Selecione o dia...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Brasil vence mais uma etapa contra EUA na disputa comercial sobre suco de laranja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217182.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Organização Mundial do Comércio (OMC) ratificou no dia 21 de fevereiro de 2011 decisão favorável ao Brasil na disputa com os Estados Unidos (EUA) sobre as medidas antidumping impostas pelos norte-americanos ao suco de laranja brasileiro. A informação foi confirmada, por meio de nota, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Supermercadistas defendem isenção de PIS e Cofins para toda a cadeia da carne

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217181.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, estima aumento de, no mínimo, 8,97% no preço da carne suína e de aves em 2011. A previsão tem por base a nova regra tributária determinada pelo governo que isentou os frigoríficos do recolhimento do PIS e da Cofins. Para Sussumu, o consumidor que, em virtude do aumento de preço da carne bovina, passou a aumentar a participação das carnes de frango e suína em suas compras terá mais uma vez dificuldade em adquirir o produto. "Na nossa cesta dos 35 produtos mais consumidos nos supermercados, as carnes representam quase 15% do valor. Essa participação é muito alta e deverá pressionar os índices de inflação", comenta.

Federal de Lavras abre inscrições para pós-graduação lato sensu a distância

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217178.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Considerada em avaliação do IGC/MEC a melhor universidade de Minas Gerais e a 3ª melhor do país, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), está com inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância. São 13 cursos nas áreas de: Agricultura, Ciência dos Alimentos, Ciência da Computação, Química, Saúde, Veterinária e Zootecnia. Interessados podem se inscrever até o dia 11 de março de 2011.

Professora Helena Nader, da Unifesp, assume presidência da SBPC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217175.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A biomédica Helena Bonciani Nader é a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) desde ontem (21/02/11), em substituição ao matemático Marco Antonio Raupp, que se afastará do cargo para ocupar a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB). Helena foi eleita primeira vice-presidente da diretoria em junho de 2009. O mandato dos atuais diretores termina em julho deste ano.

Frente Parlamentar Ambientalista promove seminário sobre Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217184.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Frente Parlamentar Ambientalista e o Instituto O Direito por um Planeta Verde (IDPV) promovem hoje (22/02/11) o seminário Código Florestal: Aspectos Jurídicos e Científicos. Atualmente, a Câmara dos Deputados analisa o projeto de novo Código Florestal - PL 1876/99 e apensados -, que foi aprovado em 2010 por uma comissão especial e está pronto para votação em plenário.

Começa júri de acusados de matar cacique guarani-kaiowá do Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217183.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Começou ontem (21/02/11) o julgamento dos três acusados de matar o cacique guarani-kaiowá Marcos Veron. Após o sorteio e escolhas da defesa e acusação, foi definido um júri composto de seis homens e uma mulher. A expectativa é que a sentença do crime ocorrido em 2003 não seja conhecida antes o dia 26 de fevereiro.

Produtores do Rio Grande do Sul investem na construção de açudes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217180.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Apesar das chuvas freqüentes na Região Norte do Rio Grande do Sul e perspectiva de bom rendimento das lavouras e na atividade leiteira, produtores prosseguem investindo na construção de açudes como medida de prevenção. O produtor Marcos Perissinotto, da comunidade de Vista Alegre, em Estação, é um exemplo. Ele está investindo na construção de um açude em sua propriedade para irrigação de pastagens.

Exportações de limão de Minas Gerais registram recorde do mês de janeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217179.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações mineiras de limão bateram recorde neste início de ano, alcançando US$ 439,7 mil em janeiro de 2011. A receita registrada com a venda externa da fruta é a maior do mês de janeiro desde o início das análises em 2001 feitas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Os números sobre a evolução das exportações foram analisados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Pós em Biotecnologia da UFSCar recebe inscrições para mestrado e doutorado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217177.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe até o dia 25 de fevereiro de 2011 as inscrições no processo de seleção de alunos regulares dos cursos de mestrado e doutorado.

Estudo da Universidade Penn State prevê a queda do império (científico) americano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217176.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma mudança no cenário da pesquisa científica mundial irá reposicionar os Estados Unidos como um personagem importante, mas não mais como líder dominante. E essa mudança ocorrerá já na próxima década, afirma estudo feito na Universidade Penn State, nos Estados Unidos.

Pesquisar este blog