Selecione o dia...

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

40 mil cortadores de cana foram demitidos em 4 anos devido à mecanização

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217131.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com o avanço da mecanização nos canaviais paulistas, foram fechados pelo menos 40 mil postos de trabalho no corte da cana-de-açúcar desde 2007, calcula o professor do Departamento Economia Rural da Universidade Estadual Paulista (Unesp) José Giacomo Baccarin. No mesmo período, o setor sucroenergético abriu vagas suficientes para realocar apenas 10% dos ex-cortadores em atividades como a de tratorista. Outros postos abertos no ramo não são preenchidos por esses trabalhadores por causa da baixa escolaridade, segundo o professor.

Ex-cortadores de cana desempregados ingressam na luta pela terra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217132.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A perda de empregos causados pela mecanização da colheita da cana-de-açúcar tem levado uma parcela significativa de ex-cortadores paulistas a integrarem movimentos de luta pela terra. Desde 2007 foram fechados no estado cerca de 40 mil postos de trabalho no corte da cana, segundo o professor da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), José Giacomo Baccarin.

Semeando o futuro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217126.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Plano Nacional de Mineração, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), deixa claro que a gestão de minerais para uso na agricultura é considerada estratégica pelo Governo Federal. É o primeiro plano de mineração com um horizonte de 20 anos e está pautado na sustentabilidade e na ampliação dos benefícios da exploração dos minerais.

Rio Verde abre temporada 2011 da Escola de Capacitação em Confinamento Assocon

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217125.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) abre a segunda temporada de aulas da Escola de Capacitação em Confinamento, entre os dias 21 e 25 de Fevereiro de 2011, na cidade de Rio Verde (GO), e traz uma programação com novidades que prometem agradar bastante ao público.

Mais de mil americanos já pediram visto para acompanhar Obama no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217134.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A agenda completa da visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nos dias 19 e 20 de março de 2011 a Brasília e ao Rio de Janeiro, ganha novos elementos a cada momento. Os norte-americanos já pediram mais de mil vistos para ingresso no Brasil e informaram que um avião com 150 jornalistas desembarcará no país. A principal preocupação das autoridades dos EUA é garantir segurança máxima a Obama, que virá com a primeira-dama, Michelle, e as filhas Sasha e Malia.

Embrapa tem sido importante no apoio africano de candidatura brasileira à FAO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217133.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O candidato brasileiro ao cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano, disse ontem (16/02/11) que a atuação da Embrapa no exterior foi muito importante no apoio que vem recebendo dos países africanos. O ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome concorrerá com mais cinco candidatos (dois europeus, dois do Oriente Médio e um indonésio).

Cultura da azeitona e extração de azeite em dia de campo da Epamig

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217130.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] No dia 24 de fevereiro de 2011 a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) apresentará tecnologias para o cultivo e processamento da azeitona desenvolvidas no Núcleo Tecnológico Epamig Azeitona e Azeite, em Maria da Fé, no Sul de Minas. No dia de campo Características agronômicas, manejo e processamento da oliveira pesquisadores da Epamig apresentarão resultados em seis estações de campo: características agronômicas (variedades indicadas para cultivo, preparo do solo); nutrição e adubação; manejo, controle de pragas e doenças da oliveira; extração do azeite de oliva e processo para elaboração de azeitonas de mesa.

Projeto para extensão da Ferroeste ganha impulso com apoio do governo federal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217129.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo federal deu sinal verde para que os governos do Paraná e do Mato Grosso do Sul tomem as primeiras medidas para levar adiante o projeto de um ramal ferroviário interligando as malhas ferroviárias dos dois estados. O assunto foi discutido ontem (16/02/11), em Brasília, durante reunião entre os governadores Beto Richa e André Puccinelli (MS) e o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

Estrangeiros investem no Brasil pelo crescimento do País

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217128.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Investidores brasileiros e estrangeiros divergem quanto aos motivos que os leva a investir no Brasil: enquanto os brasileiros confiam em sua terra natal e investem porque ela apresenta um quadro econômico estável, estrangeiros parecem optar por investir no Brasil devido ao crescimento que o País tem apresentado nos últimos anos. Essa é uma das conclusões de Anna Lygia Costa Rego, autora da tese de doutorado apresentada à Faculdade de Direito (FD) da Universidade de São Paulo (USP), Aspectos jurídicos da confiança do investidor estrangeiro no Brasil.

Ipam lança nova cartilha sobre mudanças climáticas e aquecimento global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217127.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Já está disponível para download no site do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) a nova edição da cartilha Perguntas e Respostas sobre Aquecimento Global. A publicação atualiza informações sobre o tema das mudanças climáticas e apresenta todo o histórico de negociações até a COP-16, realizada no final de 2010, no México. A quinta edição da cartilha produzida pelos pesquisadores do Ipam traz como novidade as definições atualizadas sobre o mecanismo de Redução de Emissões pelo Desmatamento e Degradação (REDD), que começa a ser implementado pelos países signatários da Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

Pesquisar este blog