Selecione o dia...

quarta-feira, 9 de março de 2011

Governo prepara plano de erradicação da pobreza com foco nas mulheres

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217333.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No mês de abril de 2011, o governo federal deverá anunciar um plano para erradicação da extrema pobreza. De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, "o plano está sendo construído com políticas públicas especiais voltadas para as mulheres e para as crianças".

Mercado do suco de uva 100% natural cresce e estimula produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217332.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Cada vez mais, o suco de uva 100% natural está caindo no gosto do consumidor. Dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) indicam que a comercialização do produto no Rio Grande do Sul ? que é responsável por cerca de 90% da produção nacional ? alcançou um crescimento recorde de 24,5% em 2010 no Brasil, em relação ao mesmo período de 2009. Foram colocados no mercado 31,8 milhões de litros de suco de uva de janeiro a dezembro do ano passado, contra 25,5 milhões de litros nos 12 meses do ano anterior.

Mundo marca 100 anos do Dia Internacional da Mulher

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217329.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Este 8 de março de 2011 marca os 100 anos da comemoração do Dia Internacional da Mulher. A Organização das Nações Unidas (ONU) está celebrando a data com uma série de eventos em várias sedes pelo mundo. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), homenageia as embaixadoras da Boa Vontade da agência, incluindo a jogadora de futebol Marta Vieira da Silva. Já a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) promoveu, em Paris, um debate sobre a participação de mulheres na mídia.

Registro de software garante bom funcionamento e acesso gratuito

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217326.htm
[ TECNOLOGIA # SOFTWARES ] A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP) registrou, recentemente, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), a propriedade intelectual referente ao software para recomendações de calagem e adubação de pastagens intensivas, o Adubapasto. A proteção deste software foi formalizada para garantir tanto seu bom funcionamento e acesso gratuito, como também para evitar que terceiros o usem com fins lucrativos.

Já estão abertas as inscrições para o 12º Simpósio de Controle Biológico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217335.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] De 18 a 21 de julho de 2011 o Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, receberá o 12º Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol). O tema deste ano será "Mudanças Climáticas e Sustentabilidade: Quebra de Paradigmas". O objetivo deste encontro realizado pelo Instituto Biológico (IB), em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), é debater o uso de agentes de controle biológico de pragas, doenças de plantas, nematoides, plantas daninhas e pragas urbanas.

Política de eliminação da miséria tem que estar centrada na mulher e na criança, diz a presidente Dilma Rousseff

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217334.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "No Brasil, a pobreza tem cara: ela é muito feminina, está ligada às mulheres. Quanto mais pobre a família, maior a chance de que ela seja chefiada por uma mulher", diz a presidente da República, Dilma Rousseff, em nota divulgada ontem (08/03/11), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Preços pagos ao produtor paulista sobem 2,19% em fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217331.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, subiu 2,19% em fevereiro de 2011, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA). O índice de preços dos produtos de origem vegetal aumentou acima desse patamar (2,97%), enquanto o índice de preços dos produtos de origem animal registrou alta de 0,25%.

Embrapa Rondônia estuda melhorias na cadeia de produção do café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217330.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um estudo da Embrapa Rondônia vai descrever a cadeia agroindustrial, desde o fornecimento de insumos, passando pelo setor de produção, a comercialização, o consumo e os aspectos das instituições que atuam na cadeia do café em Rondônia. "A finalidade é levantar informações para subsidiar a elaboração e implementação de políticas públicas para melhorar as condições de funcionamento da cadeia do café no Estado", explica um dos responsáveis pelo projeto Calixto Rosa Neto.

Flores usam pólen contra abelhas gananciosas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217328.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Apesar da coleta do pólen ser uma tarefa muito importante para as abelhas, os pesquisadores suíços desenvolveram uma maneira, através da química, de ajudar as plantas a não perder tanto pólen. Uma equipe de ecologistas da Escola Politécnica de Zurique (ETH) demonstrou pela primeira vez que as abelhas precisam se adaptar fisiologicamente para digerir os diferentes tipos de pólen.

WWF faz 50 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217327.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A organização não-governamental foi criada há meio século na Suíça por um grupo de cientistas preocupados com a devastação da natureza. Entre seus fundadores, o suíço Luc Hoffmann. Aos 88 anos, este patrono da conservação da natureza ainda acredita na necessidade de uma organização, que se tornou uma rede mundial de defesa do meio-ambiente, com representações nos principais países do mundo.

Pesquisar este blog