Selecione o dia...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

EUA podem rever liberalismo transgênico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217104.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Quando surgiram as primeiras controvérsias sobre a liberação de organismos geneticamente modificados - ou transgênicos - no ambiente, nos anos 1990, duas escolas de regulação se cristalizaram: a americana, muito liberal e baseada em verificação "a posteriori", e a europeia, mais inclinada para o princípio da precaução e testes de segurança anteriores ao licenciamento.

Seis anos após morte de Dorothy Stang, CPT pede providências contra violência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217101.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O dia do aniversário de morte da missionária Dorothy Stang foi utilizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) para divulgar uma nota pública na qual pede às autoridades brasileiras que tomem providências para conter o crescimento da violência e do desmatamento em Anapu (PA). Há seis anos, a irmã Dorothy foi assassinada em função de seu trabalho junto às famílias assentadas na região e de seu Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esperança, que procurava aliar a agricultura familiar à convivência com a Floresta Amazônica. De lá para cá, acusa a CPT, a situação tem se agravado em Anapu e em outras regiões da Amazônia, causando 18 mortes de trabalhadores no campo - somente no Pará - em 2010.

Epamig apresenta soja mais saborosa no Ma Shou Tao 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217100.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) tem presença confirmada na próxima edição do Ma Shou Tao, que será realizada nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2011, na Fazenda Boa Fé, município de Conquista (MG). No evento, que ocorre a cada dois anos, estarão presentes especialistas e empresários do agronegócio brasileiro. Produtores, técnicos, pesquisadores, professores e estudantes conhecerão novos produtos e tecnologias para a agricultura em debates, encontros técnicos, clínicas tecnológicas e estações de campo.

Ferrovia em Mato Grosso é realidade e representa avanço para o Estado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217095.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "A ferrovia já é uma realidade dentro do Estado de Mato Grosso". As palavras são do secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, ao mencionar o avanço que a Ferrovia Senador Vicente Vuolo, mais conhecida como Ferronorte, representa para o interior mato-grossense e que será ampliado no próximo dia 19, quando será lançada a obra do terminal ferroviário em Itiquira (357 Km ao Sul de Cuiabá), com a presença do governador Silval Barbosa e comitiva do Estado.

CNA pede apoio do governo do Maranhão contra ampliação de terra indígena

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217103.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Fábio de Salles Meirelles Filho pediu, no dia 10 de fevereiro de 2011, ao vice-governador do Maranhão, Washington Luís Oliveira, o apoio do governo estadual para evitar a ampliação da reserva indígena Governador, localizada no município de Amarante do Maranhão, a 835 quilômetros da capital São Luís.

Sindicato denuncia situação "calamitosa" de trabalhadores rurais em Teresópolis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217102.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O drama vivido pelos proprietários rurais de Teresópolis - que viram suas terras se transformarem em montes de lama e pedras com as chuvas fortes que há um mês castigaram a região serrana do Rio - também se reflete nos trabalhadores rurais, que podem perder seus empregos e acabar passando necessidades e fome.

Esalq lança segunda edição do livro Cultura da Batata

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217099.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, acaba de lançar a segunda edição do livro Cultura da Batata (DIBD, 29 P., R$ 5,00), parte da série Produtor Rural. A publicação foi escrita por Silvio Tavars, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Paulo Roberto de C. Castro, Paulo César Tavares de Melo e Simone da Costa Mello, da Esalq.

Estudo associa dinâmica de bacia hidrográfica e vegetação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217098.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estudo realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, detectou as variações do balanço hídrico e da cobertura vegetal do solo, bem como a influência da atividade humana nesses indicadores, na bacia hidrográfica do Rio Verde (Goiás).

Defesa Civil divulga primeira fase do mapeamento de riscos no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217097.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A primeira etapa do mapeamento de risco de desastres no Paraná está disponível, desde o dia 11 de fevereiro de 2011, para consulta no site www.defesacivil.pr.gov.br. Esse levantamento é o primeiro passo para o planejamento de prevenção de catástrofes, em desenvolvimento pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná (Cedec/PR), em parceria com outros órgãos. Estão previstas quatro etapas para a consolidação do mapeamento, das quais outras duas estão em andamento.

Paraná quer medidas para evitar prejuízos ao produtor de feijão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217096.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O preço do feijão de cores pago ao produtor no Paraná recuou cerca de 56% nos últimos quatro meses (novembro de 2010 a fevereiro de 2011). Para evitar prejuízos ao agricultor, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, está pedindo ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, medidas emergenciais de apoio à comercialização do grão.

Pesquisar este blog