Selecione o dia...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Governo não deve apresentar substitutivo ao projeto que altera Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217203.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidenta da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu, disse ontem (23/02/11) que não acredita que o governo apresente um substitutivo ao projeto de lei que propõe alterações no Código Florestal Brasileiro, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). No início de fevereiro aumentaram os rumores de que o executivo estaria preparando um texto alternativo com os entendimentos entre os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, a ser fechado pela Casa Civil.

Governo Federal tem até junho de 2011 para definir critérios de logística reversa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217200.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Comitê Orientador da Logística Reversa ? um dos órgãos previstos no decreto que legisla sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ? tomou posse no dia 17 de fevereiro de 2011 e aprovou o calendário inicial de atividades. O grupo tem até junho para apresentar os critérios de aprovação para os estudos de viabilidade técnica e econômica da logística reversa e a forma de realização de consulta pública relativa às propostas de implementação desses sistemas.

Regulamentação do café reforçará Selo de Pureza ABIC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217199.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O novo Regulamento Técnico para Café Torrado em Grão e Café Torrado e Moído, implementado pela Instrução Normativa N° 16, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e em vigor desde ontem (23/02;11), conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e vai potencializar o seu Selo de Pureza, certificação pioneira na área de alimentos e bebidas lançada há 21 anos e até hoje ativa.

Alimentando a População e Preservando o Meio-Ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217197.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A escassez de alimentos associada às mudanças climáticas foram os principais fatores responsáveis pela queda de prósperas civilizações. Isso veio pela exploração abusiva de recursos naturais, principalmente a destruição das florestas, contaminação das águas e exaustão do solo. Devemos buscar aprender com os erros do passado e estar sempre atentos e preservando a natureza.

Cientistas: alterações no Código Florestal não melhoram produtividade agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217204.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cientistas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) sustentam que as alterações do Código Florestal previstas no substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao Projeto de Lei 1876/99 serão desastrosas para a preservação ambiental no Brasil. Além disso, atestam que essas alterações não são necessárias para melhorar a produtividade da agropecuária brasileira.

Mundo precisa investir 2% do PIB para ter uma economia verde, diz Pnuma

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217202.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Para dar início a um processo de construção de uma economia mundial mais verde, seria necessário destinar 2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos pelos países) para o financiamento de tecnologias limpas que beneficiem os dez setores considerados fundamentais para o crescimento global sustentável: agricultura, água, energia, construção, indústria, resíduos, pesca, silvicultura, turismo e transportes. Hoje, este percentual gira em torno de 1,3 trilhão de dólares anuais.

O extraordinário impacto do lixo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217201.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Na semana passada fui ver um filme que deveria ser exibido em todas as escolas do país! Lixo Extraordinário, documentário que concorre ao Oscar 2011, mostra a vida dos catadores de material reciclável no aterro sanitário do Gramacho, um dos maiores do mundo, no Rio. Também mostra como a arte pode virar a realidade dessas pessoas de cabeça para baixo.

Rebanhos da Embrapa Gado de Leite farão parte do programa Rio Genética

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217198.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Gado de Leite e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro (SEAPPA) acertaram a participação dos rebanhos da Embrapa no Programa Rio Genética. Pelas negociações, a Embrapa Gado de Leite disponibilizaria 250 fêmeas, inseminadas com sêmen sexado de alto valor genético, para serem comercializadas nas feiras que o Programa realiza.

Curso vai mostrar a importância da Internet na propriedade rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217196.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Fornecer informações sobre os usos da internet no meio rural é o objetivo do curso Internet na propriedade agrícola que o Instituto Agronômico (IAC) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) realiza amanhã, dia 25 de fevereiro de 2011, das 8 horas às 17h30, no Centro de Engenharia e Automação (CEA), em Jundiaí. O curso, gratuito, é direcionado a profissionais das ciências agrárias, proprietários rurais, administradores e gerentes de áreas agrícolas.

Más condições das estradas também atolam a pecuária em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217195.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com o início da colheita da soja em Mato Grosso (MT), que deverá atingir cerca de 19 milhões de toneladas na safra 2010/11, segundo o Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), os problemas com o escoamento da produção vem à tona por conta das péssimas condições das estradas. Mas quem pensa que as dificuldades estão relacionadas apenas ao transporte do grão, engana-se. A falta de manutenção e pavimentação das vias de escoamento também freia o andamento da pecuária bovina, com 28,7 milhões de cabeças.

Pesquisar este blog