Selecione o dia...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ministro da Agricultura descarta risco de desabastecimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217061.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse ontem (09/02/11), durante anúncio do levantamento da safra 2010/2011, estimada em 153 milhões de toneladas de grãos, que o Brasil não corre risco de desabastecimento de alimentos e que o governo está atuando para conter elevações excessivas nos preços. Ele ressaltou que os dois principais alimentos da mesa do brasileiro, arroz e feijão, estão, inclusive, com preços abaixo do mínimo estabelecido pelo governo.

Exportação de café cresceu 51% em janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217058.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações brasileiras de café somaram US$ 581,57 milhões em janeiro de 2011, o que representou um aumento de 50,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram embarcadas 2,724 milhões de sacas de 60 quilos, um crescimento de 9,3% na mesma comparação. O volume comercializado foi o melhor resultado mensal dos últimos cinco anos, segundo dados divulgados no dia 7 de fevereiro pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Câmara dos Deputados aprova MP que amplia atuação da Embrapa no exterior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217057.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, ontem (09/02/11, a Medida Provisória 504/10, que permite ao governo criar escritórios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no exterior. Com parecer favorável do relator Fernando Coelho Filho (PSB-PE), a MP foi aprovada sem mudanças e será enviada agora para o Senado Federal.

Epamig comercializa toda a produção de mudas de seringueira na Zona da Mata

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217056.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) comercializou todas as seis mil mudas de seringueira produzidas na Fazenda Experimental Vale do Piranga, em Oratórios, na Zona da Mata. A demanda para a próxima produção, prevista para o final do primeiro semestre de 2011, já é de 15 mil mudas, afirma o pesquisador Antônio de Pádua Alvarenga. "Se a Epamig tivesse hoje 500 mil mudas de seringueira, estariam todas comprometidas. A demanda tem sido muito grande; todos os dias recebemos pedidos de informação sobre a cultura e de produtores interessados em plantar", diz o pesquisador.

FAO e Banco Mundial pedem mais investimento para agricultura africana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217064.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma pesquisa da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Banco Mundial defende maior investimento público para o sector da agricultura em África, onde a produtividade agrícola ainda é muito baixa.

Lançada cartilha sobre uso do peixe barrigudinho no combate à dengue

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217063.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Divulgar a importância do peixe barrigudinho no controle dos mosquitos transmissores da dengue é o objetivo da cartilha O barrigudinho na batalha contra a dengue, que acaba de ser lançada pela Embrapa Meio-Norte. Os peixes dessa espécie se alimentam das larvas de mosquitos, o que contribui para a redução do inseto, principalmente nas fases de vida aquática. A adoção dos peixes no programa de combate à dengue reduz o risco de infecção da população, além de diminuir o uso de inseticidas.

Cortes no Orçamento 2011 suspendem nomeações e concursos públicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217062.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, avisou que estão suspensas todas as nomeações para o serviço público federal de aprovados em concurso. Informou ainda que o governo não deve permitir novos concursos públicos em 2011. As medidas fazem parte do pacote de ajuste dos gastos do governo anunciado na tarde de ontem (09/02/11) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Preços do milho e algodão estimulam aumenta da área plantada na safrinha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217060.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O aumento dos preços do milho em razão da escassez de oferta no mercado interno e externo tem estimulado os produtores a investir no aumento da área plantada na segunda safra do grão. "Há uma tendência de recorde na área plantada de milho. Os preços estão atrativos em 2011 e a concorrência com o algodão no centro-oeste deve manter a sustentação dos preços, recuperando as baixas registradas no primeiro semestre do ano passado", afirma o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner. Ele ressalta, no entanto, que o comportamento da safra dependerá de condições climáticas favoráveis, por causa do atraso do plantio na safra normal, que influencia na safrinha.

Safra mineira de grãos crescerá acima da média nacional em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217059.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O crescimento da safra mineira de grãos em 2011 será superior ao aumento médio da safra nacional. A produção estadual será de 10,5 milhões de toneladas. Um crescimento de 3,6% em relação ao anopassado. Já a safra nacional, de 153 milhões de toneladas, irá registrar um crescimento de 2,6%. Além de registrar uma produção recorde, Minas Gerais é o único que deverá ter crescimento da safra de grãos em 2011 dentre os estados das regiões Sul e Sudeste. Os números foram divulgados ontem (09/02/11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Embrapa Meio-Norte lidera projeto para o desenvolvimento do feijão-caupi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217055.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Meio-Norte vai liderar, a partir de março de 2011, em rede nacional, um projeto de desenvolvimento sustentável do feijão-caupi. As ações vão alcançar praticamente todo o País, gerando tecnologias de manejo de produção às 23 cultivares lançadas nos últimos anos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Pesquisar este blog