Selecione o dia...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CNA: entrada em vigor do Decreto 7.029 pode reduzir produção de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217051.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O crescimento da produção agropecuária nacional depende de um quadro de segurança jurídica no campo que envolva a atualização da legislação ambiental e garanta a legalização de 90% da atividade rural desenvolvida no País. Para a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, o caminho para atingir esse objetivo é a aprovação da atualização do Código Florestal proposta pelo relator da matéria na Câmara dos Deputados, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Mato Grosso negocia suspensão de apreensões de máquinas agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217052.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), teve reuniões ontem (08/02/11) em Brasília com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, para reivindicar a suspensão das apreensões de máquinas agrícolas dos produtores inadimplentes por parte dos bancos das montadoras. O resultado das negociações até o momento é a sinalização do BNDES em criar um grupo de estudos para analisar a questão.

Ao contrário do que se pensa, a tendência climática é de resfriamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217048.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Muito se discute sobre o aquecimento global e suas causas, porém, para uma linha de especialistas em meteorologia, embasados em dados históricos e técnicos, o planeta vive uma fase de resfriamento da terra. O ciclo se repete a cada 30 anos e desde 1999 os dados apontam que a Terra entrou em uma fase de invernos mais rigorosos, maior número de tempestades, períodos secos mais agressivos e menores índices pluviométricos. A tendência é de agravamento até 2030.

Hidrovia Juruena/Tapajós é vital para reduzir custos logísticos na região Norte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217045.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Redução considerável no custo logístico e aumento de competitividade. Esses são os principais benefícios que a criação da hidrovia Juruena/Tapajós traria para a região Norte do país. A constatação veio de um profundo estudo realizado pela consultoria Macrologística, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e que culminou no Projeto Norte Competitivo.

Embrapa vai ajudar a recuperar áreas rurais degradadas pelas chuvas no Rio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217054.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As três unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no estado do Rio de Janeiro concluem hoje (09/02/11) documento listando as ações emergenciais de curto e médio prazo que serão empreendidas na recuperação de as áreas rurais produtoras da região serrana fluminense, degradadas pelas enchentes de janeiro passado.

STJ: laboratório não pode estender prazo de patentes de medicamentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217053.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) obteve ontem (08/02/11) nova vitória contra um laboratório estrangeiro que queria estender o prazo de patentes de medicamentos no Brasil. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu a favor do Inpi em ação movida pelo laboratório alemão Dr. Karl Thomae na questão de patentes pipeline (de revalidação) para os remédios de marca original Sifrol, usado para doença de Parkinson, e Persantin, para combate à formação de trombos. Os medicamentos genéricos são Pramipexol e Dipiridamol.

Fepagro valida tecnologia para teste de germinação de sementes florestais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217050.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Laboratório de Tecnologia de Sementes, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) está realizando a análise de germinação de sementes de 17 espécies florestais nativas. O trabalho faz parte do projeto Validação de Metodologias para Análise de Germinação de Espécies Florestais Nativas, coordenado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O projeto tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de outros laboratórios do país.

Acordo Syngenta e Embrapa traz novas tecnologias aos produtores de algodão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217049.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma área piloto de 10 mil hectares na região de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, é a primeira no Brasil a ter acesso à oferta conjunta do portfólio Syngenta com as sementes de algodão BRS 286. Desenvolvida pela Embrapa com apoio das Fundações Bahia e Goiás, esta variedade apresenta boa produtividade, ciclo precoce e fibras mais longas e resistentes, características essas que darão aos produtores melhores condições de competir no mercado internacional.

AveSui 2011, maior evento da indústria de aves e suínos, será realizado em maio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217047.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Florianópolis (SC) será palco das discussões mais importantes da cadeia produtiva de aves e suínos do Brasil e da América Latina. A Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos - AveSui 2011 -, será realizada na capital catarinense entre os dias 17 e 19 de maio de 2011. A organização é da Gessulli Agribusiness, que prepara grandes novidades para esta edição do evento.

Produtos lácteos: aumenta exigência de qualidade para venda na Ceasa Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217046.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A regularização do comércio produtos lácteos será ampliada em 2011 nos Mercados Livres do Produtor (MLPs) da CeasaMinas, conforme as normas de qualidade e segurança alimentar. Desde junho de 2009, está em vigor o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a venda de derivados do leite, um compromisso de cada produtor junto ao Ministério Público para adequação às normas. Neste ano, além do queijo, a regularização também irá atingir outros produtos.

Pesquisar este blog