da região no município de Piranga (Fazenda Taquaraçu) para discutir as principais pragas que atingem a cultura e as formas mais eficazes de combate das doenças. As atividades começam às 8h30 e terminam às 12h30, e envolvem palestras e demonstração prática de métodos de controle de ácaros na pimenta.

A nova Arca de Noé da Embrapa é atração durante o Show Rural Coopavel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217036.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Assim como Noé, que construiu uma arca para salvar os animais do dilúvio, os cientistas da Embrapa correm contra os perigos atuais causados pelo aquecimento global, erosões, queimadas e outros estresses climáticos e também investem em pesquisas para conservar a diversidade genética e garantir uma alimentação farta e saudável para as futuras gerações. Só que na nova arca de Noé da Embrapa, não estão apenas animais, mas também plantas e micro-organismos, cuja variabilidade genética seja de importância para o desenvolvimento de pesquisas em prol da sustentabilidade da agricultura. Parte desse trabalho será apresentada ao público na Casa da Embrapa durante o Show Rural Coopavel 2011, que começou ontem (07/02) e se estende até o dia 11 de fevereiro em Cascavel (PR).

Pesquisar este blog