Selecione o dia...

terça-feira, 8 de março de 2011

Em dez anos, agropecuária é líder na economia brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217316.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A agropecuária foi a atividade que mais cresceu nos últimos dez anos. A média do Produto Interno Bruto (PIB) do setor, que representa a soma em valores monetários de todos os bens e serviços produzidos, no período de 2000 a 2010, aponta um crescimento anual de 3,67%, enquanto o PIB geral do país mostra avanço de 3,59% (média por ano).

Vinhos finos: qualidade nas alturas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217321.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pouco mais de uma década depois que a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) descobriu a excelência das regiões de altitude catarinenses para a produção de uvas viníferas, o Estado tem reconhecimento nacional e internacional pela qualidade dos vinhos finos que produz. O impulso dado pelas pesquisas e por investimentos pioneiros construiu um segmento econômico promissor em Santa Catarina. As uvas cultivadas com capricho em altitudes acima de 900m e vinificadas nas cantinas de produtores obcecados por qualidade dão origem a vinhos de alto padrão que conquistam os paladares mais exigentes.

FAO defende impulso na agricultura com investimento na mulher

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217319.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em relatório, divulgado ontem (07/03/11), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) diz que o acesso à terra, a financiamentos, educação e tecnologia ainda é maior para homens; mudanças poderiam ainda reduzir número de famintos em até 150 milhões. O documento sugere que mais investimentos em mulheres que trabalham na agricultura, elevariam os níveis de produção do setor em até 4% nos países em desenvolvimento.

Pesquisa comprova lucratividade e benefícios ambientais da soja orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217317.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O produtor rural Valdir Bologhnini não se arrepende de ter reservado uma parte de sua propriedade, em São Pedro do Ivaí (PR), para produzir soja sem adubo químico e sem pesticida. "Convertido" ao cultivo orgânico há 10 anos, Bologhnini contabiliza lucros financeiros e benefícios ao meio ambiente, somando-se às 7.527 propriedades paranaenses que já abriram espaço para este tipo de cultura. A cada ano, desde 2002, elas aumentam em 20% a produção total de orgânicos do Paraná, destinada a um mercado cujo potencial é muito grande.

Um rótulo de qualidade para a Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217325.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Piacentinu Ennese, um queijo de ovelha italiano com sabor a açafrão, tornou-se, em 15 de Fevereiro de 2011, a milésima denominação registada ao abrigo do sistema de qualidade da União Europeia (UE). Este sistema ajuda a proteger e a promover os nomes dos produtos agrícolas e alimentares tradicionais da Europa.

"Quem abre mais pequenos negócios é a mulher", afirma presidente da República

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217324.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A presidente Dilma Rousseff quer ampliar as ações de apoio ao empreendedorismo feminino, com cursos, isenção tributária e microcrédito. "Quem abre mais pequenos negócios é a mulher. Há uma série de atividades em que ela é especialista. A mulher é ótima, por exemplo, na indústria de alimentação e é capaz também de fazer uma quentinha e distribuir. Vamos dar suporte para que isso ocorra, com apoio, curso, isenção tributária e microcrédito", ressaltou a presidente.

Comissões permanentes da Câmara ganham mais autonomia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217323.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, assinou no dia 2 de março de 2011 um ato que concede até R$ 60 mil por ano para cada comissão temática da Casa aplicar no desenvolvimento de atividades legislativas. Serão permitidas despesas com passagens aéreas, hospedagem e alimentação de convidados, organização de eventos e confecção de material de divulgação. No caso da Comissão Mista de Orçamento, a autorização de gastos é de até R$ 120 mil anuais.

Rede Sul Florestal inicia atividades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217322.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os pesquisadores da Rede Sul Florestal deram início às atividades do projeto em reunião que aconteceu no dia 25 de fevereiro de 2011, no Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa). O referido projeto visa a formação de uma rede entre instituições de pesquisa, ensino e extensão e agências ambientais no Sul do Brasil, com o objetivo de otimizar recursos materiais e humanos na compreensão e proposição de estratégias adequadas para a solução de problemas socioambientais relacionados ao uso da floresta no âmbito da agricultura familiar, a partir da problemática do carvão vegetal.

Fundação Bahia e Embrapa promovem a 13ª Passarela da Soja, em São Desidério

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217320.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Um dos mais importantes eventos do calendário do agronegócio soja acontece no dia 12 de março de 2011, em São Desidério, na Bahia. Trata-se da Passarela da Soja, o dia de campo promovido pela Fundação Bahia e Embrapa há 13 anos, e que aguarda mais de mil participantes nesta edição.

Paraná e Embrapa buscam mais parcerias para desenvolver setor florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217318.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, recebeu no dia 4 de março de 2011 o chefe-geral da Embrapa Florestas, com sede em Colombo, Helton Damin da Silva, para discutir estratégias e ações articuladas para o desenvolvimento florestal do Estado. Foi a primeira reunião entre a Secretária da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Embrapa com o objetivo de envolver diversos segmentos para execução da proposta.

Pesquisar este blog